Hoje é domingo, 29 de novembro de 2020, dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino # A cidade de São Luís tem hoje mais um dia de eleições. Vota o segundo turno para escolher entre Eduardo Braide e Duarte Jr que será o prefeito da capital maranhense pelos próximos quatro anos.
Formula Um pilatesana propaganda1 ColunaRAMOS
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
Comandante RAMOS
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 408 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru
TV no Brasil: 70 anos

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Empresa Maranhense de Administração Portuária faz manutenção de berços no Porto do Itaqui
Esse serviço é necessário por contribuir para manter o nosso diferencial competitivo, afirma o diretor da Emap


Navio em operação de dragagem
O pacote de obras de melhorias da infraestrutura do Porto do Itaqui ganhou reforço na última semana com os serviços de monitoramento da profundidade (batimetria) e dragagem de manutenção nos berços 100 a 104. De forma simultânea foi realizado também o monitoramento ambiental de todo o processo, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão. As obras incluem ainda a recuperação estrutural dos berços, pavimentação de vias de acesso e manutenção das defensas e dos sistemas elétrico e de combate a incêndio.

A manutenção dos berços foi realizada em 48 horas de serviços: enquanto a dragagem retira do fundo do mar sedimentos que vão se acumulando em razão de fatores naturais, como o assoreamento, a batimetria faz o acompanhamento da profundidade dos berços e canal interno por meio de equipamentos de ultrassom.

Trata-se de um serviço necessário, contínuo e obrigatório a todos os portos, exigido por lei para garantir a segurança da navegação e manter condições originalmente licenciadas e/ou validadas junto à Autoridade Marítima, que homologa os resultados finais. “Esse serviço é necessário por contribuir para manter o nosso diferencial competitivo e mais importante para garantir a segurança da navegação”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

Em agosto foram iniciadas as operações do Novo Tegram, que aumenta a capacidade de escoamento total do Itaqui para 20 milhões de toneladas/ano. E está em fase de comissionamento (testes) a nova estrutura do terminal da COPI, que elevará a capacidade de movimentação de fertilizantes para 3,5 milhões de toneladas anuais. O aumento constante de movimentação e a atração de novos negócios passa também pela manutenção da infraestrutura portuária, eixo estratégico de ação da EMAP.

Lugar: portosma
Fonte: Site da Emap
Data da Notí£©a: 04/11/2020

Untitled