Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Sindomar lança jornada de IA para elevar produtividade nos  portos

O evento de lançamento das Jornadas Disruptivas aconteceu na sede da Creative Pack, instalada no edifício Michelangelo, no bairro Jardim Renascença, em São Luís.

De olho nas possibilidades permitidas pela Inteligência Artificial (IA), o Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) lançou, na última quinta-feira (11), as Jornadas Disruptivas. Uma imersão tecnológica com duração de até dez semanas, realizada pela Creative Pack, orientada para as empresas que atuam no setor portuário do Maranhão. O objetivo é criar um HUB Marítimo-Portuário, capaz de levar a cultura de inovação para dentro das corporações, com finalidade de reduzir custos e elevar a produtividade.

“O Nordeste sempre foi um celeiro de grandes tecnologias e, no Maranhão, estamos dando esse grande passo com as Jornadas Disruptivas, para resolver novos e velhos problemas usando tecnologias habilitadoras. O SINDOMAR representa algumas das maiores empresas do setor portuário do estado, agora o momento é manter o aumento de produtividade, gerar mais emprego e renda de forma socialmente responsável e ambientalmente adequada às realidades que temos hoje, e por tudo isso não podemos deixar de falar de inovação”, declarou o presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira.

O evento de lançamento das Jornadas Disruptivas aconteceu na sede da Creative Pack, instalada no edifício Michelangelo, no bairro Jardim Renascença, em São Luís. Nele, houve a presença de associados do SINDOMAR, como COPI, Viterra, ALZ, representantes da VLI e da G5 Logística, além do operador portuário Ziran Log e do OGMO/Itaqui. A programação contou com as palestras Inovação como Vetor de Desenvolvimento e Smartports: o futuro do setor portuário.

“O evento foi sobre a criação de novos negócios, novas soluções para problemas do setor portuário, usando inteligência artificial. A partir do método Howl, da Creative Pack, validado, registrado e com mais de 15 anos de desenvolvimento para empreender no modelo Brasil, o SINDOMAR entra como um grande parceiro nessa jornada para que a gente consiga levar junto essa oportunidade de criar mais performance, mais rendimento, mais receitas e melhoria por meio da inovação e tecnologia”, disse o CEO da Creative Pack, João Silva.

O que são as Jornadas Disruptivas – Trata-se de uma formação desenvolvida pela Creative Pack para sanar as dores de uma empresa, com o uso de inteligência artificial, tecnologia e inovação. O primeiro passo da jornada é mapear os desafios das empresas e priorizar os que serão trabalhados inicialmente. O segundo passo é a construção de uma cultura de inovação, para que colaboradores entendam, lidem e mantenham novos processos na organização. 

Em seguida, durante dois dias intensos ocorre o desenvolvimento de soluções funcionais por meio de IAs que exigem baixo domínio do usuário em programação. Já a última etapa é a de aplicação, onde as soluções que foram geradas voltam para as corporações para serem testadas, validadas e refinadas. Na metodologia da jornada disruptiva, está a mentalidade de startup e conexão em comunidades.

Metodologia – O método prevê turmas formadas por até 30 colaboradores durante oito semanas contínuas de aprendizado ativo. As temáticas abordadas envolvem segurança de dados, IA, agilidade, compliance, entre outros. A Creative Pack explica que todos os conteúdos serão repassados em encontros diários de duas horas, ao vivo, que podem ser presenciais ou remotos e tudo fica disponível para as empresas pelo prazo de um ano.  

 

Fonte:
WComunicação – Assessoria e Consultoria