Durante o período de férias escolares de julho, a VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, promove uma série de campanhas educativas em trechos do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), no Maranhão. Ao todo, serão pelo menos 14 mobilizações em municípios como Açailândia, São Francisco do Brejão, Imperatriz, Davinópolis, Governador Edson Lobão, Porto Franco, Estreito e Ribamar Fiquene. As ações ocorrem não apenas em passagens de nível, mas também em escolas, associações comunitárias e espaços públicos, muitas vezes em parceria com entidades locais.
“Com o aumento da circulação de pessoas durante as férias escolares, a VLI reforça seu compromisso com a segurança das comunidades do entorno da ferrovia. O objetivo é promover uma convivência segura e responsável com a linha férrea, por meio de informação e conscientização”, declara a analista de Relacionamento com Comunidades da VLI, Francília Cutrim.
Um exemplo das iniciativas realizadas foi a campanha educativa no último dia 16, em Ribamar Fiquene. A localidade costuma receber grande fluxo de pessoas em direção à Praia de Sumaúma, com aumento no volume de veículos nesse período. A ação, conduzida pela equipe de Proteção ao Negócio da VLI, abordou cerca de 60 pessoas, com distribuição de materiais informativos como panfletos, “lixocars” e aromatizantes com a mensagem “A vida não é um teste”.
Entre as orientações repassadas ao público estão práticas simples, mas fundamentais: sempre parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; manter os vidros do carro abertos e o som desligado para ouvir eventuais sinais do trem; nunca caminhar sobre os trilhos; manter distância segura de composições ferroviárias (trens), sobretudo quando estiverem em movimento; respeitar toda a sinalização instalada nos cruzamentos; além de lembrar que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre do trem.
Campanha educativa no último dia 16, no município maranhense de Ribamar Fiquene
A VLI no Maranhão – A VLI opera no Maranhão por meio do Corredor Norte, que atende toda a região do Matopiba por meio de sua estrutura, composta pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás – por onde composições da VLI transitam por direito de passagem – o Terminal Portuário São Luís e terminais integradores nos estados do Maranhão e do Tocantins, onde a carga passa do modal rodoviário para o ferroviário. Também no Maranhão, a VLI possui uma oficina ferroviária localizada em Imperatriz, responsável por manter vagões e locomotivas em condições para o transporte seguro e sustentável de cargas como soja, milho, combustíveis, celulose e ferro gusa.
FONTE
Wcomunicacao