Na galeria um retrato em cromos e fotografias dos principais portos e terminais que fazem a grande rede de cabotagem do Brasil, sendo os principais responsáveis pela cadeia produtiva dos produtos brasileiros tanto no mercado nacional quanto internacional. Antes, porém, listamos os 10 maiores portos do mundo, Nenhum porto brasileiro entra nessa lista. Nosso melhor representante, o porto de Santos, ocupa a 45ª posição no ranking mundial.
1) Porto de Xangai, na China
Encabeçando nossa lista está o porto de Xangai, na China. É conhecido por ser um porto de terminais marítimos, águas profundas e fluviais. Nele, há o encontro do mar da China Oriental, a baía de Hangzhou e os rios Yangtze e Huangpu. O porto é responsável por 17% do tráfego de contêiner e 27% das exportações do país. O porto movimentou 43 milhões de TEUs em 2020, um aumento de 0,5% com relação ao ano anterior, segundo o ranking One Hundred Ports. Construído a mais de 180 anos, passou a ser o primeiro lugar da lista em 2010, superando o Porto de Cingapura. Em 2022, com a volta dos casos de Covid-19, o porto ficou sem operar por mais de um mês, criando um congestionamento sem precedentes.
2) Porto de Singapura, em Singapura
O Porto de Singapura já foi considerado o maior do mundo, mas atualmente figura na segunda posição. Desempenha papel crucial por ser responsável pelo transporte de 50% do fornecimento total de petróleo bruto, além de movimentar um quinto do número total de contêineres. Movimentou mais de 37 milhões de TEUs em 2020, segundo o ranking One Hundred Ports, uma diminuição de 0,9% com relação a 2019. Também sofreu com o congestionamento dos portos em decorrência da Covi-19.
3) Porto de Ningbo-Zhoushan, na China
Em terceiro lugar na lista, aparece o porto Ningbo-Zhoushan, na China. Trata-se de um porto fruto de uma colaboração entre as duas cidades, ao sul da baía de Hangzhou. Também foi um dos portos que fecharam na pandemia, em julho de 2022, causando congestionamento e problemas logísticos. Em 2020, foi responsável por movimentar mais de 28 milhões de TEUs, de acordo com o ranking One Hundred Ports, um crescimento de 4,3% com relação ao ano anterior.
4) Porto de Shenzhen, na China
O quarto colocado é mais um representante chinês: o porto de Shenzhen. É conhecido por ser um conjunto de portos ao longo da costa de Shenzhen em Guangdong. Em 2020, movimentou cerca de 26 milhões de TEUs, representando um aumento de 3% com relação ao ano anterior.
5) Porto de Guangzhou, na China
Já na quinta posição encontra-se o porto de Guangzhou, na cidade de mesmo nome, localizada na província de Guangdong, na China. Atinge mais de 300 portos em 80 países do mundo, representando extenso comércio marítimo. No ano de 2020 foi responsável pela movimentação de 23,5 milhões de TEUs, com crescimento de 1,2%.
6) Porto de Qingdao, na China
No último ranking One Hundred Ports de 2021, o porto de Qingdao, na China, ultrapassou o porto de Busan como sexto colocado entre os maiores portos do mundo. Com crescimento de 4,8%, o porto chinês atingiu a marca de 22 milhões de TEUs movimentados, superando o concorrente sul-coreano. Em 2019, o porto registrou o maior aumento entre os 10 maiores portos do mundo.
7) Porto de Busan, na Coréia do Sul
Segundo porto fora da China no top 10, o porto de Busan fica na Coréia do Sul. É localizado no rio Naktong e é conhecido por ser o porto de ligação entre o oceano pacífico e a Eurásia. O porto perdeu uma posição no ranking após fechar o ano com queda de 0,8% no volume movimentado. Fechando o ano com 21,8 milhões de TEUs movimentados, ele não resistiu ao crescimento constante do Porto de Qingdao.
8) Porto de Tianjin, na China
Outra modificação no ranking de 2021 é a subida do porto chinês de Tianjin — da nona para a oitava posição. Dentre os maiores portos do mundo é o que mais registrou crescimento em 2020, totalizando 6,3% de aumento e 18,3 milhões de TEUs movimentados no período. Próximo à cidade de Pequim, o porto é responsável pela conexão da capital chinesa com os demais países.
9) Porto de Hong Kong, na China
Mais um representante do gigante asiático, o porto de Hong Kong é um dos que registraram queda de movimentações em 2020. Foi um declínio de 2,2% — seguindo a tendência dos anos anteriores — e o suficiente para decair uma posição no ranking One Hundred Ports. O porto totalizou pouco menos de 18 milhões de TEUs movimentados no período. É conhecido pelo comércio de produtos manufaturados.
10) Porto de Roterdã, na Holanda
O maior porto da Europa ocupa a décima posição no ranking de portos. Essa posição pode estar ameaçada, já que é um dos portos que vem apresentando queda de movimentações. 2020 foi um ano especialmente difícil, com 3,1% negativos. Ainda assim, o porto movimentou 14,3 milhões de TEUs. Mesmo com a queda, o porto permanece no top 10 porque o 11º colocado, Porto de Dubai, registrou negativa ainda maior, de 4,4%.
CONFIRA NA GALERIA OS PRINCIPAIS PORTOS E TERMINAIS DO BRASIL