Porto do Itaqui consolida posição como hub logístico com nova operação de 12 mil toneladas de alumínio.
O Porto do Itaqui, mais uma vez, consolida sua posição como hub logístico de relevância nacional com a segunda operação de exportação de alumínio após o retorno da carga ao porto em 2023. Aproximadamente 12 mil toneladas de lingotes de alumínio embarcaram no navio STAR TOSCANA no primeiro dia do mês de fevereiro, em uma operação complexa e eficiente que demonstra a expertise do Itaqui no manejo de cargas especiais.
Para o presidente do Porto do Itaqui, e da Emap, Gilberto Lins “o retorno da carga de alumínio reforça o potencial econômico do estado e a capacidade do Itaqui em atender às demandas do mercado com excelência, atraindo novos investimentos e impulsionando a economia local, consolidando assim, parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região. ”, comemorou Lins.
A operação, conduzida pela G5 Logística, foi realizada de forma simultânea com duas equipes a bordo, utilizando guindastes de bordo. A carga, previamente armazenada no pátio I do porto, foi embarcada no navio atracado no berço 103.
Mobilização de profissionais – A operação contou com uma equipe dedicada de aproximadamente 70 profissionais da G5 Logística, divididos em turnos, além de 18 capatazes e 18 estivadores da OGMO por turno, e 3 conferentes da OGMO por turno. O alinhamento entre as equipes garantiu a agilidade, segurança e eficiência da operação.
LEIA TAMBÉM:
Dez anos depois, o porto do Itaqui volta a exportar alumínio
Fonte:
Site da Emap