Hoje é sábado, 14 de março de 2026. Dia Internacional de Luta contra as Barragens; Dia Internacional da Matemática; Dia Nacional dos Animais; Dia do Vendedor de Livros e Dia da Incontinência Urinária # Fórmula Um: Kimi Antonelli, da Mercedes, é pole no GP da China. A largada será 4h da manhã, com transmissão do Sportv 3.
Hoje é sábado, 14 de março de 2026. Dia Internacional de Luta contra as Barragens; Dia Internacional da Matemática; Dia Nacional dos Animais; Dia do Vendedor de Livros e Dia da Incontinência Urinária # Fórmula Um: Kimi Antonelli, da Mercedes, é pole no GP da China. A largada será 4h da manhã, com transmissão do Sportv 3.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maro 2026
DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

O porto do Itaqui embarca mais doze mil toneladas de alumínio

Porto do Itaqui consolida posição como hub logístico com nova operação de 12 mil toneladas de alumínio.

O Porto do Itaqui, mais uma vez, consolida sua posição como hub logístico de relevância nacional com a segunda operação de exportação de alumínio após o retorno da carga ao porto em 2023. Aproximadamente 12 mil toneladas de lingotes de alumínio embarcaram no navio STAR TOSCANA no primeiro dia do mês de fevereiro, em uma operação complexa e eficiente que demonstra a expertise do Itaqui no manejo de cargas especiais.

Para o presidente do Porto do Itaqui, e da Emap, Gilberto Lins “o retorno da carga de alumínio reforça o potencial econômico do estado e a capacidade do Itaqui em atender às demandas do mercado com excelência, atraindo novos investimentos e impulsionando a economia local, consolidando assim, parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região. ”, comemorou Lins.

A operação, conduzida pela G5 Logística, foi realizada de forma simultânea com duas equipes a bordo, utilizando guindastes de bordo. A carga, previamente armazenada no pátio I do porto, foi embarcada no navio atracado no berço 103.

Mobilização de profissionais – A operação contou com uma equipe dedicada de aproximadamente 70 profissionais da G5 Logística, divididos em turnos, além de 18 capatazes e 18 estivadores da OGMO por turno, e 3 conferentes da OGMO por turno. O alinhamento entre as equipes garantiu a agilidade, segurança e eficiência da operação.

 

LEIA TAMBÉM:

Dez anos depois, o porto do Itaqui volta a exportar alumínio

 

Fonte:
Site da Emap