O Soamarino da Soamar Recife, Jorge Eduardo Pessoa de Aragão, recebeu a “Cana do Leme” das mãos de Orson Antônio Feres Moraes Rêgo.
A Sociedade Amigos do Brasil realizou no último dia 15/11, no Auditório da Escola de Marinheiros do Estado de Pernambuco, a sua XXIV Convenção Nacional e Assembleia Geral Extraordinária com os seguintes objetivos: eleição do vice-presidente para o período de 2024/206, a posse dos novos membros do seu Conselho Consultivo e, por último, a passagem da “Cana do Leme” do então presidente Orson Antônio Feres Moraes Rêgo para o agora novo presidente Jorge Eduardo Pessoa Aragão. A cerimônia cívico-militar aconteceu sob o comando do Almirante de Esquadra Claudio Henrique MELLO de Almeida que, na oportunidade, representou o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio OLSEN, Comandante da Marinha do Brasil.
Foi eleito para o cargo de vice-presidente da Soamar Brasil o senhor Antônio Carlos Martins, atual presidente da Soamar do Distrito Federal. Os novos membros do Conselho Consultivo empossados são os ex-presidentes da Soamae Brasil Joanilson de Paula Rêgo, Antônio Alberto Coutinho, Vilmar Rivoire, Luiz Mariano Rebelo, Meton César de Vasconcelos, César Amorim Krieger e Orson Antônio Feres Moraes Rêgo.
Prestigiaram a solenidade as seguintes autoridades: Almirante de Esquadra Mello (Comandante de Operações Navais), no ato, representando o Comandante da Marinha. Almirante de Esquadra Alipio Jorge, Vice-Almirante André Ferreira(Chefe De Gabinete Do Comandante Da Marinha); Vice-Almirante Reis Leite (Comandante do 3ºDN), Contra- Almirante Pavoni, Vice-Almirante Afrânio, VA Leandro, Contra Almirante Bueno, General de Divisão Ananias, General de Divisão Gomes de Matos. Também prestigiaram o evento os ex-presidentes da Soamar Brasil: Meton de Vasconcelos e Cesar Krieger. Além dos presidentes das Soamares Regionais, o evento teve ainda a presença do Presidente do CONAPRA Bruno Fonseca e o representantes da Empresa de Praticagem Pernambuco Pilots.
Palavras de Agradecimentos e Despedidas de Orson Antônio Feres Moraes Rêgo
Hoje, chegando ao final do mandato à frente da Soamar Brasil e, após exatos 1.469 dias deste longínquo segundo mandato como Presidente desta nobre instituição, passa um filme em minha cabeça fazendo-me lembrar da expectativa e emoção com que fui tomado quando assumi, em São Luís, no dia 16 de Novembro de 2016, o cargo de Presidente da Diretoria Executiva da Soamar Brasil pela 1ª vez. Recordo-me que, após as eleições ocorridas em Novembro de 2014, durante a XX Convenção da Soamar Brasil, em Vitória-ES, dizia a alguns Presidentes e Soamarinos que estávamos com um enorme desafio pela frente. Lá mesmo, iniciei os trabalhos como Vice-Presidente da Soamar Brasil, quando comecei a estudar com mais profundidade alguns casos de Soamares Regionais.
À época, juntamente como saudoso Presidente Valter Porto, fizemos um acordo consciente para minimizarmos o desafio que tínhamos pela frente e reiterava ali a minha motivação por aquela nova e estimulante missão direcionada a mim pelos Presidentes e Soamarinos presentes naquela eleição. Ao cumprir o meu primeiro ciclo, em 2018 e ser eleito novamente Vice-Presidente da Soamar Brasil na XXII Convenção Nacional da Soamar Brasil, obedecendo o rito de nosso Estatuto, vi que ainda poderia dar muito mais, que ainda tinha muita coisa pra ser feita em prol da nossa Soamar Brasil e humildemente, além de Vice-Presidente tornei-me um Conselheiro com um pouco mais de experiência na gestão da Soamar.
Hoje, constato que esse tempo foi repleto de realizações. Muitos desafios existiram e me exigiram vontade de vencer, determinação para não me abater perante as dificuldades e confiança para executar as demandas de nossa administração. Para tal, nunca deixei de me por à disposição do trabalho e de acompanhar o Presidente Cesar Krieger, visando à época, estruturar o que seria a nossa Diretoria Executiva para segunda Gestão de 2020 a 2022, porém, vieram as enormes dificuldades que enfrentamos no Brasil e no mundo. Crise Sanitária, momentos políticos conturbados pelo qual vivíamos me fez bem entender os Convites para postergação de meu mandato que, em caráter extraordinário, votado e aprovado por nossos Presidentes, fora ampliado pelos anos de 2023 e 2024.
Neste momento, ao avistar o atracadouro no que será o meu último aportamento neste segundo ciclo na Presidência da Soamar Brasil, e ao me deparar com o término de minha singradura, meu coração se enche de um sentimento ambíguo, misto de nostalgia e alegria, criado, ora pelo fim do mandato, ora pela reconfortante sensação do dever cumprido. Foram dias intensos, vividos com extrema dedicação ao mandato a mim confiado. Iniciando minhas despedidas, é dever de justiça registrar os agradecimentos àqueles que colaboraram para o exercício do meu cargo.
Primeiramente, deixo patentes meus agradecimentos ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio OLSEN, Comandante da Marinha, nesta cerimônia representada pelo Almirante de Esquadra Claudio Henrique MELLO de Almeida, que muito me honra ao presidir esta cerimônia. A presenças de Vossas Excelências traz muito orgulho a todos nós. Ao Almirante OLSEN, sei que desde o primeiro dia de sua gestão, Vossa Excelência emprestou seu prestígio, liderança e capacidade em prol da nossa SOAMAR BRASIL. De forma inteligente, soube ver e entender as demandas da Soamar e, com de orientações e ações singelas e objetivas, impulsionou nossa instituição e estimulou nossos Soamarinos. Mesmo diante de sua intensa agenda, o Comandante da Marinha não poupou esforços para manter contato contínuo com cada Soamarino e com todas as Soamares regionais, muitas vezes durante visitas e inspeções às unidades da Marinha em todo o Brasil. Senhor Almirante, não tenho como agradecer pelo apoio de Vossa Excelência para o fortalecimento de nossa Soamar Brasil. Pode ter a certeza de que, a mesma marca de sua administração no timão da Marinha, com a incorporação de importantes navios, submarinos, aeronaves e equipamentos de fuzileiros navais e com o aperfeiçoamento de seu pessoal, tem reflexo na sua SOAMAR e nos seus soamarinos, espelhados no exemplo de Vossa Excelência. Não posso deixar de agradecer à Sra. Rosaly Marcella Olsen, sempre presente ao lado do nosso Comandante, mas também liderando as Voluntárias Cisne Branco. Tem sido marcante a aproximação e parceria entre as VCB e as SOAMARES em todo o Brasil.
Agradeço a amigos que sempre me apoiaram e estimularam e que aqui estão presentes, a Almirante de Esquadra (Rf°) Alípio Jorge, Almirante de Esquadra ((Rf°) Öberg, Aos Srs. Almirantes de Esquadra que compõem o Almirantado, aos sempre solícitos e cordiais entusiastas da Soamar, e aos Vice-Almirantes Comandantes de Distritos e suas OMs subordinadas, que sempre nos receberam com distinção. Aos Almirantes Rodrigo Otavio Fernandes de Hônkis, Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, que nunca mediram esforços para fazer a Soamar ser difundida.
Ao amigo Contra-Almirante PAVONI, atual Diretor do Centro de Comunicações da Marinha e sua tripulações de Brasília e Rio de Janeiro, que tão bem nos acolhem e tentam ao máximo solucionar as demandas da Soamar Brasil e de outras Soamares. Sabemos que esses anos foram atípicos e que muitas “fainas” em paralelo aconteceram, mas vossa boa vontade em nos pronto atender faz a diferença. Agradeço também a todos os Almirantes e Oficiais de diversas patentes, Praças e Civis que compõem a Marinha do Brasil pela consideração, apoio, orientações, a convivência social e apreço com que distinguiram a mim e a nossa Soamar Brasil.
Em uma menção muito especial, meu agradecimento com louvor ao Almirante de Esquadra (RM1) Flavio Augusto Viana ROCHA. Quando Diretor do Centro de Comunicações da Marinha foi um verdadeiro e incansável “Bandeirante”. Juntamente comigo, desbravamos o Brasil por onde eu jamais imaginaria em ir. Além de divulgarmos as atividades da Marinha e da SOAMAR em diferentes rincões, novas culturas foram conhecidas, 07 novas Soamares foram implantadas, 02 foram reimplantas e 07 recuperadas. Mas, principalmente, muitos AMIGOS novos foram conquistados. Esse é o meu legado pessoal. A amizade que fiz com Vossa Excelência, que sempre demonstrou um sentimento especial à SOAMAR tão recíproco quanto o nosso amor pela Marinha. Honrou-me muito ter desfrutado de sua convivência e de seu time do CCSM. Nos momentos em que todos estavam descansando, estávamos em busca de novos amigos procurando estabelecer uma nova Associação que se espelhasse em nossa Marinha do Brasil. Tenho a certeza de que esta experiência se tornou um marco para a continuidade da Soamar Brasil. Ia esquecendo que, ter vossa presença até em dias atuais em Cerimônias de passagem de Cargos de Presidentes de outras Soamares Regionais do Brasil afora muito engrandeceu cada evento prestigiado. De coração, meu muito obrigado.
Da mesma forma, aos amigos Comandantes de OMs que prestigiaram nossa Soamar Brasil e Soamares Regionais, aproveito para deixar o meu respeito e consideração profícuos. Sem o apoio de todos, incluindo as diversas tripulações das Oms com as quais convivi nesse período, não conseguiríamos cumprir o previsto em nosso Estatuto e assim conscientizarmos a todos sobre a importância de nossa Soamar e de nossa Marinha.
Estendo este agradecimento de forma muito especial aos Presidentes de Soamares Regionais, que compuseram nossas coordenações junto as demais Soamares dos Distritos Navais, os meus Diretores e Conselheiros Fiscais das gestões 2016-2018 e 2020-2024, Presidentes de Soamares Regionais, o Presidente da Soamar Brasil em Portugal pelo apoio, amizade e por suas prestimosas ajudas, além de demonstrações constantes de amor à Soamar e à Marinha do Brasil, que é o sentimento comum que nos une. Gostaria também, de mencionar todas as Empresas Parceiras e Pessoas Físicas que ajudaram a tornar nossa missão mais fácil no decorrer de nossa trajetória na condução da administração. Sou grato a vocês.
Externando a minha gratidão pelo apoio sempre constante, registro também meus agradecimentos a todos os Soamarinos do Maranhão. Em um especial reconhecimento ao Soamarino Batista, saúdo todos os Veteranos Soamarinos que ajudaram na minha formação. Sem os senhores, a nossa instituição não seria grande como é. O que somente ratifica o meu pensar que é dizer sempre: “Sem parcerias e apoios, não existe gestão. Estaremos sempre juntos…”.
À Marinha do Brasil, estou certo de que todos os esforços no sentido de continuamos no firme propósito de estreitar o relacionamento que nos une a esta instituição centenária de credibilidade inabalável, estão sendo feitos.
Isso muito nos orgulha de poder divulgar e compartilhar seus feitos com a Nação Brasileira. Continuamos tendo pela frente, a saudável tarefa de espraiar, no meio acadêmico e nossa sociedade, os projetos que nossa Marinha do Brasil tem a oferecer ao povo Brasileiro, assim como difundirmos a cultura marítima.
Não podia esquecer de agradecer aos amigos que iniciaram comigo na vida Marinheiro quando ingressamos na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante em Belém-PA em 1984. Às Turmas Infante Dom Henrique (1986) e Deputado Affonso Costa (1987), minha gratidão por mantermos essa amizade longa, especial e sincera.
À minha linda e querida esposa e Soamarina LUCIANA e aos meus amados filhos ORSON JUNIOR e GUSTAVO e nossa nora ANA CAROLINA, meus maiores bens, apesar de termos vivido uns anos de muita turbulência emocional, perdas incomensuráveis, estivemos sempre unidos naquilo que é o principal conceito de um lar feliz: O AMOR. Agradeço toda a compreensão que vocês tiveram, e ainda as palavras de carinho e estímulo que sempre me prestaram quando algo não conseguia dar certo. Estas acabavam por me revitalizar e superar momentos difíceis e de desânimo. Prometo tirar umas “fériazinhas” em breve para termos o nosso tempo.
Ao meu amigo, JORGE EDUARDO PESSOA DE ARAGÃO, que em minutos será o Presidente da Soamar Brasil, ao passar-lhe a CANA DO LEME, formulo os votos de pleno êxito no exercício do cargo de Presidente da Diretoria Executiva da Soamar Brasil. Tenho certeza de que o nosso DEUS o conduzirá com maestria ímpar no leme desta NAU. Será, juntamente com sua Diretoria, um Excepcional Presidente. O tempo confirmará a sua história. Estarei torcendo pelo êxito de sua administração. A meu DEUS e a Nossa Senhora de Nazaré, minha gratidão por ter me guiado e guardado durante esse tempo em que estive a frente desta Instituição respeitada e que recentemente completou45 anos de notável existência.
Acredito muito nos anos que estão por vir para a nossa Soamar, pois a maturidade e o reconhecimento de todos, ao trabalho prestado de forma voluntária e dedicado, sempre nos encherão de motivação a fazer sempre mais.
“NAU SOAMAR BRASIL” em posição. Já completando a amarração. Daqui a poucos instantes, me dirigirei ao patamar do “convés principal da escada de portaló” para despedida e desembarque desta que só me fez aprender a ter mais qualidade em meus relacionamentos pessoais, profissionais e principalmente me dá a certeza diária da evidência de todas as virtudes que o ser humano tem que ter em seu cotidiano. Nesse momento, vêm à minha lembrança, flashes dos 1.469 dias dessa gestão e os 730 dias da gestão 2016-2018 no timão da SOAMAR BRASIL. Foram dias vividos intensamente, ora pelas reuniões e Encontros realizados, pelos eventos sociais e culturais e principalmente pelas amizades firmadas e novas conquistadas.
Passo a Presidência da Soamar Brasil com o sentimento do dever cumprido e mais, com a gratidão de ter reencontrado e feito novos amigos. As recordações me deixarão sempre presentes com vocês.
Lembro que a NAU “Soamar Brasil” iniciará uma nova jornada com seu novo Presidente em Comando. Acredito nesse ideal e sempre “marcharei” ao lado de vocês. Pra isso, é fundamental o apoio ao Presidente Jorge Aragão. Amigo, tenho confiança de que todos os seus atos sempre serão em prol da Soamar Brasil e a Marinha do Brasil. A Marinha conta conosco.
Por fim, agradeço a todos que se doaram com afinco na compreensão de nosso ideal, que é difundir as idéias de um grande brasileiro, que foi o Almirante de Esquadra MAXIMIANO EDUARDO DA SILVA FONSECA, Patrono das SOAMARES, que com sua grande visão de futuro, lançou os alicerces desta nossa Associação, com o propósito de vê-la prosperar e tendo como efeito direto o progresso do País e da nossa Marinha. A Ele a nossa eterna gratidão e reconhecimento.
É chegada a hora. Peço permissão ao Comandante de Operações Navais para desembarcar.
Parabéns a todos os SOAMARINOS do BRASIL, PORTUGAL e aos Amigos da Marinha que em breve se tornarão Soamarinos.
“BRAVO ZULU”!!!
‘’VIVA A SOMAR BRASIL’’ !!!!“VIVA A MARINHA”!!!
Recife-PE, 15 de novembro de 2024.
ORSON ANTONIO FÉRES MORAES RÊGO
Ex-Presidente da Soamar-Brasil
Palavras iniciais do novo presidente empossado da Soamar Brasil, Jorge Eduardo Pessoa De Aragão
Caro Ministro da Defesa, Sr. José Múcio Monteiro, em nome do qual saúdo as demais autoridades civis.
Caro Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique MELLO de Almeida, que preside e abrilhanta essa cerimônia, em nome do qual saúdo todas as demais autoridades militares e civis aqui presentes e já nominadas.
Início agradecendo a Deus as bençãos, desafios e oportunidades que me tem sido oferecidas ao longo da vida.
Agradeço a minha família pelo apoio irrestrito aos desafios que sempre arrumo, pois sabem que o meu espírito é movido a estímulos, objetividade e realizações e sou grato a Marinha do Brasil pela atenção que me é dispensada e pela confiança em mim depositada. Através do Presidente da SOAMAR Recife/PE, minha SOAMAR, base e sede dessa cerimônia, Sr. José Carlos de Morais Guerra, agradeço a presença dos Presidentes das SOAMARes Regionais, que se deslocaram de suas sedes para abrilhantar esse evento. Presidentes, temos muitos desafios e conto com a ajuda e paciência dos senhores e senhoras e todos os seus associados. Somos muitos, somos fortes e unidos podemos realizar!
Convivo com a Invicta Marinha do Brasil desde criança e por ela tenho grande admiração e respeito, assim como e em igual intensidade pelas pessoas que a fazem. Frequento esta Escola há quase 6 décadas e a decisão de usarmos seus espaços para a realização desse evento é uma pequena forma de agradecer a ela e a seus comandantes, meus queridos amigos, o reconhecimento de sua importância para nossa SOAMAR, nossa cidade, nosso estado e nossa região.
Os que me conhecem sabem que o tamanho da missão que agora assumo, missão essa que traz a reboque um enorme conjunto de compromissos, é o combustível que me anima a enfrentar as várias atividades e os muitos desafios no período dessa gestão de 2 anos que agora se inicia. Mar calmo não faz bons marinheiros.
Conclamo as SOAMARes Regionais a avançarmos juntos na direção de suprir as demandas emanadas pelo nosso Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Marcos Sampaio OLSEN, pelo Almirantado e pelo Centro de Comunicação Social da Marinha, hoje aqui presente com parte de sua tripulação e seu Diretor Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo PAVONI, a quem aproveito para agradecer o esforço conjunto para a realização desta cerimônia. Com relação aos preparativos desse evento estendo meus agradecimentos aos patrocinadores, à Maria Luiza Aragão, ao Comandante Andrade e a tripulação dessa centenária Escola, sem os quais nada desse evento seria possível.
Olhando um pouco os amigos aqui presentes, vejo ex-Capitães-dos-Portos, ex-Comandantes da Escola Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, na verdade “Reitores”, ex-Comandantes do 3º DN e tantos outros amigos que fiz ao longo de décadas de convivência. Agradeço a todos pelas ilustres presenças. Muitos vieram de longe e devo reconhecer nesse gesto o carinho em ter sido prestigiado com a presença de todos, o que muito me alegra.
Ao Presidente Orson Feres que agora se despede da Presidência meus sinceros agradecimentos, lembro que nos tornamos amigos numa disputa eleitoral para essa mesma função, há bastante tempo e com muita elegância, e que reconheço o seu esforço pessoal, sua grande aptidão para servir e suas inúmeras realizações ao gerir a SOAMAR Brasil por um período longo de fortalecimento dessa Sociedade.
O prestígio que envolve a função de Presidente da SOAMAR Brasil é grande, mas certamente muito maior no imaginário de quem observa de longe. Quem se dispõe a praticar o exercício da função de Presidir a SOAMAR Brasil ou Regional, não pode deixar-se desviar do verdadeiro objetivo ao qual se propôs a alcançar e que resultará no sucesso da missão. Aos vários ex-Presidentes aqui presentes, membros permanentes do nosso Conselho Consultivo, meus sinceros agradecimentos e total reconhecimento pelos seus esforços. Vocês abrilhantam esse evento com suas honrosas presenças e adianto que irei sempre consultá-los. Tenham paciência e me orientem sempre que eu solicitar ou quando acharem necessário.
Preciso agradecer adicionalmente a quatro amigos que foram fundamentais a consolidação dessa jornada, que agora culmina na Presidência Nacional da SOAMAR. Almirante Leandro, com participação fundamental nos primeiros movimentos para assumir a Presidência da SOAMAR Recife e pelas condecorações concedidas, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Campbell, ex-Reitor dessa Escola, pelo constante, amplo total e irrestrito apoio em muitos momentos, Almirante Noriaki, por incentivar ou praticamente nos intimar ao retorno meu e de Luiza à gestão da SOAMAR e Almirante Afrânio pela longa amizade e apoio fundamental nessa jornada à Presidência da SOAMAR Brasil.
Sejam todos bem vindos a Terra do Altos Coqueiros, que Deus os abençoem imensamente e que todos possam contribuir para o fortalecimento da SOAMAR e Marinha do Brasil.
Bons ventos e Mares Tranquilos!
Boas Águas!
Viva a SOAMAR!
Viva a Marinha do Brasil!
Boa noite!
JORGE EDUARDO PESSOA DE ARAGÃO
Presidente da Soamar Brasil