Além do 18TÂO, teve ainda da participação do 5º Grupo de Escoteiros do Ar Domingos da Silva Borges e Escoteiros do Mar Norberto Pedrosa.
Presente em todas as principais datas cívicas e socioambientais do calendário, o Grupo de Escoteiros 18TÂO não deixou passar a em branco o 16 de setembro, dia em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza. O movimento, que teve a iniciativa das Secretarias de Meio Ambiente do Maranhão, e de São Luís, aconteceu no Parque do Itapiracó, área do Turu/Cohatrac, que tem suas reservas preservadas e serve de ambiente para caminhada, exercício e trilhas para a comunidade, como uma das opções de lazer natural que a ilha oferece.
Além do Grupo de Escoteiros 18TÂO, teve ainda da participação do 5º Grupo de Escoteiros do Ar Domingos da Silva Borges e o Grupo de Escoteiros do Mar Norberto Pedrosa. O Dia Mundial da Limpeza serviu assim para a reunião de dezenas de crianças e jovens em um mutirão de limpeza que resultou na coleta de dezenas de sacos de lixo de toda ordem. Foram recolhidos metais, sacos plásticos, restos de tecidos e carcaças de animais. A programação contou ainda com palestras, jogos, passeios nas trilhas e oficinas ministradas pelos Agentes das Secretarias de Meio Ambiente.
Para o assessor especial do 18TÂO Francisco dos Santos Borges, em membro do Comitê Nacional do Limpa Brasil, a data representa uma oportunidade a mais para que a sociedade dê uma resposta positiva em defesa do nosso planeta. “Estamos aqui juntos com grandes parceiros para realizar o Dia Mundial da Limpeza. Para isso estamos contando com a ajuda dos escoteiros, dos estudantes e representantes das comunidades vizinhas aqui do Itapiracó. Nossa mensagem é que todos se preocupem e tenham a responsabilidade de deixar um mundo um pouquinho melhor para as próximas gerações. O que estamos fazendo aqui, neste dia de sábado tão especial para o meio ambiente é, apenas, o pontapé inicial de uma longa e interminável jornada”, afirmou.
Além da presença dos grupos escoteiros e de alunos de algumas escolas convidadas, o evento teve ainda a colaboração de diversos parceiros, como as empresas Sevimar Engenharia, Orizon e a AVEN. Cada uma contribuindo com uma parcela de ajuda importante para o sucesso do evento. Para o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Pedro Carvalho Chagas, que prestigiou o evento, a participação dos escoteiros representou um marco na data. “Graças a esses jovens e os cuidados manifesto à natureza, recolhemos quase uma tonelada de lixo, uma prova incontestável da necessidade de conscientização das pessoas que usam o Parque do Itapiracó e de sua preservação ambiental”, disse.
ADOTE UM ESCOTEIRO: O Grupo de Escoteiros do Mar 18TÂO trabalha com 90% do seu efetivo de crianças e jovens carentes e para realizar suas atividades criou o projeto “Adote Um Escoteiro”. A Presidente explica que o objetivo de cooptar esses padrinhos e madrinhas é garantir recursos para compra de fardamentos e participação dos seus afilhados no dia a dia do Grupo. “Quero agradecer as madrinhas Fabiane Valéria Almeida Nunes, Justina Almeida Nunes, Rosilda Silva e aos padrinhos Benedito Vasconcelos e Denielson Miguel Viana por terem dito sim a este projeto tão necessário para as atividades dos 18TÂO’, concluiu Telma Maria Aniquites Nunes. Para saber mais sobre “somo adotar um escoteiro você pode entrar em contato pelo e-mail telma.aniquites@gmail.com e/ou pelo celular 989 9130 2024.
FOTOS DAS ATIVIDADES DO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA NO PARQUE ITAPIRACÓ