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Wilson Sons inicia operação de novo rebocador capaz de reduzir emissão e o efeito estufa
Embarcação é a primeira da série de seis rebocadores com este padrão a ser entregues até o final de 2023


Novo rebocador da Wilson Sons
A Wilson Sons iniciou, na última semana, a operação do primeiro de uma série de seis novos rebocadores da companhia, que trazem ao Brasil um conceito inovador. Com projeto Damen RSD 2513, a embarcação conta com novo design de casco que permite uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa, em função de uma hidrodinâmica mais eficiente. As duplas quilhas (twin fin) melhoram a navegação e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras, o que garante a redução de consumo de combustível e, consequentemente, de emissões. Além disso, as novas embarcações são as primeiras no País a seguirem o padrão IMO TIER III, que  promove a redução das emissões de óxidos de nitrogênio em mais de 75%, contribuindo para a melhora da qualidade do ar nos portos onde operam.  Este padrão é exigido em algumas regiões da América do Norte e Europa.

O novo rebocador, batizado com o nome de WS Centaurus, tem 91 toneladas de tração estática (TBP), o que o torna o rebocador mais potente a operar no Brasil. Além disso, tem notação de classe Escort Tug, é certificado para combate a incêndio (Fi-Fi 1) e possui 25 metros de comprimento e 13 metros de boca.

“A entrega dos novos rebocadores demonstra a relevância da inovação e da sustentabilidade para a Wilson Sons. Nesses mais de 180 anos de trajetória da companhia, buscamos sempre a vanguarda do mercado, por isso nossas embarcações estão trazendo para o Brasil padrões de eficiência energética inéditos no País”, afirma Márcio Castro, diretor executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons.

Próximas entregas - Construído no estaleiro da Wilson Sons, em Guarujá (SP), com projeto da Damen Shipyards, o WS Centaurus irá operar em São Luís do Maranhão, compondo a frota de 11 rebocadores que a companhia mantém na localidade para apoio nas operações de atracação e desatracação dos navios de minério de ferro, no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, bem como no Porto de Itaqui. O local onde a embarcação irá operar foi decidido em função dos grandes navios que lá atracam, quando todo o potencial de eficiência energética poderá ser aplicado. Outros dois novos rebocadores serão entregues ainda este ano – e os demais entrarão  em operação ao longo de 2023.

Estratégia de sustentabilidade - A entrega do primeiro dos seis novos rebocadores faz parte de um conjunto de ações relacionadas à estratégia de sustentabilidade que estão sendo adotadas pela Wilson Sons para contribuir com a economia de baixo carbono. Entre essas iniciativas em prol do meio ambiente, está a Central de Operações de Rebocadores (COR), localizada em Santos (SP). A COR monitora em tempo real a frota de 80 rebocadores distribuídos em toda a costa brasileira, definindo o melhor momento para a movimentação das embarcações, bem como a velocidade ideal das mesmas , sempre visando garantir maior eficiência no consumo de óleo diesel e, consequentemente, a redução de emissão de gases de efeito estufa.

No ano passado, a Wilson Sons também se tornou membro do CDP (Carbon Disclosure Project), na busca por alinhamento com as melhores práticas atuais em relação aos avanços para a agenda climática.  Para mais informações, confira o primeiro Relatório de Sustentabilidade da Wilson Sons, divulgado recentemente.

Sobre a Wilson Sons - A Wilson Sons é o maior operador integrado de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 180 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de óleo e gás, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Danthi Comunicações
Data da Notí£©a: 14/06/2022

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