Ao todo, 14 portos do Brasil, além de empresas e entidades ligadas ao setor marítimo, assinaram a Declaração Cooperativa que instituiu a ABDP.
O SINDOMAR, Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão, formalizou sua adesão à Aliança Brasileira para a Descarbonização de Portos (ABDP). A iniciativa foi lançada oficialmente durante a Intermodal South America, maior feira de logística da América Latina, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 5 e 7 de março.
Ao todo, 14 portos do Brasil, além de empresas e entidades ligadas ao setor marítimo, assinaram a Declaração de Intenção de Ação Cooperativa que instituiu a ABDP. O Maranhão foi representado pelo Porto do Itaqui e Sindomar, sendo que entidades associadas ao sindicato também assinaram o documento, são elas o Corredor Logística e Infraestrutura (CLI), Consórcio Tegram e G5 Soluções Logística.
O presidente do Sindomar, Daniel Pereira, frisou que o principal objetivo da iniciativa é acelerar as ações de descarbonização no setor marítimo e portuário nacional, por meio da colaboração e do compartilhamento de experiências, tecnologias e informações. “Nosso compromisso com um ambiente mais sustentável é uma das nossas maiores prioridades, a partir das ações realizadas para estimular o desenvolvimento sustentável”, declara Daniel Pereira.
A iniciativa é inspirada na Alianza Net Zero Mar, formada por portos espanhóis. A proposta é criar um espaço de diálogo e colaboração entre os diferentes atores do setor para compartilhar experiências, desenvolver projetos e propor políticas públicas que contribuam para a descarbonização, um passo importante para o setor portuário no enfrentamento às mudanças climáticas.
Na foto maior assinatura da descarbonização dos portos reúne empresas e instituições do setor portuário em evento em São Paulo e, na menor, p Presidente do Sindomar, Daniel Pereira.
Fonte:
WComunicação