A solenidade cívico-militar foi presidida pelo Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, o Capitão de Mar e Guerra Alessandro Domingos Gurski.
Em mais uma cerimônia de entrega de Amigos da Marinha patrocinada pela Capitania dos Portos do Maranhão e a Sociedade de Amigos da Marinha – Soamar-MA, o Comandante da CPMA, Capitão de Mar e Guerra Alessandro Domingos Gurski, cumprimentou e agradeceu a cada um dos convidados e agraciados presentes. A cerimônia foi aberta com a leitura pela Vogal, Tenente Fonteles, do texto referência ao Dia do Amigo da Marinha. “No dia 6 de novembro, comemoramos o Dia Nacional do Amigo da Marinha, data em que homenageamos esses amigos que, voluntariamente, se dedicam a divulgar as atividades da Força e a ampliar a percepção da mentalidade marítima na sociedade. “Esta cerimônia tem como proposito realizar a imposição da Medalha Amigo da Marinha para personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras forças, bem cono instituições que tenham contribuído para fortalecer o relacionamento da MB com a sociedade civil.
O evento, realizado na sede social da Sociedade Amigos da Marinha do Maranhão – Soamar, no bairro Jenipapeiro, em São Luís, começou com execução do Hino Nacional Brasileiro e, logo em seguida, a imposição da Medalha e entrega do Diploma aos 12 agraciados pelo Comando do IV Distrito Naval. Pela ordem, foram promovidos 12 novos Amigos da Marinha, dos quais, apenas 9 se fizeram presentes:
– Clóvis Martins de Souza;
– Maurel Mamede Selares;
– Luiz Roberto Pereira do Lago;
– Pitágoras Mendes Nunes;
– Ernani Rêgo Murad;
– Ícaro Thiago Silva Ferreira;
– Débora de Castro e Lima Baesse;
– Hibernon Marinho Alves de Andrade Filho;
– Maria Valdina de Lima Borges;
– Jud Rockson Pereira Silva;
– Giovani Ambrósio de Sousa;
O primeiro a usar da palavra foi o agora Amigo da Marinha Hibernon Marinho Alves de Andrade Filho. Em nome dos demais agraciados, mostrou o sentido de gratidão por tão grande honraria, destacando a importância da Soamar e dos seus membros na integração entre Marinha e sociedade. “Estaremos sempre em busca do engrandecimento do potencial marítimo. A dedicação civil, aliado aos bons propósitos, permite a todos a singrar os grandes mares e enfrentamento de seus constantes desafios”.
Ao se dirigir aos novos condecorados, o presidente da Soamar do Maranhão, Sílvio Lúcio Aguiar, fez um breve resumo das atividades soamarinas e lembrou da recente convenção nacional da categoria, realizada em Recife, quando o até então presidente Orson Antônio Feres Moraes Rêgo passou o cargo para o novo presidente da Soamar Brasil, Jorge Eduardo Pessoa Aragão. Na mesma oportunidade, foi eleito o Presidente da Soamar do Distrito Federal, Antônio Carlos Martins, como vice-presidente. Ele também fez questão de lembrar que uma das pautas da Convenção Nacional foi a necessidade de um processo de “jovialização” de todas as Soamares. E acrescentou: “Viver a Marinha é um compromisso de todo soamarino e espero que agora, com estes novos Amigos, possamos alavancar os projetos de fazer mais e cada vez mais para estreitar a Marinha e a sociedade Civil”. Ele também agradeceu aos presentes e a Emap, na pessoa da professora Débora de Castro e Lima Baesse, uma das agraciadas.
O Comandante da CPMA, Capitão de Mar e Guerra Alessandro Domingos Gurski, anfitrião da noite, agradeceu a cada um dos presentes, em especial aos agraciados a quem chamou de Amigos, e da sua satisfação por presidir uma cerimônia na sede de uma Soamar de referência nacional, como uma das maiores e de melhor estrutura do Brasil. Citou o Museu Naval, e chamou a responsabilidade de cada Amigo da Marinha a se tornar um parceiro ainda mais efetivo às causas do mar. “As atividades das Soamares, em especial a do Maranhão, representam um elo importante para a nossa Marinha, pois permite um link com a sociedade de tudo que a mesma representa e faz pela sociedade e pelo Brasil”, afirmou o Capitão dos Portos do Maranhão.
Confira a cobertura fotográfica do evento: