MAC domina o Santa Cruz, mas vacila e perde de 1×0 o primeiro duelo em casa
O Maranhão Atlético Clube deixou escapar a oportunidade de sair em vantagem no primeiro jogo das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro, ao ser derrotado pelo Santa Cruz por 1 a 0 na tarde deste domingo (14), no Estádio Castelão. De nada adiantou o domínio atleticano na maior parte do jogo, pois num lance de cobrança de falta no segundo tempo, a defesa cochilou e o atacante Renato fez um golaço que ocasionou a vitória do clube pernambucano.
No próximo sábado, às 19h30, na Arena Pernambuco, os dois clubes voltam a se enfrentar, desta vez, em Recife e o Tricolor do Arruda jogará por um empate para ser finalista. Ao MAC, só a vitória interessa. Se for por um gol, levara para os pênaltis. Se for com diferença de 2 gols, classifica direto. Quem passa a final deverá enfrentar o Barra de Santa Catarina, e /ou a Inter de Limeira. Na primeira partida entre os dois, o time catarinense vence por 2×0.
MAC vence a batalha em Arapiraca, sobe para a Série C do Brasileiro e vai enfrentar o Santa Cruz na disputa de título de campeão
Time do técnico Marcinho Guereiro nem tomou conhecimento do ASA e venceu o jogo por 3 a 0. Na primeira partida, no Castelão, ganhou de 1×0. Na foto Ryan, autor dos dois gols que garantiram a vitória do “Macão Machão da Ilha”.
Fazendo valer sua fama de Demolidor de Cartazes, o Maranhão Atlético Clube derrotou o ASA-AL na casa do adversário, por 3 a 0, avançou às semifinais da Série D do Brasileiro e conseguiu o acesso para a terceira divisão nacional do próximo ano. Foi a vitória do time que teve melhor desempenho e poderia até ter vencido por um placar mais dilatado. A equipe alagoana, apesar de apoiada por sua torcida, que lotou o Estádio Coaracy Fonseca na tarde deste sábado (06/09), parou no melhor futebol praticado pelo representante maranhense. Os destaques principais do Quadricolor foram o meia Vagalume e o atacante Ryan, autor de dois dos três gols do time maranhense.
O primeiro tempo foi movimentado. O ASA começou mais ofensivo, pressionando pelo lado direito e criando boas chances em escanteios ensaiados, que exigiram grandes defesas do goleiro Jean. Mas o MAC soube responder: aos 12 minutos, Vagalume encontrou Ryan, que abriu o placar para os maranhenses, após um drible que deixou o zagueiro Zulu estendido no chão. A pressão continuou, e aos 28 minutos o time atleticano ampliou para 2 a 0, após uma cobrança de falta por Radija e cabeceio do zagueiro Keven. O ASA ainda teve a chance de reagir, após pênalti sofrido por Tiago Alagoano, mas Tiago Viçosa bateu e Jean brilhou novamente ao defender a cobrança.
Ainda na primeira etapa o MAC teve a chance de fazer o terceiro gol, quando Rafael foi derrubado na área pelo zagueiro Zulu. O goleiro alagoano também apareceu, defendendo a cobrança feita por Clessione. Na volta do intervalo, o MAC entrou em campo confiante e reforçou a defesa, controlando a partida diante das investidas do ASA. O time da casa tentou mudar o cenário com substituições ofensivas, mas esbarrou na boa marcação maranhense. Aos 26 minutos, a parceria entre Vagalume e Ryan voltou a funcionar, resultando no terceiro gol do MAC e decretando o domínio absoluto da equipe. Com vantagem no agregado de 4 a 0, o Maranhão Atlético administrou o placar até o apito final, enquanto parte da torcida alagoana deixava o estádio.
A última vaga do acesso foi conquistada pelo Santa Cruz de Recife que ganhou a primeira partida contra o América de Natal, em casa, de 1×0 e, no jogo da volta, empatou em 1×1. Agora os quatro classificados vão disputar o título da Série D 205 em um quadrangular com jogos de ida e volta. Os confrontos já estão definidos. O Maranhão Atlético Clube vai enfrentar o Santa Cruz, enquanto o Barra de Santa Catarina jogará com a Inter de Limeira. Os vencedores decidirão o título.
VEJA TODOS OS TIMES QUE INICIARAM A SÉRIE D 2025
O Retrô é campeão da Série D de 2024
Clubes rebaixados no estadual, de volta à Série D, brigando pela Série A e até suspenso; o futuro reservou destinos distintos para cada uma dos 14 times que já levantaram a Quarta Divisão Com a vitória sobre o Anápolis no domingo (29/9), na Arena de Pernambuco, o Retrô se tornou o 15º clube diferente a conquistar a Série D em 16 edições realizadas até agora, desde 2009. A competição de 2024 teve quatro vencedores que subiram e estão classificados para disputarem a Série C em 2025. Anápolis, Maringá, Retrô e Itabaiana. O vice-campeonato ficou com o Anápolis, Veja a seguir a lista de todos os campeões, até agora;
LISTA DO CAMPEÕES DA SÉRIE D
São Raimundo-PA (campeão em 2009)
Guarany de Sobral (campeão em 2010)
Tupi-MG (campeão em 2011)
Sampaio Corrêa-MA (campeão em 2012)
Botafogo-PB (campeão em 2013)
Tombense-MG (campeão em 2014)
Botafogo-SP (campeão em 2015)
Volta Redonda-RJ (campeão em 2016)
Operário-PR (campeão em 2017)
Ferroviário-CE (campeão em 2018)
Brusque-SC (campeão em 2019)
Mirassol-SP (campeão em 2020)
Aparecidense-GO (campeã em 2021)
América-RN (campeão em 2022)
Ferroviário-CE (campeão 2023)
Ferroviário é o campeão da Série D de 2023De maneira invicta, o Ferroviário cearense, venceu a Ferroviária-SP na final da competição. Na primeira partida os dois times empataram de 1×1 e na última, no Presidente Vargas, o Ferroviário vence pelo placar de 2×1. Além de Ferroviário e Ferroviária, subiram para a Série C o Caxias do Sul-RS e o Atletic Club-MG.
América de Natal é o campeão da Série D de 2022Mesmo perdendo a partida de volta por 1×0 para o time da casa, o Pouso Alegre, o América de Natal conquistou o título de CAMPEÃO DA SÉRIE D ANO 2022. Na primeira partida o time americano venceu o Pouso Alegre de 2×0 e levou o título no saldo de gols.