Hoje é 14 de agosto de 2020, dia do Cardiologista # O circo da fórmula um está de volta neste domingo para mais um gp. Desta vez o grande prêmio da Espanha. Das cinco corridas do ano, Hamilton venceu 3, Bottas 1 e Verstappen 1.
alumar40anos cargas e cais propaganda2 Papai Noel
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Com restrições sanitárias, bares e restaurantes reabrem ao público na Grande São Luís
O governo do Maranhão também autorizou a reabertura das praças de alimentação dos shoppings


Há pouco mais de três meses com as portas fechadas, bares, restaurantes e lanchonetes de São Luís voltam a receber o público, neste sábado (27), como parte da quinta etapa da retomada gradual da economia determinada pelo governo do Estado, por meio da Portaria nº 42. Esses estabelecimentos estão permitidos a funcionar, mas com restrições; uma delas é a proibição do atendimento na modalidade self-service, para os restaurantes, além das medidas de bio-segurança para garantir que clientes não sejam infectados pelo novo coronavírus e/ou nem possam infectar os outros.

Entre as orientações para a volta do funcionamento dos estabelecimentos, determinadas pela Portaria nº 42, está a dispensação de guardanapos de papel devidamente protegidos ou embalados, assim como os de tecido que podem ser levados ao cliente após ele ter ocupado a mesa.

Os espaços deverão ser higienizados sempre que outras pessoas precisarem usar, assim como será exigida a troca das toalhas sem a opção de reaproveitamento. Entrada e número de clientes deverão ser controlados (a lotação não pode ultrapassar 50% da capacidade do local), para evitar aglomerações respeitando sempre a distância de 2m por pessoa.

Os cardápios, quando existentes, devem ser produzidos em materiais de fácil limpeza, materiais descartáveis ou, se possível, disponibilizado de modo virtual para o rápido e fácil acesso do cliente. Mesas e cadeiras deverão continuar respeitando a medida de dois metros de distanciamento. Os recintos deverão ter boa ventilação, e, para isso, precisam estar com janelas e portas abertas. Em caso de o espaço ser climatizado, os proprietários deverão garantir a manutenção dos aparelhos, conforme recomendações das legislações vigentes.

Para aumentar a segurança sanitária aos usuários, os estabelecimentos deverão oferecer formas de pagamento como a tecnologia contactless, a qual permite a efetivação de transações e compras apenas aproximando o cartão da maquininha. Em caso desse sistema não estar disponível, os equipamentos deverão ser higienizados com álcool 70 sempre que forem utilizados.

O documento também determina a proibição de atrações musicais, culturais e de qualquer tipo que promova aglomeração ou movimentação acima do convencional. Além disso, estabelece os seguintes horários para funcionamento para Bares e Restaurantes: almoço, das 11h às 15h, lanches, das 10h às 00h, e jantar, das 18h às 00h. As padarias manterão os horários previstos no Decreto anterior que definira o funcionamento das 6h às 20h.

A Portaria nº 42, que aprova protocolo específico de medida sanitária segmentada para funcionamento de bares, restaurantes e afins, com as demais normas e medidas está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde em: www.saude. ma.gov.br/portarias.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Governo do Maranhão
Data da Notí£©a: 27/06/2020

Untitled