"A história de São
Luís sempre esteve relacionada com a navegação
e por consequência com a atividade portuária"
Atualmente, o Complexo Portuário da Baia de São Marcos
é composto por três instalações portuárias
modernas, são estas:
a) Porto Organizado do Itaqui, uma instalação pública,
inaugurada em 1970 e atualmente administrada pela Empresa Maranhense
de Administração Portuária – EMAP. A instalação
também reúne diversos terminais que operam em contrato
de arrendamento, além de operadores portuários privados;
b) Terminal Portuário Privado da ALUMAR, inaugurado em 1983,
administrado pelo consórcio de mesmo nome;
c) Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, com operações
iniciadas em 1986 e administrado pela empresa VALE S.A. Existem ainda
outras instalações de pequeno porte dedicadas ao transporte
de passageiros e de pequenas embarcações na baia.
A movimentação de carga do Complexo Portuário
da Baia de São Marcos sempre foi de grande expressão
no contexto nacional, se destacando seja pelo expressivo volume de
sua movimentação de carga, seja pelas dimensões
de seus imponentes navios.
Dentre
os principais produtos movimentados neste complexo, se destacam os
granéis sólidos, os granéis líquidos e
as cargas gerais. Dentre os navios operados no complexo listamos os
navios graneleiros, os navios tanques, os navios gaseiros e os navios
de carga geral, todos estes podem ser observados à distância
na praia de nossa litorânea.
Os números de 2017 demonstram
uma movimentação impressionante de 204 milhões
de toneladas no complexo, algo inédito na estatística
nacional, representando 25% de toda a movimentação portuária
do país naquele ano, tudo isso operado em 1.853 navios. Assim,
tanto para a economia nacional, como regional, a importância
do complexo portuário da baia de São Marcos vem se consolidando
através de sua relevante e crescente movimentação
e de sua contribuição para o comércio exterior
brasileiro, bem como, através da geração de emprego
e renda, atração de investimentos, pelo desenvolvimento
tecnológico e pelos investimentos sociais e ambientais.
A partir dos dados do Ministério da Indústria,
Comércio Exterior e Serviços, por meio dos relatórios
das balanças comerciais dos estados do Maranhão e Pará
(este último relacionado ao volume movimentado em Ponta da
Madeira), o montante das riquezas que passam pelos portos da baia
de São Marcos em 2017 foi de aproximadamente US$ 15 bilhões
no ano. Destes, mais de US$ 12 bilhões destinados à
exportação, ou o equivalente a 5,5% das exportações
do país.
Dentre o aspecto da geração de emprego, considerando
apenas aqueles empregos ligados à atividade portuária,
as três instalações portuárias geram 13,5
mil empregos formais diretos, entre próprios e terceirizados,
sem contar os empregos indiretos gerados pelo impacto positivo das
atividades portuárias locais. O volume de compras e serviços
demandados entre as instalações do complexo, e exclusivamente
aplicados nas atividades portuárias, alcançou a marca
de R$ 1,4 bilhão em 2017, sendo uma grande parte dessas aquisições
adquiridas com fornecedores locais ou genuinamente locais.
Além de toda essa atual relevância, ainda se manifesta
a perspectiva de um crescimento contínuo das atividades já
existentes, a exemplo dos volumes de carga a serem alcançados
com o projeto S11D da Vale (mina, ferrovia e porto) e com os planos
de expansão do Itaqui. Mas se ainda não bastasse tudo
isso, outros novos investimentos já se apresentam para compor
este cenário de evolução portuária.
Para finalizar, importante destacar a realização da
II Conferência de Desenvolvimento Portuário do Maranhão,
que acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro, no Parque Botânico
da Vale. Empresas, instituições do setor marítimo,
especialistas e fornecedores com atuação portuária
estarão debatendo temas relevantes e trocando experiências
na área de gestão, aplicação de tecnologias,
segurança da navegação, pesquisa e visibilidade
ao potencial de escoamento logístico da região.
O evento é uma oportunidade de reforçarmos os laços
históricos da cidade de São Luis com a atividade portuária,
a sua significativa importância socioeconômica atual e
as perspectivas de um maior crescimento da atividade na Baia de São
Marcos e no Maranhão. O desempenho do Porto do Itaqui e dos
terminais da Alumar e de Ponta da Madeira são merecedores da
atenção e do reconhecimento de nossa sociedade, a fim
de que as atuais contribuições e o futuro que nos espera
continuem a serem de sucesso e com a produção de ganhos
para este estado e para esta região.
Porto
Organizado do Itaqui, uma instalação pública,
inaugurada em 1970 e atualmente administrada pela Empresa Maranhense
de Administração Portuária – EMAP. A instalação
também reúne diversos terminais que operam em contrato
de arrendamento, além de operadores portuários privados.

Terminal
Portuário Privado da ALUMAR, inaugurado em 1983, administrado
pelo consórcio de mesmo nome.
Terminal
Marítimo de Ponta da Madeira, com operações iniciadas
em 1986 e administrado pela empresa VALE S.A. Existem ainda outras
instalações de pequeno porte dedicadas ao transporte
de passageiros e de pequenas embarcações na baia.