O porto e a South 32 já estão com data marcada para realizar a segunda operação de exportação de alumínio que deve acontecer agora, no dia 29 de janeiro.
A retomada da exportação do alumínio por parte do Porto do Itaqui, continua rendendo positivamente. Nesta terça-feira (16), representantes da empresa global de mineração e metais, South32, estiveram no porto, por conta do sucesso da primeira exportação de lingotes de alumínio após dez anos, ocorrida no último mês de dezembro, marcando um momento histórico e consolidando sua posição como um hub logístico de importância nacional.
O CEO da South32, Dennis de Seepibus, gerente geral de bauxita e alumínio da empresa em Singapura, veio conhecer o porto e os procedimentos de exportação e comemorar o sucesso da operação de alumínio realizada via Itaqui.
A exportação inaugural do alumínio, estimada em 15 mil toneladas, que teve como destino o porto de Rotterdam, na Holanda, representa a retomada de uma rota que destaca os berços de atracação preferenciais para cargas gerais como uma infraestrutura logística eficiente.
O diretor de Engenharia da Emap, Ricardo Miranda, destacou a importância de termos, sempre uma relação próxima com empresas que operam no Porto. “A South 32, mais uma vez, demonstra que acredita em nossa gestão, em nosso cuidado com a organização e produção. O sucesso da primeira operação certamente garantirá muitas outras”, finaliza Ricardo.
O Porto do Itaqui e a South 32 já estão com data marcada para realizar a segunda operação de exportação de lingotes de alumínio pelo Itaqui, em 2024. A previsão da nova operação é dia 29 de janeiro.