Em 5 anos, a plataforma Trato, da VLI, tem aumento de 120% no volume transportado e chega à marca expressiva de de 10 milhões de toneladas.
Após completar cinco anos de operação, a plataforma Trato, da VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais –, acumula crescimento de cerca de 120% nos volumes de carga transportados no modal rodoviário, alcançando a marca de 10 milhões de toneladas. A plataforma foi construída para executar a gestão da cadeia logística rodoviária de forma mais eficiente e otimizada, possibilitando a otimização da jornada de motoristas de caminhão que acessam os terminais da companhia para realizar o transbordo das cargas para o sistema ferroviário.
Com a oferta do serviço rodoviário (transportadoras e profissionais contratados pela plataforma) conectado às soluções ferroviárias e portuárias, a VLI passa a ofertar soluções “door-to-door” integradas e otimizadas aos seus clientes. “O Trato é um grande diferencial da VLI na prestação de soluções logísticas multimodais de porta a porta, nos permitindo a orquestração de toda a cadeia logística dos nossos clientes, da lavoura e das unidades industriais ao porto. Por meio dele, a companhia também consegue controlar a etapa rodoviária e proporcionar ganhos em eficiência em todo este ciclo. Desta forma, nossos clientes podem focar no core do seu negócio, deixando a logística sob nossa gestão”, afirma a diretora-executiva Comercial da VLI, Carolina Hernandez.
Made in VLI – O Trato foi desenvolvido a partir do programa de intraempreendedorismo da VLI, aplicando metodologia ágil, modelo de negócio e tecnologia de ponta, se encaixando atualmente em um dos direcionadores estratégicos do crescimento da companhia: a exploração de modelos disruptivos de negócios com geração de valor para os clientes. Adicionalmente aos serviços de transporte rodoviário, a plataforma possui soluções de negócio e tecnologia que integram a movimentação de milhares de toneladas (e caminhões) que chegam e saem dos terminais integradores rodoferroviários e portuários da VLI. Nos últimos quatro anos, o Trato gerenciou mais de 2 milhões de viagens rodoviárias, proporcionando mais visibilidade, empoderamento e serviços aos motoristas de caminhão que, diariamente, circulam pelos terminais da VLI.
Em linhas gerais, o serviço melhora a jornada dos caminhoneiros com a otimização operacional e redução dos tempos de ineficiência – diminuição do tempo de parada de espera para carga e descarga –, incrementando também a utilização dos ativos, por meio do direcionamento dos melhores veículos para atender cada demanda. Com o novo módulo de Produtividade e Cadenciamento, testado em alguns clientes desde 2023, o Trato suportou a redução média de 23 horas no tempo médio de espera dos motoristas, gerando melhoria dos ciclos com ganhos de produtividade média de 20%.
Cerca de 50% dos clientes da VLI já utilizaram ou utilizam serviços do Trato, principalmente em segmentos como açúcar, fertilizantes e grãos. O setor siderúrgico tem realizado as primeiras experiências de prestação de serviço completo, e a companhia já estuda entrar em outros mercados, com soluções mais integradas e completas para nossos clientes no segmento de combustíveis. “Atualmente, o Trato responde por 9% do volume transportado pela VLI, dado que demonstra a oportunidade de crescimento do novo modelo. Com a inclusão do Trato no portfólio VLI, reforçamos nossa vocação multimodal e nos tornamos uma empresa de soluções logísticas completas”, conclui Carolina.
Fonte:
WComunicação & Assessoria