Hoje é quarta-feira, 30 de setembro de 2020, dia de se prestar homenágens as secretárias pelo único dia do ano que podem chamar de seu # Jogando ontem na cidade paulista de Campinas, o Sampaio Corrêa empatou com o Guarani em 1x1.
orizon supplier presidentesdobrasil pilatesana Papai Noel
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 408 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE












Click na foto acima para ver, em pdf, a primeira edição do Jornal da Soamar que tráz em destaque as principais ações e realizões desta nova diretoria que tem a frente, como diretor presidente, o empresário Jobert José Salgado Filho.
****************
SOAMARINOS DO MARANHÃO SE CONFRATERNIZAM PELA PASSAGEM
DO 06 DE NOVEMBRO, DIA DO AMIGO DA MARINHA


A Soamar do Maranhão vive um novo momento em sua atual administração que tem a frente o empresário e soamarino Jobert José Salgado Filho, eleito há menos de três meses para comandar os destinos da Soamar maranhense pelos próximos dois anos. Nesta última quarta-feira, 06/11, ele reuniu soamarinos e diretores para comemorar, em uma solenidade simples e aconchegante, a passagem do Dia do Amigo da Marinha.

A abertura foi feita pelo próprio presidente que leu a Mensagem do Dia do Comandante da Marinha (veja texto completo no final da reportagem) e fez um pequeno balanço de seus poucos dias de gestão. “Tivemos grandes desafios nestes momentos iniciais, sobretudo em termos de recuperação de estruturas e documentais da nossa Soamar, considerando que nem mesmo o Estatuto da entidade estava disponibilizado e atualizado para conhecimento dos próprios soamarinos. Investimos também em atividades sociais como visitas e destruições de brinquedos a instituições de caridade, assim como a realização de palestras mensais que tem trazidos diversos amigos da Marinha ao convívio das coisas do mar e da Marinha. Faço questão de destacar também a restauração do nosso Museu Marítimo e da memória do escritor Sousândrade que viveu e morreu neste casarão secular que hoje abriga a nossa Soamar”, destacou o presidente Jobert, que finalizou anunciando a criação do Conselho Feminino da Soamar que terá como presidente a sua principal idealizadora, no caso, a micro-empresária Maria de Jesus Monteles.

Em seguida usou da palavra o decano da Soamar do Maranhão, que, na autoridade de mais de 60 anos de serviços e voluntariado prestados a Marinha e a entidade que reúne os soamarinos maranhenses. “Minha relação com a Soamar e a Marinha remota as origens, quando, ainda no Rio de Janeiro conheci o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva que teve a visão macro de um projeto vitorioso que uniu de uma vez por todas a Marinha e a sociedade brasileira. Participei ainda da criação da Sociedade Amigos da Marinha do Maranhão, citando aqui pioneiros mor da instituição como Osvaldo Pereira Rocha, Hercílio Luz Simões, Mário Flexa, Antonio Rufino, professora Joseth Coutinho e muitos outros. A Soamar do Maranhão é uma instituição exemplo para as demais Soamares do Brasil e desde sua fundação, eu sempre fiz parte de sua diretoria executiva e colaborei de forma voluntária e dedicada dos seus principais momentos, quando ainda tinha como local de reunião uma sala emprestada no subsolo da Capitania do Portos”, afirmou Raimundo Batista que completou: “conte comigo presidente Jobert. Os seus projetos são nossos. Parabéns e muito obrigado, finalizou.

Antes de dar por encerrada a sessão e liberar para o café que foi servido a todos os presentes, ainda usaram da palavra o Diretor Jurídico José Gustavo e a senhora Maria de Jesus Monteles. Ambos explicitaram os passos seguintes que serão dados para a implantação definitiva do Conselho Feminino da Soamar do Marahão, tais como adesão das mulheres voluntárias e suas atribuições sociais dentro do contexto macro da nova administração da Soamar-MA que agora tem no comando da Cana do Leme José Jobert Salgado Filho. Veja a seguir fotos do evento e a íntegra da mensagem do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.





MENSAGEM DO COMANDANTE DA MARINHA PELA PASSAGEM DO DIA DO AMIGO DA MARINHA

MARINHA DO BRASIL

COMANDANTE DA MARINHA

Mensagem do Comandante da Marinha alusiva ao Dia Nacional do Amigo da Marinha

Em 1979, por decisão do então Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, foi fundada a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), com o propósito de congregar personalidades brasileiras ou estrangeiras motivadas a contribuir para aproximar nossa Instituição da sociedade, desenvolver a mentalidade marítima e conscientizar setores estratégicos sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Força.

Ao longo desses 40 anos de história, a iniciativa vem alcançando excelentes resultados e, hoje, a SOAMAR conta com sedes regionais, distribuídas por todo o Território Nacional, e uma internacional, em Portugal.

Dentre os benefícios decorrentes do valoroso trabalho desenvolvido pelos Amigos da Marinha, podemos destacar a disseminação de nossas atividades e o fomento a parcerias consideradas fundamentais para a consecução dos objetivos da Marinha do Brasil.
Em homenagem a seu fundador e patrono, o dia 6 de novembro, sua data natalícia, foi instituído como o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Neste ano, a data é revestida de valor especial, pois marca o centenário do insigne Chefe Naval. Oficial de espírito audaz e inovador, que vislumbrou a importância do estabelecimento de vínculos cada vez mais fortes com entusiastas dos assuntos do mar.
Em nome dos marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis que integram a Marinha do Brasil, apresento nosso reconhecimento e agradecimento a todos os Amigos da Marinha, que, com empenho e dedicação, engrandecem nossa Instituição. Concitando a conservarem o espírito colaborativo essencial para o cumprimento da nobre missão que espontaneamente assumiram.
Em especial, externo minhas felicitações às Instituições e personalidades civis e militares que, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha do Brasil, são agraciadas hoje, por todo o País, com a Medalha Amigo da Marinha.

SOAMARINOS, À TODO PANO!
BRAVO ZULU!
VIVA A MARINHA!

Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior
Comandate da Marinha do Brasil

JOBERT JOSÉ SALGADO FILHO É O NOVO PRESIDENTE DA SOMAR DO MARANHÃO

Sociedade dos Amigos da Marinha no Estado do Maranhão - Soamar-MA elege diretroria Executiva para para o biênio 2019/2021


Numa eleição de chapa única foi eleita a nova Diretoria Executiva da Sociedade de Amigos da Marainha no Estado do Maranhão - SOMAR-MA, tendo a frente, pela primeira vez, Jobert José Salgado Filho. Ele será o presidente da entidade pelos próximos dois anos, considerando que foi eleito para o biênio 2019/2021. A chapa eleita é a seguinte:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: JOBERT JOSÉ SALGADO FILHO
1º Vice-Presidente: JORGE AFONSO GUAQLIANE PEREIRA
2º Vice-Presidente: SÍLVIO LÚCIO DE OLIVEIRA AGUIAR

CONSELHO DELIBERATIVO - TITULARES

1 - CARLOS GUTERRES MOREIRA
2 - RUBEM OMAR ROVIRA
3 - RONILDO JOSÉ SOARES DE CARVALHO
4 - JOSÉ RAIMUNDO NOGUEIRA DOS SANTOS

CONSELHO DELIBERATIVO - SUPLENTES

1 - LUIS CARLOS CANTANHÊDE FERNANDE
2 - NEMÉSIO BRANDÃO NEVES
3 - JOSÉ ROBERTO TARANTO
4 - LUCIANA MARIA RIBEIRO MORAES RÊGO

CONSELHO FISCAL - TITULARES

1 - COMANDANTE CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE ALVES
2 - EULÁLIA DAS NEVES FERREIRA
3 - DORIAN RIKER TELES DE MENESES

CONSELHO FISCAL - SUPLENTES

1 - ALFREDO DE SOUSA
2 - NILO ALBERTO MONTEIRO CARVALHO
3 - CÉLIA DA CÂMARA BATISTA