Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Marinha do Brasil comemora em todo país o Dia Nacional do Marinheiro

Uma cerimônia cívico-militar marcou a passagem do Dia do Marinheiro em São Luís do Maranhão. Uma parceria entre Capitânia dos Portos e o Sindicato das Agências de Navegação do Estado do Maranhão – Syngamar, garantiu o brilho de uma festa que se repete ano após ano, na capital, São Luís e, por extensão, em todo o Brasil. Onde houver Marinha – e marinheiros – o 13 de dezembro será sempre lembrado com pompas e honras militares de toda ordem e/ou patentes.

 
A solenidade no Maranhão teve como anfitrião, e comandante, o Capitão dos Portos do Estado, o Capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes. Ao chegar ao local da cerimônia – sede campestre da Marinha, no Jenipapeiro -, o Comandante Trindade foi recebido com as honras do cargo e logo em seguida autorizou a Tenente Camilia, Mestre de Cerimônia, a prosseguir com o roteiro. Foi feito os agradecimentos às autoridades presente, comandantes do Exército, Polícia Militar e Aeronáutica, além dos civis representantes de empresas e instituições portuárias, assim como os membros da Sociedade Amigos da Marinha do Estado do Maranhão.

Em seguida foram lidas as mensagens inerentes ao Dia do Marinheiro. Primeiro do Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e logo em seguida a do Excelentíssimo senhor Michel Temer, Presidente do Brasil.

Como é de praxe nessa ocasião solene da Marinha, são feitas a imposição de Medalhas do Mérito Militar e do Prêmio Mérito Funcional. Entre os agraciados o Suboficial Maia e o Sargento Paz, ambos com a medalha de ouro, com passador de ouro por terem completados o terceiro decênio, como reconhecimento aos bons serviços militares prestados durante mais de trinta anos. Também receberam medalhas suas comendas de Mérito Funcional os servidores civis Carlos Ribeiro dos Santos e Wilson Pereira Baldez, por terem completado trinta anos de serviços prestados à Marinha do Brasil.

A data serviu também para a Capitania dos Portos, através do seu Comandante, entregar os prêmios aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio que venceram o concurso de Redação da Operação Cisne Branco. “A Operação Cisne branco é uma atividade destinada a despertar, na comunidade escolar, a mentalidade marítima, qual seja, o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha e às lides do mar. Por meio de palestras, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio recebem informações sobre a Marinha do Brasil e são convidados a participarem de um concurso de redação em âmbitos municipal, distrital e nacional”.

Em São Luís os prêmios foram conquistados pelos alunos Antônio Marcos Alves Santos, do Colégio Liceu Maranhense, que tirou o primeiro lugar do Ensino Médio, âmbito municipal. No Ensino Fundamental, Maria Eduarda Castro de Carvalho, do Colégio Êxitus, ficou com a primeira colocação.

Coube ao Capitão dos Portos o uso final da palavra que agradeceu a cada um dos presentes, em especial ao Presidente do Syngamar, Jorge Afonso, pelo apoio de sempre, assim como Praticagem, Emap, Granel Química e outras dezenas de representantes empresariais presentes. Também fez questão de destacar as presenças das autoridades das outras Forças Militares e aos soamarinos do Maranhão, em especial ao seu Presidente, Orson Feres. Em sua fala, o Comandante Trindade leu um texto de autoria de um Almirante que, desprovido de qualquer patente ou medalhas, “pediu para ser lembrado pela História apenas como um velho Marinheiro”. Seu nome: Joaquim Marques Lisboa.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação/Capitania do MA
Data da Notícia: 15/12/2017