Hoje é 12 de agosto de 2020, dia Internacional da Juventude e dia nacional das Artes # O Sampaio Corrêa engata a segunda derrota consecutriva na série B. Desta vez em casa, no Castelão, para o Juventude do Rio Grande do Sul, de 1x0.
orizon supplier presidentesdobrasil osvaldo rocha granel quimica
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Ministério da Infraestrura autoriza para o ano de 2021 exploração de área no Porto do Itaqui
De acordo com PDZ do porto do Maranhão, a área tem vocação para indústria de trigo e deve ser licitada


Porto do Itaqui, São Luís-Maranhão
Em portaria publicada nesta terça, 9 de junho 2020, o Ministério da Infraestrutura autoriza a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária a explorar indiretamente áreas não afetas às operações portuárias do Porto do Itaqui (MA). Segundo o documento, essas áreas estão limitadas aos termos de proposta encaminhada pela EMAP que consta no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do porto público do Maranhão, cuja atualização foi aprovada pelo Minfra no início deste mês. Áreas não afetas são, de acordo com a legislação (Portaria SEP/PR nº 409/2014), “aquelas destinadas a atividades diversas da movimentação de passageiros e da movimentação ou armazenagem de mercadorias destinados ou provenientes de transporte aquaviário, incluindo as de caráter cultural, social, recreativo, comercial e industrial”.

A área delimitada no PDZ do Itaqui é de 13.092,15 metros quadrados, destinada à industrialização de trigo. O EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental apresentado pela EMAP foi aprovado pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e a partir de agora a empresa está autorizada a iniciar um processo licitatório para Cessão de Uso Onerosa, previsto para 2021. “Esta é uma ação prevista no nosso novo PDZ, que mapeia todas as áreas que serão trabalhadas em curto, médio e longo prazos dentro do Porto do Itaqui e demonstra o respeito do Minfra pelo trabalho que vem sendo realizado por nossa equipe técnica”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.

Cabe à EMAP, na qualidade de Autoridade Portuária, analisar a situação de cada área e qual atividade é mais indicada para elas. No PDZ do Porto do Itaqui, dentre outras informações, está a relação de suas áreas afetas e não afetas à operação portuária e as diretrizes sobre a sua utilização. Como se trata de um documento dinâmico, em constante atualização, a Autoridade Portuária pode solicitar alteração do seu PDZ junto à SNPTA caso surja uma nova oportunidade não mapeada.

Também faz parte das ações do Governo Federal no Maranhão o arrendamento de quatro terminais de granéis líquidos no Porto do Itaqui, em São Luís. Serão três contratos de 25 anos e um de 20 anos, com previsão de realização do leilão no segundo semestre deste ano. O leilão também será na modalidade de maior valor da outorga.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: EMAP
Data da Notí£©a: 14/06/2020

Untitled