A premiação fomenta um ecossistema de inovação, promovendo a troca de conhecimentos e a colaboração entre empresas por soluções sustentáveis
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – recebeu o Prêmio Inovativos em duas categorias: primeiro lugar em Operações e Gestão Portuária, com o case “Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed)”, e terceiro lugar em Sustentabilidade e Impactos Socioambientais, com o case “Novo Trilho”. A premiação, organizada pela Plataforma Inovativos em parceria com a Accenture e a Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), celebra as melhores práticas de inovação digital no Brasil, implementadas no período de janeiro de 2023 a junho de 2024. A cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio Inovativos aconteceu nessa segunda-feira (11), durante o Fórum de Cases em Inovação Digital, na FGV São Paulo. O evento reuniu executivos C-level das empresas mais inovadoras do mercado para discutir o futuro da inovação e seus impactos nos negócios. O objetivo desta premiação é fomentar um ecossistema de inovação, promovendo a troca de conhecimentos e a colaboração entre empresas.
De acordo com a diretora-executiva de Gente, Inovação e Sustentabilidade, Rute Melo Araújo, a conquista do Prêmio Inovativos em duas categorias reforça a posição da VLI como líder em inovação digital no setor logístico. Ela ressalta que tanto a agenda de sustentabilidade quanto a de inovação são parte da estratégia de negócios da VLI. “A empresa demonstra seu compromisso em utilizar a tecnologia para gerar valor para seus clientes, colaboradores e as comunidades onde atua, contribuindo para um futuro mais sustentável e competitivo para o Brasil. O prêmio é mais um reconhecimento ao trabalho que a companhia desenvolve, sempre com coragem e simplicidade para transformar a logística do país”.
Speed – O Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed), criado em jornadas internas de intraempreendedorismo da companhia, promove mais eficiência nas operações de carga e descarga dos navios. Essa ferramenta pioneira está instalada em todos os portos próprios da VLI. Entre os principais ganhos dela estão a melhora na eficiência operacional do embarque e desembarque de navios, além da geração de mais capacidade de movimentação de carga nos portos. Antes do Speed, o plano de embarque e desembarque de navios era feito exclusivamente pelo capitão e com foco exclusivo na estabilidade do navio, sem preocupação com o tempo necessário para a conclusão do embarque ou desembarque. Desta forma, o tempo de operação era diretamente impactado.
O software permite planejar essas atividades, bem como simular cenários otimizados, de forma a aumentar a simultaneidade da operação dos descarregadores de navios (DNs). Os planos e simulações consideram a estabilidade do navio e outras variáveis identificadas durante a operação para garantir a segurança estrutural da embarcação.
Novo Trilho – O Novo Trilho tem o objetivo proteger o meio ambiente ao estimular atitudes mais sustentáveis, por meio da destinação adequada de resíduos sólidos, bem como incrementar a renda de famílias que promovem a reciclagem. De setembro de 2021, quando a iniciativa foi implantada, até o fim do primeiro semestre deste ano, foram mais de R$ 2 milhões investidos no projeto, com um impacto para mais de 70 mil pessoas. Do total do material recolhido no primeiro semestre, pouco mais de 35 toneladas foram recolhidas nas localidades cortadas pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), sendo a maioria de PETs, material seguido pelo alumínio. Dos mais de 1 mil descartes realizados ao longo deste período, 80% foram realizados por mulheres. Desde que o Novo Trilho foi lançado, até junho deste ano, a arrecadação foi de mais de 130 toneladas de reciclados em todos os pontos, sendo cerca de 90 toneladas nas cidades de operação da FCA.
Fonte:
WComunicação