Hoje é 13 de agosto de 2020, dia do Economista # Depois de sofrer a segunda derrota consecutiva, desta vez para o Atlético Goianiense por 3x0, o Flamengo ocupa até então inédita posição de lanterna do Brasileirão.
Papai Noel Formula Um cargas e cais propaganda1
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Tribunal Marítimo comemora o seu aniversário de 86 anos de serviços a Marinha do Brasil
Como parte do evento, foi inaugurado um quadro em azulejo do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva


O Tribunal Marítimo é um órgão autônomo, com jurisdição em todo o território nacional, auxiliar do Poder Judiciário, vinculado ao Comando da Marinha, que tem como atribuições julgar os acidentes e fatos da navegação marítima, fluvial e lacustre, bem como manter o registro geral de embarcações e armadores. Este ano, por conta das restrições e dos protocolos de segurança em razão do novo coronavírus, a cerimônia de comemoração pela passagem dos 86 do Tribunal foi atípica.

No convite distribuído aos convidados virtuais, o Juiz-Presidente, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, já informava que “tendo em vista as medidas de isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo covid-19, a Sessão Solene alusiva aos 86 anos do Tribunal Marítimo será realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo Canal do TM no YouTube”. O evento foi realizado na última segunda-feira, 6 de julho, com a participação de diversas autoridades das mais diversas Forças e patentes.

Após o encerramento da transmissão online, uma fechada cerimônia foi realizada na sede do Tribunal. Por iniciativa e doação do CMG Elson de Azevedo Burity, foi inaugurado um quadro do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva. O quadro, de autoria do artesão maranhense Milton Machado Sousa, segundo o Comandante Burity, “representa uma eterna propaganda da arte dos azulejos, tão tradicional na cultura do Maranhão”.

Breves palavras do CMG Elson de Azevedo Burity relativas à doação do quadro do Almirante Barroso ao Tribunal Marítimo

Com a devida vênia do Senhor Almirante Presidente, gostaria de registrar rápidas palavras pelo transcurso dos 86 anos de criação do nosso Tribunal Marítimo.
Nas ocasiões em que fui designado organizador e coordenador editorial do livro comemorativo dos 80 e 85 anos do Tribunal Marítimo, percebi a ausência do grande herói da Batalha Naval do Riachuelo, Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, no acervo que compõe a galeria dos nossos quadros.

Aproveitando a cultura maranhense na arte dos azulejos, pude contar com a expertise do conhecido artesão Milton Machado Ramos e o apoio da impressão digital realizada pelo meu irmão, o Senhor Elvandro de Azevedo Burity.

Parabenizando o nosso Tribunal Marítimo pelo transcurso de seus 86 anos de intensa atividade direcionada, principalmente, para a segurança da navegação e agradecendo a presença dos senhores e senhoras, gostaria de relembrar os célebres sinais do Almirante Barroso, içados nos mastros do navio capitânia, a Fragata Amazonas, no dia 11 de Junho de 1865, na confluência das águas dos rios Paraná e Riachuelo, sedimentando a vitória da Esquadra Brasileira contra o inimigo:

- Sustentar o fogo que a vitória é nossa!

- O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!

Parabéns Tribunal Marítimo!

Justiça e Segurança para a Navegação.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Tribunal Maritimo
Data da Notí£©a: 07/07/2020

Untitled