Hoje é sábado, 29 de maio de 2020, dia das Bandeiras e dia do Geólogo # São Luís inicia agora o sexto dia de abertura parcial do comércio. Se o monitoramento do sistema de saúde não apontar nenhum alerta fora do previsto, a retomada geral deve ser mesmo confirmada para o primeiro dia do mês de junho.
propaganda2 granel quimica humberto gomes presidentesdobrasil
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar
Presidentes do Brasil
Farol de Mandacaru

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Com o fim do lockdown algumas atividades como indústras e transportes reiniciam as operações
Proposta a ser anunciada hoje é de reabertura de lojas e shoppings na próxima quinta-feira, dia 21


O lockdown na Ilha de São Luís, envolvendo as cidades de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar terminou neste domingo (17). A partir de hoje, segunda-feira (18), voltam às mesmas regras que valiam antes do lockdown, no início do mês. Ou seja, continua havendo restrições, só que mais leves.

A semana começa sem rodízio de veículos e voltam a funcionar normalmente atividades que já funcionavam antes da parada total como supermercados (com metade da capacidade), delivery de alimentos,  farmácias, óticas, drive thru, serviços de entrega e retirada de lavanderia, lojas de tecido, oficinas, postos de combustível e lojas de material de construção. Apesar do Presidente ter liberado atividades como salões de belezas, academias e barbearias, o governado Flávio Dino achou por bem mantê-las fora do que ele considera atividades essenciais.

Continuam vetados estabelecimentos como academias, shopping centers, cinemas, teatros, bares, casas noturnas, salões de beleza e atendimento em restaurantes e lanchonetes (com exceção de delivery e drive-thru). As regras são obrigatórias para a Ilha de São Luís. Para as outras cidades – Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar -, o prefeito pode estabelecer regras mais flexíveis, dependendo do número de casos do coronavírus. Se o prefeito não editou ou não editar nenhuma norma, valem todas as citadas acima.

Fica mantido também o uso obrigatório de máscaras em locais públicos e privados de uso coletivo. O que muda são as restrições de entrada e saída de veículos da Ilha de São Luís que voltam a ser liberadas, embora com algumas restrições. No caso dos transportes públicos, os ônibus voltam a parar em todos os pontos, como antes. O ferry boat volta a operar normalmente para todos os passageiros. Transporte por aplicativo continua normal.

Apesar de finalmente as autoridades estaduais e municipais acenarem com algum tipo de relaxamento, o consenso geral é de o isolamento social ainda é a principal arma para combater o coronavírus. Então a recomendação é ficar em casa e só sair se for realmente necessário. As aulas continuam suspensas até o dia 01 de junho e as repartições públicas, estaduais e municipais, só recomeçam o atendimento público na próxima segunda-feira, dia 25 de março.

Estas regras estão valendo até pelo menos quarta-feira (20), quando o governador do estado do Maranhão, em comum acordo com a Prefeitura de São Luís, deve publicar um novo decreto com regras para mais explicitas. A expectativa dos empresários do setor de comércio é que lojas e shoppings voltem a funcionar já nesta quinta-feira, dia 21.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: SecomMA / Jornal Pequeno
Data da Notí£©a: 13/05/2020

Untitled