Hoje é domingo, 29 de novembro de 2020, dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino # A cidade de São Luís tem hoje mais um dia de eleições. Vota o segundo turno para escolher entre Eduardo Braide e Duarte Jr que será o prefeito da capital maranhense pelos próximos quatro anos.
mandacaru alumar40anos granel quimica servimar engenharia
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 408 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











MOB inicia licitação para concessão do serviço de ferry-boat entre Ponta da Madeira e Cujupe
Serão quatro novas embarcações em cada lote, totalizando oito novas embarcações em contrato de 20 anos


Reunião do MOB para licitação de novos ferrys
O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), realizou, nesta terça-feira (3), a 1ª etapa da licitação (nº 001/2020) para a concessão do serviço público de transporte aquaviário intermunicipal (ferry-boat), para a realização da travessia entre São Luís, através do Terminal da Ponta da Espera, e Alcântara, no Terminal do Cujupe.

Essa 1ª etapa consistiu no recolhimento da habilitação e propostas das empresas, que agora serão analisadas pelo corpo técnico da MOB, e, após análise detalhada, serão divulgados os resultados e as empresas devidamente chamadas.

A empresa ganhadora dos lotes terá o direito de explorar os serviços do terminal pelos próximos 20 anos, além da previsão de implementação de novas embarcações.

Serão quatro novas embarcações em cada lote, totalizando oito novas embarcações, a partir do 4º ano do contrato, e, assim, sucessivamente, com uma embarcação nova a cada ano para a melhoria da prestação do serviço de acordo com o edital.

Atualmente o transporte é feito por duas únicas empresas: Internacional Marítima e Serviporto. Segundo dados da Wikipédia, a frota que atende toda a demanda, que chega a superar q milhão de passageiros por ano é formada por embarcações precárias, mas que de uma certa forma evoluíram com o passar dos anos.

Segundo a enciclopédia online Wikipédia, “Na década de 1990, o único ferry a ligar São Luís e o Cujupe era o "Itaúna" da Internacional Marítima, inaugurado em setembro de 1995. Hoje, várias outras embarcações fazem a mesma travessia. Para o transporte de passageiros e cargas, a Servi-porto possui: Ferry-Boat Tutóia, Ferry-Boat Baía de São José e Ferry-Boat Araioses, com capacidade para mais de 1000 passageiros e 70 veículos, em média, por embarcação. A Internacional Marítima possui o: Ferry Boat Alcântara, Ferry Boat Baía de Marcos I, Ferry Boat Cidade de Cururupu e Ferry Boat Cidade de Pinheiro, além do Ferry Boat Itaúna. Diariamente, são realizadas 12 viagens no sentido Ponta da Espera-Cujupe e vice-versa, podendo ser feitas viagens extras em dias de maior movimento, como nos feriados, somando até 20 viagens.”

Lugar: PORTOSMA
Fonte: MOB/Jornal Pequeno
Data da Notí£©a: 23/11/2020

Untitled