Hoje é quarta-feira, 2 de dezembro de 2025. Dia Internacional da Pessoa com Deficiência; Dia Internacional do Deficiente Físico; Dia de São Francisco Xavier; Dia do Delegado de Polícia e Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria Example Text
Hoje é quarta-feira, 2 de dezembro de 2025. Dia Internacional da Pessoa com Deficiência; Dia Internacional do Deficiente Físico; Dia de São Francisco Xavier; Dia do Delegado de Polícia e Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria Example Text
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

dezembro 2025
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Bombeiros realizam mais de 30 mil procedimentos de segurança

De janeiro e julho deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizou mais de 33 mil procedimentos técnicos voltados à segurança contra incêndios em edificações. O trabalho inclui emissão de documentos, vistorias e perícias, com foco na prevenção, combate e aplicação de medidas cabíveis. Para potencializar este trabalho, a corporação promove o curso Nivelamento Técnico de Análise de Processo e Vistoria de Edificações. A formação tem como objetivo padronizar procedimentos, atualizar conhecimentos e aprimorar o trabalho dos profissionais.

O curso é promovido pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), focado nos procedimentos para emissão do Termo de Autorização para Adequação do Corpo de Bombeiros (TAACBM). Este documento confirma que uma edificação ou área de risco está em conformidade com o Regulamento de Segurança Contra Incêndio. A formação vai garantir que os profissionais estejam melhor preparados para analisar projetos, vistoriar edificações e emitir as documentações necessárias.

“Nosso objetivo é alinhar o conhecimento dos profissionais para que todas as etapas de vistoria e análise de processos estejam em conformidade com as normas técnicas vigentes”, informa o diretor da DAT, tenente-coronel Wellington Soares, que coordena o curso. O conteúdo do treinamento abrange análise de documentação, avaliação de projetos, vistorias técnicas in loco e o estudo aprofundado das Instruções Técnicas (ITs) que regem a segurança contra incêndios. A capacitação vai proporcionar aos técnicos uma atuação mais precisa e eficaz, assegurando a integridade das edificações e a proteção dos ocupantes.

Perícias e vistorias – O trabalho da corporação reflete nos números e na abrangência das ações. Nestes primeiros sete meses, foram emitidos 10.691 Alvarás de Licença (CA), 1.024 Licenças Temporárias para Eventos (CAET) e 615 Certificados de Aprovação de Projetos (CAP). Fevereiro foi o período de maior demanda, com 1.880 emissões, entre alvarás e laudos.

No âmbito da fiscalização e controle, o Corpo de Bombeiros realizou 3.484 vistorias técnicas e emitiu 10.691 Laudos de Exigência de Vistoria Técnica Operacional. Além disso, 34 despachos de CAP foram expedidos, comprovando o critério na liberação de projetos. “Essa atuação intensa garante que as edificações estejam realmente preparadas para situações de emergência”, explicou o diretor da DAT, tenente-coronel Wellington Soares.

Outro ponto de destaque no período foi o registro de 5.004 novos cadastros de edificações. Esse número mostra a procura pela regularização de imóveis, uma etapa importante para a análise técnica e posterior emissão de autorizações. Os credenciamentos também foram expressivos, com 1.510 registros de pessoas físicas e 72 de pessoas jurídicas.

As perícias de incêndio somaram 26 ocorrências entre janeiro e julho, mantendo uma média estável. Já a emissão de licenças temporárias teve crescimento notável em junho e julho, acompanhando o aumento de eventos públicos e privados. “O Corpo de Bombeiros acompanha o cenário e atua na resposta técnica, com segurança e agilidade”, concluiu o diretor da DAT, Wellington Soares.

Com a formação técnica permanente e os dados expressivos das ações desenvolvidas, o Corpo de Bombeiros mostra seu comprometimento com a segurança da população, atuando de forma preventiva, técnica e estratégica em todas as etapas que envolvem edificações e combates a incêndios em áreas de risco.

 

FONTE
Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP