Numa promoção conjunta entre a Federação das Indústrias do Maranhão – Fiema; a Universidade Ceuma e o Conselho Maranhão Export, foi realizado. em São Luís, no último dia 27 de novembro, a 4ª Edição do Fórum Logística e Descarbonização dos Transporte. O evento, aconteceu no auditória da própria universidade Ceuma e foi desmembrado em dois momentos. O primeiro, no período da manhã, chamado de Painel Logística, teve como moderador Urubatan Tupinambá Filho.

Este bloco – que teve como tema “Onde estamos e onde queremos chegar” – contou com seis representantes das principais empresas portuárias, ou não, que atuam no Complexo Portuário do Maranhão: Carlos Alberto Frisoli (Diretor da Emap); Jair Silva (Port Captain Alcoa); Paulo Freire (Diretor da Vale); Márcio Regis (Diretor Grupo Mateus); Luizs Henrique Baldez (Presidente da ANUT); e Aluísio Sobreira (Diretor do Merco Shipping).
O segundo momento, realizado no período da tarde, intitulado “Painel Descarbonização dos Transportes”, teve como moderador Hibernam Marinho e os seguintes participantes: Patrícia Lascoque (Diretora Suzano); Raquel Lannes (Conselho Brasil Export); Tiago Lira de Faro(Diretor Geplan); Fabricio Brito (Professor do Ceuma e diretor do SEDEPE); e Carlos Augusto Cordovil (Diretor Bunker One).
Em sua participação, o Diretor da Banker One, Carlos Cordovil, mostrou em gráficos e estatísticas, o trabalho que a sua empresa vem realizando, com destaque para os testes de adição de biodiesel em diesel marítimo, assim como testes de biodiesel em rebocador, uma iniciativa pioneira da Bunker no Brasil. “Por meio dos testes já realizados, buscamos demonstrar que o B& – composto por 93% de dieses marítimo e 7% de biodiesel não requer a adaptação do motos ou acarreta uma perda de eficiência e segurança das operações marítimas. Além disso, completa o Carlos Cordovil, o combustível resultante dessa mistura é mais sustentável que a alternativa fóssil”. Veja os slides no final do texto.
Participação da Fiema – Representada pelo seu diretor e presidente do e presidente do Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanálcool), Milton Campelo. A 4ª edição do Fórum promove o diálogo sobre inovação, sustentabilidade e futuro dos transportes, reunindo representantes de diversos setores para discutir estratégias alinhadas à modernização logística e redução das emissões de carbono nos transportes.

Milton Campelo destacou a participação da FIEMA e do Sindicanálcool no Fórum, enfatizando o protagonismo das instituições nesse debate. Além disso, mencionou sobre as metas futuras em relação ao uso de combustíveis renováveis na matriz de transportes. “Estamos atuando firmemente na descarbonização dos transportes. Primeiro, nos transportes terrestres, área na qual o Brasil já tem uma frota de cerca de 40 milhões de carros flex, que usam gasolina e etanol. A partir de 2027, teremos combustíveis renováveis na aviação. Estamos avançando também no transporte marítimo, que hoje contribui com cerca de 3% na emissão de gases do efeito estufa. Tudo isso vai ser fundamental para atingir metas que apontam para um futuro sustentável”, ressaltou.
















