Hoje é domingo, 07 de março de 2021, dia Fuzileiros Navais # Resultados de ontem: Sampaio Corrêa 0 x 2 Fortaleza; Macaé 0 x 2 Flamengo; Volta Redonda 1 x 0 Vasco da Gama; Limeira 1 x 0 Novorizontino e Santos 0 x 4 São Paulo.
mandacaru ColunaRAMOS granel quimica servimar engenharia
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Amigos da Marinha
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Consócio Alumar
Itaqui
 Site da Antaq
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 408 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos
Hinos do Brasil

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Oficina ferroviária em Imperatriz é exemplo de práticas sustentáveis no Maranhão
Iniciativas proporcionam reutilização de água e reciclagem de insumos e recursos naturais


As práticas sustentáveis ganham cada vez mais espaço entre grandes empresas que reconhecem a preservação do meio ambiente como uma forma de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. Um exemplo disso vem sendo executado pela VLI – companhia de soluções logísticas responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins, e pela operação do Terminal Portuário São Luís –, que promove o cuidado com os recursos naturais por meio de pequenas mudanças e adaptações na rotina da empresa no Maranhão.

Na oficina da companhia, em Imperatriz, área certificada pelo Selo Verde (título dado a empresas e instituições que adotam alternativas de menor impacto ambiental), práticas que vão desde o uso de lâmpadas de LED e torneiras com temporizador ao redirecionamento de baterias, sucatas e óleo para reciclagem, fazem parte do dia a dia.

Cada gota conta - A reutilização de água residual de ar-condicionado em baterias usadas nas locomotivas é um exemplo de uso consciente e eficiente. Mais de 950 litros são coletados de cada aparelho, mensalmente, e armazenados para reutilização. O sistema implantado possibilitou a redução do uso de água e economia com a compra do insumo. Se chover em Imperatriz, a oficina também aproveita. O líquido é captado do telhado e armazenado em caixas com capacidade para até 10m³. Depois, o recurso é utilizado na lavagem de oficinas, rega de plantas, entre outras atividades.

Outro ponto importante é a destinação de alguns materiais. Para se ter ideia, em 2020, a unidade direcionou para reciclagem mais de 1,7 mil toneladas de sucatas entre bateria, roda ferroviária e demais materiais essenciais, mas que perdem o uso principal quando atingem um nível de desgaste. “Esse cuidado com os recursos naturais faz parte do nosso propósito em compartilhar valor e promover o cuidado com o meio ambiente”, ressalta Evandro dos Reis, gerente de manutenção da VLI.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: W Comunicação
Data da Notí£©a: 05/02/2021

Untitled