Hoje é o dia da empregada doméstica e dia do sacerdote # Taça Libertadores: Atlético Paranaense 2x0 Flamengo; Palmeiras 3x2 Penarol; Atlético Mineiro 2x0 Libertad # Copa do Brasil: Santos 2x0 Paysandu; Botafogo 2x1 Sport de Recife.
cargas e cais propaganda2 humberto gomes orizon supplier
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Convés
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 São Luis 403 anos
 Copa 2014
 Copa Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE












Juiz Sergio Moro decide adiar depoimento de Lula na Lava Jato

O juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba, decidiu mudar a data do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até então previsto para o dia 3 de maio. Segundo a Folha apurou, a mudança ocorrerá a pedido da Polícia Federal. Moro deve adiar o depoimento de Lula para o dia 10 de maio.

A decisão de mudar a data do depoimento foi confirmada pelo próprio Moro à cúpula da PF, em reunião em Curitiba, há algumas semanas.

A polícia argumentou que precisaria de mais tempo para organizar a segurança no local e que o feriado do dia do Trabalho, 1º de maio, dificultaria ainda mais a operação.

O PT e movimentos alinhados ao partido preparavam forte mobilização para apoiar o ex-presidente. Caravanas estavam partindo de diversos pontos do país.

O processo em que Lula será ouvido é relacionado ao episódio do tríplex em Guarujá, litoral de São Paulo, em que o ex-presidente é acusado de ter recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS.

A defesa de Léo Pinheiro, sócio da empreiteira, entregou à Justiça Federal do Paraná documentos para tentar comprovar as afirmações de que o ex-presidente foi beneficiado pela reforma do apartamento.

Em depoimento na semana passada a Moro, o empreiteiro disse que o apartamento era de Lula.

Entre os documentos entregues estão o registro de que dois carros em nome do Instituto Lula passaram pelo sistema automático de cobrança dos pedágios a caminho do Guarujá entre 2011 e 2013. Não há, no entanto, documento que comprove que as viagens tiveram como destino o apartamento.

Há também registros de ligações telefônicas entre Pinheiro e pessoas ligadas a Lula, como Clara Ant, Paulo Okamotto, José de Filippi Jr. e Valdir Moraes da Silva (segurança), a partir de 2012. As listas trazem data e duração da conversa, mas não seu conteúdo.

Foram anexados ainda e-mails que mostram a agenda de Lula, na qual aparece a previsão de encontros com Pinheiro, e mensagens da secretária do instituto para Okamotto, que preside a entidade, avisando que o empresário havia ligado para falar com ele.

DEFESA - O advogado do petista, Cristiano Zanin Martins, afirmou que os documentos não comprovam as afirmações feitas pelo empresário, que classificou como uma "versão negociada para agradar" aos procuradores e destravar seu acordo de delação.

Na última quarta, a defesa de Lula apresentou documentos de recuperação judicial da OAS em que a empresa afirma ser a proprietária do tríplex do Condomínio Solaris.

Segundo Zanin Martins, o material reforça a tese da defesa de que é "impossível que o apartamento seja propriedade de Lula". (Bela Megale/de Brasília e Daniela Lima/Painel – Folha de S. Paulo)


Humildade - (Cora Coralina)

Senhor, fazei com que eu aceite
minha pobreza tal como sempre foi.

Que não sinta o que não tenho.
Não lamente o que podia ter
e se perdeu por caminhos errados
e nunca mais voltou.

Daí, Senhor, que minha humildade
seja como a chuva desejada
caindo mansa,
longa noite escura
numa terra sedenta
e num telhado velho.

Que eu possa agradecer a Vós,
minha cama estreita,
minhas coisinhas pobres,
minha casa de chão,
pedras e tábuas remontadas.
E ter sempre um feixe de lenha
debaixo do meu fogão de taipa,
e acender, eu mesma,
o fogo alegre da minha casa
na manhã de um novo dia que começa.

Fortaleza é a única cidade do Brasil entre os melhores
destinos para viajar em família

A capital do Ceará está entre os melhores destinos para se viajar em família em 2017 segundo pesquisa realizada pelo Airbnb. Fortaleza é a única cidade do Brasil na lista e garantiu a 9ª posição.

A campeã do estudo é a cidade de Osaka, no Japão. A pesquisa foi feita através da internet com famílias que tenham filhos maiores de idade. As informações são do portal InfoMoney.

O levantamento também apontou alguns comportamentos das viagens em família. Cerca de 34% das viagens incluem os avós e 20% amigos da família. A praia é o destino favorito (75%) e o carro é o meio de transporte mais utilizado (72%). As famílias também buscam comodidades como acesso ao wi-fi (64%) e piscina (49%).

O livro – uma viagem sem passaporte

Arrume as malas. Ponha tudo aquilo que você imagina que vai necessitar numa demorada viagem. Escova, creme dental, sabonete, roupas íntimas, toalha, medicamentos controlados. Arrume tudo, verifique mais uma vez se não está esquecendo nada.

Faça o seu próprio check-in, e despache a bagagem. Embarque, e procure o assento previamente escolhido, que a sua condição de idoso lhe garante privilégios. Sente na confortável cadeira, afivele o cinto e, boa viagem.

Pouco importa o itinerário do trem do Expresso Oriente para que você viva os percalços e descubra os segredos apontados por Agatha Christie. O que importa mesmo é a viagem feita ao lado de Hércule Poirot.

Não tem nenhuma importância a distância que vos separa do rio Ganges, pois, lendo algum livro relacionado, você vai se sentir banhando naquelas águas, sem se importar com os restos mortais que, ali se putrificados, boiam à procura de quem os devore.

Você jamais deixará cortar o cordão umbilical, será novamente uma criança traquinas e viverá momentos ímpares brincando nas areias das praias baianas, como qualquer um dos Capitães da areia, num destino que Jorge Amado transcreveu tão bem, e que, hoje, é uma atualidade mais importante que qualquer projeto social.

Casa Grande & Senzala, Gabriela (cravo e canela), Iracema, são tantos os livros que te permitem conhecer o Brasil sem levantar da cadeira, ou sem parar o balançar da rede armada na varanda. Qualquer livro é sim, uma boa viagem.

Numa viagem através do livro, você sente o cheiro do cajá umbu, da graviola, da terra molhada, o gosto do queijo de coalho com tapioca. A maravilha que é o açaí com tapioquinha e camarão salgado.

E, as viagens noturnas?

Um bom livro, uma pequena dose de conhaque para espantar o sono e permitir que você visualize todos os detalhes e as paisagens que as páginas de um livro oferecem. Vamos viajar?

O espelho cruel

Um rosto que demonstra cansaço e trabalho

Rugas no rosto são marcas indeléveis

Da passagem dos tempos na vida

Contam dias, contam meses, contam anos

Não escolhem gêneros nem tamanhos.

Rugas no rosto são marcas indeléveis

Da passagem dos tempos na vida

Embranquecem bigodes e sobrancelhas

Derrubam pálpebras, olhos e orelhas.

Rugas no rosto são marcas indeléveis

Da passagem dos tempos na vida

Anunciam Parkinson ou Alzheimer

Juntos, te levam para a coma na cama.

Rugas no rosto são marcas indeléveis

Da passagem dos tempos na vida

Não existe oração ou magia negra

Que te faça exceção da regra.

Parecer sobre Medida Provisória que cria Ministério dos Direitos Humanos pode ser votado nesta quarta-feira

A comissão que analisa a medida provisória que cria o Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria-Geral da Presidência da República (MP 768/17) reúne-se nesta quarta-feira (26) para votar o parecer do relator, deputado Cleber Verde (PRB-MA).

Pelo texto enviado pelo Executivo, o Ministério da Justiça ganhou a competência de cuidar da segurança pública e perdeu para o Ministério dos Direitos Humanos atribuições como a promoção da igualdade racial.

Já a Secretaria-Geral da Presidência da República passou a abranger o Programa de Parceria de Investimentos (PPI), o cerimonial da Presidência e as secretarias de Comunicação e de Administração.

A MP também ampliou competências do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que deverá realizar o acompanhamento de assuntos pertinentes ao terrorismo e às ações voltadas para a sua prevenção.

A comissão mista é presidida pelo senador Antônio Anastasia (PSDB-MG).

A votação do parecer será realizada no plenário 19 da ala Alexandre Costa, no Senado, a partir das 14 horas. (Agência Câmara Notícias)

Quem não aceita conselho.... leva pancada

Pesquisar na Internet nos dias atuais, não é coisa tão difícil assim. Não faz tanto tempo, escrevemos uma pequena crônica no Facebook, “afirmando” que o Moto Club (ou sua Diretoria – como queiram) estava perdendo tempo com a ascensão de Marcinho ao comando técnico do time, no momento mais crucial da temporada 2017.

Não deram ouvidos – e, tenho certeza, seria muita pretensão minha, achar que alguém tem obrigação de ler o que escrevo. Mas, se alguém ainda não aprendeu, já passou da hora de saber que, Assessoria de Imprensa é para tomar conhecimento (também) dessas coisas. É preciso saber e se dar conta, que é um trabalho profissional – e não apenas para escrever e divulgar o que lhe determinam.

Como diria o personagem Vampiro Brasileiro, vivido por Chico Anysio:

- Num creu n´eu, se finou-se!

E por que “momento crucial”?

Conquistar esse Campeonato Maranhense, tem apenas uma vantagem: a garantia da montagem de calendário oficial para o ano seguinte. Nada mais que isso. Principalmente com a organização e a valorização que a própria FMF dá ao evento.

Perguntamos na referida postagem: Marcinho vai ser o Técnico do Moto no Campeonato Brasileiro da Série C?

Não confundam alhos com bugalhos. Nem de longe pensamos em adjetivar o jovem pretenso Treinador como incompetente. Não. O caminho não é esse.

Aprender a cozinhar, a gente aprende é fritando um ovo, fazendo uma farofa; cozinhando arroz; descascando laranja; desossando um pedaço de carne. Ninguém aprende cozinhar em grandes eventos. Grandes eventos é lugar de “Master Chef”!

Resumo da ópera: o Moto está fora das competições oficiais de 2018 – ou terá que reconstruir seu caminho garantindo classificação na mesma Série C em 2018.

Culpa de quem?

Com certeza vai aparecer muita gente responsabilizando Marcinho pelo que não foi feito. Nem planejado.

Agora, faltando pouco menos de um mês para o início do Brasileiro da Série C, a diretoria motense vai ter que fazer tudo – na verdade, como sempre fez! – às pressas, incluindo a contratação de um Treinador. Infelizmente, com esse tipo de planejamento, nem Pepe Guardiola resolve.

Quem não aceita conselho – em alguns momentos, nem pancada resolve.

Comissão aprova obrigação de cardápio em braile em
restaurantes, bares e hotéis

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou proposta que obriga bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis a terem pelo menos um cardápio impresso em braile e um cardápio redigido com caracteres em fonte Times New Roman tamanho 28, para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), ao Projeto de Lei 4121/15, do ex-deputado Marcelo Belinati.

O substitutivo especifica a quantidade de cardápios em braile e com caracteres aumentados. A ideia, segundo o relator, é “oferecer maior precisão quanto à conduta exigida dos fornecedores e evitar onerar excessivamente os pequenos comerciantes, com o custo de aquisição de várias unidades”.

O projeto acrescenta dispositivo à Lei da Acessibilidade (10.098/00) e prevê que a medida entre em vigor 180 dias após a data de sua publicação.

Tramitação - Já aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, o projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara Notícias)

***************************************

Finanças aprova exigência de ambiente adequado para gari fazer refeição - A Comissão de Finanças e Tributação aprovou projeto que obriga os editais de licitação de coleta de lixo urbano a exigirem das empresas horário e local adequados para que seus funcionários, inclusive os terceirizados, possam fazer as refeições. O projeto (PL 5649/13) é de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Eni o Verri (PT-PR). A proposta altera a Lei de Licitações (Lei 8.666/93). “A aprovação do projeto é medida que se impõe, no sentido de conferir dignidade a essa categoria de profissionais [garis], atribuindo-lhes tratamento isonômico em comparação com os demais trabalhadores”, disse Verri.

Moro intima Marcelo Odebrecht e mais seis delatores a pedido de Palocci - O juiz federal Sérgio Moro intimou o empreiteiro Marcelo Odebrecht e mais seis delatores da Operação Lava Jato para prestarem novos depoimentos dia 5 de maio. A medida foi tomada a pedido da defesa do ex-ministro Antônio Palocci (Governos Lula e Dilma/Fazenda e Casa Civil) e de seu ex-assessor Branislav Kontic - o ex-ministro está preso desde setembro de 2016. "Desde logo, em vista do requerido, designo novo interrogatório dos referidos acusados para 5 de maio de 2017, às 14:00, perante este Juízo. Permanecem válidos os depoimentos anteriores e os novos interrogatórios versarão apenas sobre eventuais perguntas adicionais, em vista do teor dos acordos de colaboração e dos depoimentos prestados no acordo, da Defesa de Antônio Palocci Filho", determinou Moro.

_____________

José de Oliveira Ramos é jornalista, com experiência em rádio, jornal, tv e coberturas nas mais diversas áreas da Imprensa no Brasil e, em especial, em São Luís, onde atuou em veículos como Jornal O Estado do Maranhão, Jornal de Hoje, O Debate, Jornal Pequeno, Rádio Imprensa do Rio de Janeiro e Rádio Timbira. Escreve a coluna Drones & Radares, em Portosma às terças e sextas-feiras.