A solenidade cívico-militar foi presidida pelo Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, o Capitão de Mar e Guerra Ademar Augusto Simões Júnior
Em mais uma cerimônia de entrega de Amigos da Marinha patrocinada pela Capitania dos Portos do Maranhão e a Sociedade de Amigos da Marinha – Soamar-MA, o Comandante da CPMA, Capitão de Mar e Guerra Ademar Augusto Simões Júnior presidiu o evento, tendo ao seu lado o presidente e o vice-presidente da Soamar Maranhão, Sílvio Aguiar e Luiz Inácio, respectivamente. Prestigiaram o evento autoridades civis e militares, representantes das empresas portuárias, presidentes de sindicatos da categoria portuária, como o Syngamar, por exemplo, comandante do Centro de lançamento de Alcântara, grupo de escoteiros do mar 18tão e familiares dos agraciados e dos marinheiros condecorados e promovidos.
A cerimônia cívico-militar, que mais uma vez aconteceu na sede campestre da CPMA, no Jenipapeiro, no último dia 12/12, teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, e, logo em seguida, a exibição de um vídeo institucional produzido pela Marinha do Brasil, em homenagem ao Dia do Marinheiro, celebrado em todo o país no dia 13 de dezembro, com o título de “Ser Marinheiro, tem Valor”,
Na primeira leitura da noite, feita pela Sargento Ana, Mestre de Cerimônia, foi a Ordem do Dia assinada pelo almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, alusiva ao Dia do Marinheiro. Em sua mensagem, ele elencou as ´inúmeras conquistas da Força em benefício do Brasil e da soberania nacional, e, encerrou dizendo: “Auguro aos marinheiros que preservem o fogo e a inexorável disposição que sublinham os homens do ma. Em cada um de vós reside a têmpera que converte meios em poder combatente, asseverando a instituição perenidade, credibilidade e contundência na missão constitucional, com os mares que vierem, Marinheiros, rumo ao MAR! Tudo pela Pátria e pela invicta Marinha de Tamandaré”, completou o Almirante Marcos Sampaio Olsen, Comandante da Marinha.
Em seguida, em sua mensagem também aos marinheiros, o Ministro de Estado da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, lembrou que a corporação vive um momento de crescimento operacional e estratégicos e, também, afirmou que “cabe destacar ainda as contribuições nos campos científicos e tecnológico por meio do Programa Antártica e na modernização da Força, que são essenciais para a defesa da Pátria”, afirmou. O Ministro também destacou o esforço da Marinha em qualificar mão de obra nacional em todos os níveis do conhecimento. “Ainda este mês testemunhamos a formatura da primeira turma de Marinheiro na Escola de Aprendizes no estado de Pernambuco e, muito em breve, teremos igual cerimônia da quarta turma mista de soldados Fuzileiros Navais no CIANPA”. E completou: “Congratulo a Marinha pela integração e compromisso ao garantir a sustentação do nosso poder naval por meio da capacitação de novos recursos humanos”.
A cerimônia prosseguiu com a aposição da Medalha do Mérito Acanto concedida ao 3º Sargento Vladimir Von Felix Amorim como reconhecimento pela exemplar dedicação a sua profissão, e invulgar interesse no aprimoramento de seus misteres na área de sua intendência. Outro destaque da noite foi a promoção do terceiro sargento Carlos Eduardo Nascimento Carvalho, para segundo sargento. Nos dois casos – outorga de medalha e troca de divisas – a entrega foi feita pelo Capitão dos Portos Ademar Augusto Simões Júnior.
Como acontece todos os anos dentro do projeto de levar a Marinha às escolas e a sociedade civil em geral, dentro de um projeto maior chamado “Cisne Branco”, foi realizado o concurso de redação entre os estudantes. A operação Cisne Branco é uma atividade destinada a despertar na comunidade escolar a mentalidade marítima e o interesse pelos assuntos relacionados a Marinha e as lides do mar, onde se destacaram alunos em dois níveis de ensino na capital maranhense.

ENSINO FUNDAMENTAL
Tema da Redação: Amazônia azul, o Tesouro Escondido no Mar.
1ª lugar: Isabela Santos Araújo da Silva, da Escola Upaon Açu;
2ª lugar: Laura Rocha Ribeiro, da Escola Upaon Açu;
3ª lugar: João Pedro de Jesus Pestana de Oliveira, da Escola Upaon Açu.
ENSINO MÉDIO
Tema da Redação: O Brasil é inviável sem o mar. Os impactos da economia azul na Vida dos Brasileiros.
1ª lugar: Giovana Fook dos Santos Jacintho, da Escola Upaon Açu;
2ª lugar: Marina Rodrigues Correia, da Escola Upaon Açu;
3ª lugar: Raylla Victória Almeida Silva, da Escola Iema Pleno Rio Anil.
Premiação: Todos os terceiros colocados receberam diploma e medalha de bronze. Aos segundos, diploma e medalha de prata e, aos campeões, além do diploma e da medalha de ouro, foi entregue um “presente cortesia” oferecido e doado pela empresa GMS.

O pronto máximo da solenidade foi a entrega de Medalhas e Diplomas de Amigo da Marinha, honraria concedida pela Marinha através do IV Distrito naval, do qual a Capitânia dos Portos do Maranhão é subordinada. O Capitão dos Portos, CMG Simões, convidou presidente e vice da Soamar para a imposição das medalhas. Foram agraciadas as seguintes autoridades e personalidades:
*** Maria da Graça Peres Soares Amorim;
*** João Carlos Duque;
*** Silvana Sampaio Gonçalo;
*** Paulo Aurélio Cardoso Silva;
*** Marcus Vinícius Vale Lima;
*** Adauto José Aguiar Serpa;
*** Priscila Conceição Araújo;
*** Daniela Christyne Costa Corrêa;
*** Raul Lamarca Fontes Braba Portela e Silva;
*** José Carlos de Sousa Júnior;
*** Eguinaldo Lúcio Marchioro;
*** Felipe Constantino da Silva Andrade;
*** Raquel Dourado de Oliveira Mudad.

Ao fim da premiação, a condecorada, e agora Amiga da Marinha, Daniela Christyne Costa Corrêa; falou em nomes dos demais agraciados e expressou o sentimento comum, ao afirmar que “É com grande honra que tomo a palavra, em nome de todos os agraciados, para expressar nossa profunda gratidão pela Medalha de Amigo da Marinha. Receber esta distinção é motivo de alegria, mas também de responsabilidade, pois simboliza a confiança que a Marinha deposita em cada um de nós e o reconhecimento do vínculo que construímos ao longo de nossas trajetórias”, agradeceu.
Ao se dirigir aos novos condecorados, o presidente da Soamar do Maranhão, Sílvio Lúcio Aguiar, fez um breve resumo das atividades da sua instituição, que tem 46 anos de existência, e lembrou da importância da entidade como link civil que une a Marinha aos diversos segmentos da sociedade civil. “Vocês agora são Amigos da marinha, mas podem ir mais longe ainda. Se tornem soamarinos e nos ajudem a levar adiante essa missão de divulgar a Marinha, o Brasil e as coisas do mar. Somos o braço civil da Marinha do Brasil, e juntos, somos mais fortes” afirmou.


Coube ao comandante da CPMA, o Capitão de Mar e Guerra Ademar Augusto Simões Júnior, fazer o discurso final da noite que, ele dividiu em cinco itens: Dia do Marinheiro; Promoção de Militar; Condecoração da Medalha Mérito Canto; Premiação dos alunos das escolas Upaon Açu e Iema inscritos na Operação Cisne Branco que tiveram as melhores redações e, por último, a outorga da Medalha e do Diploma aos novos Amigos da Marinha.
Ele discorreu sobre cada item e agradeceu de maneira contundente a participação de todos os presentes, em especial a sua corporação que com ele dividiu todos os momentos e o acolheu de forma calorosa quando da sua chegada a CPMA, e ao Maranhão, para exercer o comando de uma instituição da maior importância para o desenvolvimento do Maranhão, não só pelas suas riquezas naturais, mas, também, pela grandeza dos seu complexo portuário. Parabenizou a cada um dos novos Amigos da Marinha, lembrando que a instituição precisa de pessoas, assim dedicadas, para estreitar os laços que a ligam aos segmentos civis, as demais instituições e a sociedade em geral. “O Maranhão, assim como Brasil, é um estado vocacionado para o mar”, resumiu.
Troca de comando: Ao contrário das mudanças de comandantes da Capitania dos Portos do Maranhão, que normalmente ocorre em janeiro, desta vez, com o Comandante Simões, será diferente. Ele deverá permanecer Capitão dos Portos até a metade do próximo ano. Segundo consta na Lista de Intenção de Nomeações do Gabinete do Comandante da Marinha, a assunção do seu sucessor, o atual Capitão de Fragata Vicente de Paula Ferreira Silva (será promovido a Capitão de Mar e Guerra ainda neste mês de dezembro de 2025), já está pré-definida para o mês de julho de 2026.
Confira a cobertura fotográfica do evento:





















