Hoje é terça-feira, 28 de janeiro de 2020, dia da Abertura dos Portos às Nações Amigas (1808) e dia do trabalhador Portuário # Na estréia do Sampaio Corrêa no campeonato maranhense a Bolívia Querida goleou a fraquissíma equipe do São José pelo placar de 7x1. O Tubarão volta a campo neste sábado, contra o MAC, às 16h30, no Castelão.
cargas e cais orizon supplier propaganda1 mandacaru
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Na festa de premiações da ANTAQ o porto do Itaqui, no MA, leva três prêmios
Destaque em Índice de Desempenho Ambiental e mais dois troféus em Artigo Técnico e Científico


Ted Lago na festa de premiação da ANTAQ
Com três premiações, o Porto do Itaqui foi destaque no Prêmio ANTAQ 2019, entregue nesta quarta-feira, 11, em Brasília. O porto público do Maranhão é top 3 em Desempenho Ambiental pelo IDA – Índice de Desempenho Ambiental e levou dois troféus em Artigo Técnico e Científico, único porto premiado nessa categoria. O presidente do Itaqui, Ted Lago, participou da cerimônia ao lado da equipe técnica representada pelo analista Alexandre Sá dos Santos e pela assessora Isabella Pearce.

O Prêmio ANTAQ, em sua terceira edição, foi criado com o objetivo de reconhecer iniciativas que contribuam para melhorar o serviço prestado pelas empresas de navegação e pelas instalações portuárias reguladas pela agência, além de fomentar a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas relacionadas à operação e gestão no setor aquaviário.

Além das categorias em que o Itaqui foi contemplado, neste ano foram premiados trabalhos em Maior evolução anual do IDA, categoria Desempenho Ambiental; Qualidade de Atendimento ao Usuário e também Iniciativas Inovadoras.

TOP 3 - A premiação em Brasília formalizou um resultado já divulgado pela ANTAQ em setembro, que marcou a volta do Itaqui ao top 3 em gestão ambiental entre os portos públicos do Brasil. Com 95,48 pontos, o Porto do Itaqui está à frente de Pecém (90,80) e Santos (83,32). Lideram o ranking os portos de Itajaí (SC) e Paranaguá (PR). No Complexo Portuário do Maranhão o porto público do Maranhão fica na liderança, com pontuação superior aos terminais privados de Ponta da Madeira, da Vale (91,79) e o da Alumar (76,55).

Referência no setor portuário, o IDA é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações. “Esse resultado demonstra a relevância que o Porto do Itaqui dá à gestão ambiental, colocando-a no centro de seu modelo de negócio, demandando práticas e processos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Em 2018 nos tornamos um dos poucos portos públicos do Brasil a receber a certificação ISO 14001:2015, o que aumentou ainda mais a nossa responsabilidade socioambiental, um compromisso diário de melhoria contínua que envolve toda a comunidade portuária”, afirma o presidente do Itaqui, Ted Lago.

Os artigos científicos inscritos pelo Itaqui levaram os segundo e terceiro lugares: “Responsabilidade socioambiental como investimento estratégico de portos públicos”, produzido pela assessora de planejamento, Isabella Pearce, e pela gerente da área jurídica, Gabriela Heckler; e “Proposição de método para formulação de plano operacional no contexto dos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) dos portos brasileiros”, produzido pelo analista de soluções integradas, Alexandre Sá dos Santos, em coautoria com integrantes do Laboratório de Transportes e Logísticas (LabTrans) da Universidade de Santa Catarina.

Em primeiro lugar foi contemplado o artigo “Portos brasileiros – manuseio de granéis vegetais e Data Envelopment Analysis (DEA)”, de Carlos Alberto Ayupe Vitoi, fruto de uma dissertação de mestrado apresentada à UnB – Universidade de Brasília.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assessoria Emap
Data da Notí£©a: 15/12/2019

Untitled