Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Capitania entrega Medalhas de Amigos da Marinha, ano 2010

 
A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Maranhão e a Sociedade Amigos da Marinha – Soamar, realizou no último dia 05, na Eventos Recepções, a cerimônia de entrega da Medalha “Amigo da Marinha”. O evento foi presidido pelo Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Nelson Ricardo Calmon Bahia, ajudado pelo diretor presidente da Soamar maranhense, o empresário Jorge Afonso Pereira e teve como primeiro ato a execução do Hino Nacional Brasileiro.

A solenidade teve a participação de autoridades civis e militares. Durante a cerimônia, foi realizada leitura de resumo histórico sobre o Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, patrono da Sociedade Amigos da Marinha, que aliais, têm o dia 6 de novembro consagrado a elas. Também foi lida – pela Tenente Roberta que atuou como mestre de cerimônia –  a mensagem do comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Foram agraciados com a Medalha Amigo da Marinha, treze personalidades civis e militares: São eles:

– CEL. AVIADOR RICARDO RODRIGUES RANGEL

  Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA

– CEL. ( QOPM) FRANKLIN PACHECO SILVA,   Comandante Geral da Policia Militar do Maranhão

– CEL. ( QOBM) MARCOS SOUSA PAIVA,   Comandante do Corpo de Bombeiro Militar do maranhão

– TEN. CEL. PEDRO MOREIRA DA SILVA,   Chefe da 2ª Circunscrição do Serviço Militar do Maranhão

– DRA. RENATHA DOMINGUES RIBEIRO LEAL MOREIRA,   Coordenadora do Núcleo de Assessoria Jurídica – NAJ

– SR. LAERCIO GOMES COSTA

  Coordenador do Grupo Tático Aerio – GTA

– SRª. MARIA LUZIA LIMA RAPOSO,   Diretora do Museu Histórico e Artistico do Maranhão

– SR. ELEOTÉRIO NAN SOUZA,   Diretor do BRISAMAR HOTEL

– SR. AUGUSTO CÉSAR RODRIGUES MAGALHÃES.   Port Captain/VALE

– SR. CARLOS CEZAR SCANSSETTE FERNANDES,   Editor da Coluna ” Portos” do Jornal O Estado do Maranhão

– SR. JOÃO BATISTA PINHEIRO ARAÚJO,   Coordenador de Programa e Execução da EMAP

– SR. ORLANDO ANTÔNIO BERTRAND JÚNIOR.   Responsável pela Guarda Portuária

– SR. RUBEN OMAR ROVIRA MUNGAY,   Gerente da SMIT REBRAS em São Luis

Quem agradeceu em nome de todos os homenageados foi a nova Amiga da Marinha Renatha Domingues Ribeiro Leal Moreira, que, se dirigindo ao Capitão dos Portos, agradeceu a “imensa homenagem desta força de grande prestígio nacional que é a Marinha do Brasil”. Logo em seguida, o próprio Comandante da Capitania, falou em nome da Marinha e fez questão de destacar que “os agraciados já eram Amigos da Marinha há muito tempo, apenas a instituição torna isso oficial a partir de agora com a concessão da Medalha e do Diploma entregue a cada um dos agraciados e agraciadas”, afirmou.

Concluindo, a cerimônia, a mestre de cerimônia convidou a todos para um jantar dos mais elegantes, embalados pela música ao vivo de qualidade do grupo Kiko Sancho.  A seguir a íntegra das mensagens do Comandante da Marinha e do presidente da Soamar do Maranhão.

MENSAGEM DO COMANDANTE DA MARINHA

Dia Nacional do Amigo da Marinha – Mensagem às SOAMAR.

Hoje, ao celebrarmos o Dia Nacional do Amigo da Marinha, nossa Instituição se enche de júbilo e satisfação para parabenizar todos os homens e mulheres, pertencentes às Sociedades Amigos da Marinha (SOAMAR), que alocam parte de seu tempo para dedicarem-se, voluntariamente, à inestimável tarefa de auxiliar a fomentar, na sociedade brasileira, uma consciência sobre a importância, para o País, da “Amazônia Azul” e das nossas Bacias Hidrográficas, bem como do papel político, estratégico e econômico desempenhado pela nossa Força.

A ideia de se reunir um grupo de pessoas com esse interesse teve início em 1972, quando foi criada a Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM). Hoje, as SOAMAR espalham-se por diversos pontos do Brasil, contribuindo para a difusão de pensamentos que auxiliam no discernimento sobre a questão marítima para a Nação, principalmente nesse momento em que as riquezas oceânicas estão tomando cada vez mais espaço nas discussões nacionais e internacionais.

O dia 06 de novembro foi eleito para tal celebração por ser a data de nascimento daquele que, por seu empreendedorismo, liderança e visão, contribuiu, decisivamente, para a consolidação e a expansão dessas organizações em nível nacional: o Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha e Patrono das SOAMAR.

Soamarinos e soamarinas! Nós, marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis da Marinha nos unimos para, em reconhecimento pelo belo trabalho desenvolvido, homenageá-los nesta data.

É uma honra tê-los como Amigos!

Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto

MENSAGEM DO DIRETOR PRESIDENTE DA SOAMAR

Exmo. Capitão de Mar e Guerra Nelson Ricardo Calmon Bahia, capitão dos Portos do Maranhão, e Amigos da Marinha 2010.

É com imenso prazer que, mais uma vez, participamos da solenidade de comemoração do Dia Nacional do Amigo da Marinha, justa homenagem ao nascimento do seu PATRONO Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Ministro da Marinha, do governo do presidente João Figueiredo, que visitou São Luis, em 1983,com grande comitiva.

Forte incentivador da Sociedade Amigos da Marinha, que ajudou a criar e proliferar.

Maximiano Fonseca, extraordinária figura humana, nasceu em 06 de novembro de 1919, na cidade de Taboas, ou melhor, no Arraial de São José das taboas, a nordeste do Estado do Rio de Janeiro. Ali estudou até ingressar na Escola naval.

Sua trajetória militar foi palmilhada por expressivas vitórias, recebendo sempre grandes elogios dos seus superiores.

Em nome da SOAMAR MARANHÃO cumprimentamos os novos agraciados com a Medalha Amigo da Marinha, comenda idealizada em 1966, pela Marinha do Brasil, para agraciar personalidades e instituições, que si distinguissem no estreito relacionamento com a, mas antiga das Forças Armadas. Sua outorga pretendia incentivar a criação de Sociedades de Amigos da Marinha uma vez que congregam vários segmentos em torno da história, imagens e tradições fortalecendo, assim a maritimidade em nosso País e incentivando-os a divulgar em seu meio a importância do Poder Naval.

Elas tem se empenhado em propiciar oportunidades que favoreçam o surgimento de saudável clima de interação e de relações interpessoais, fatores valiosos para o desenvolvimento das relações sociais e mais, a disseminação do conhecimento de uma das mais importantes de riqueza e desenvolvimento que o País possui: o MAR, de grande valor para o cidadão, para o País e para a necessidade de sua defesa.

No dizer do Almirante Maximiano o Amigo da Marinha é “a sentinela avançada da marinha com responsabilidade afetuosa e livremente assumida de defendê-la e engrandecê-la”, conforme proferiu em seu discurso de despedida da 1ª Convenção Nacional de Amigos da Marinha, realizada no Rio de Janeiro em 1979. Em suas estatutárias, a SOAMAR congrega AMIGOS, mas o que é ser AMIGO?

Ser Amigo é estar presente, participar, colaborar, ser disponível, companheiro, solidário e não esperar agradecimento ou recompensa.

Prezado Amigo da Marinha, a SOAMAR-MA foi criada em 18 de Junho de 1979, e, ao reiterar nossos cumprimentos convidamos os novos Amigos a integrarem-se às atividades da instituição, associando-se a fim de tornarem-se “SOAMARINOS”.

A sede da SOAMAR-MAR está na histórica Quinta Vitoria – no Jenipapeiro, às margens do Rio Anil, na antiga residência do grande poeta maranhense Sousândrade, onde, de braços abertos aguardaremos os Amigos da Marinha 2010, novos companheiros e futuros parceiros Soamarinos. Não sabemos o que será SOAMAR de amanha, mas temos certeza, será o que fizermos por ela.

Sejam bem vindos. Vamos dar as mãos que o Maranhão nos aguarda.

Muito obrigado

JORGE AFONSO GUAGLIANE PEREIRA

Antes de encerrar, o empresário e soamarino fez questão de agradecer a cada um dos parceiros que contribuíram para a realização e o sucesso da solenidade. “Sem a ajuda de cada uma dessas empresas, não conseguiríamos realizar uma cerimônia de tão alto nível como essa digna da Marinha, do Maranhão, do Brasil e dos homens que fazem a história do porto do Maranhão”, destacou.

EMPRESAS PARCEIRAS

– Alumar

– Consórcio de Rebocadores

– Granel Química

– APEM

– EMAP

– VALE

– Internacional Marítima

– TUG Brasil

– Smit Rebras

– Serv Porto

– Syngamar

– Gupo Zildene Falção

– Petrobras

– Transpetro

 

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notíciaa: 08/11/2010