Hoje é quarta-feira, 11 de dezembro de 2019, dia do Engenheiro # Termina o Brasileirão e a novidade é o Cruzeiro rebaixado e vai disputar pela primeira vez a Série B
orizon supplier jose oliveira propaganda2 granel quimica
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Capitania dos Portos e Soamar entregam medalhas e diplomas de Amigos da Marinha
O Comandante do IV Distrito Naval mandou uma mensagem especial aos novos soamarinos do Maranhão


Comandante Dutra, agradece aos presentes e anuncia despedida
Por Carlos Andrade, da Redação

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão e a Sociedade Amigos da Marinha – Soamar, realizou, no último dia 29 de novembro, na área externa da sede da SOAMAR-MA, no Jenipapeiro, a cerimônia de entrega da Medalha "Amigo da Marinha". O evento foi presidido pelo Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Márcio Ramalho Dutra e Mello, tendo como co-anfitrião da noite o presidente da Soamar, Jobert José Salgado Filho.

A solenidade foi conduzida pela mestra de cerimônia a Terceiro Sargento Ana e teve a participação de autoridades civis e militares. A cerimômnia começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pelo intérprete Alessandro Batista, tendo logo em seguida a leitura da mensagem do Vice Almirante Newton de Almeida Costa Neto, Comandante do IV Distrito Naval, lida pela mestra de cerimônia, endereçadas especialmente aos novos Amigos da Marinha do Maranhão do Maranhão:

AMIGO DA MARINHA

A origem etimológica da palavra amizade encontra abrigo no vocábulo latim amicus (“amigo”). Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Posso acrescentar que amizade também pode ser definida como família eleita, pois são pessoas que escolhemos conviver e compartilhar desafios e êxitos.

Envolto nesse contexto de apreço e respeito recíproco, o Patrono da Soamar, que neste ano é homenageado pelo Centenário de seu nascimento, Almirante de Esquadra MAXIMIANO EDUARDO DA SILVA FONSECA, por meio de um ato visionário fundou a Associação Santista dos Amigos da Marinha em 1979, a hodierna e imprescindível Sociedade Amigos da Marinha, a SOAMAR. Assim, no dia 6 de novembro celebramos o Dia Nacional do Amigo da Marinha, uma vez que é a data de nascimento do mencionado Chefe Naval, idealizador desse grande Círculo de Amigos.

Nos Estados que compõem a área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, - Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, a atuação dos valorosos membros da SOAMAR confere singular significado à palavra AMIGO, uma vez que atuam em terreno fértil na difusão dos costumes marinheiros, da mentalidade marítima e fluvial, no combate à cultura do risco, na conscientização política e estratégica para a sociedade, bem como na propagação dos projetos de interesse para a Marinha do Brasil, principalmente aqueles relacionados às Regiões Norte e Nordeste.

Inconteste que os membros de nossas Soamares, por conhecerem e compreenderem melhor a vida, a cultura, os problemas e os desafios regionais, proporciona grande apoio ao trabalho secular da Marinha na Amazônia Oriental. Esta conduta fomenta uma indissociável parceria no desenvolvimento de inúmeros projetos, na disseminação da mentalidade marítima e fluvial, de boas práticas ambientais, de fomento ao bem estar social e diversas outras ações com propósitos equivalentes.

É cediço que a Força Naval goza de destacado apreço e confiança em nossa sociedade civil. Grande parte desse patrimônio moral é fruto do trabalho discreto e infatigável dos nossos Soamarinos, visto que os mesmos desfrutam de amplo prestígio em seus diversos segmentos de convívio, bem como conferem rápida e efetiva capilaridade aos temas de interesse da Marinha e do País.

Diante do exposto, por dever de justiça, saúdo e enalteço os homens e mulheres que se dedicam, voluntariamente, no apoio às atividades desenvolvidas por nossa Instituição. Nesse sentido, torno pública minha admiração pela motivação que os movem, de forma espontânea e sincera, ao encontro dos nossos princípios e valores.

Nesse contexto de plena cooperação, dou boas vindas aos agraciados com o Título Amigo da Marinha. Lembro, porém, que o Diploma em suas mãos significa mais do que um reconhecimento pelos serviços prestados, representa um pacto de colaboração mútua, com duas vias de responsabilidade e de profícua camaradagem.

Por derradeiro, em nome do Comando do 4º Distrito Naval, representante de aproximadamente 3.500 militares e civis, homens e mulheres que compõem a Marinha do Brasil no Portal da Amazônia, agradeço pela simbiose estabelecida, ao mesmo tempo em que os concito a manterem-se constantes, ativos e intensos na empreitada que lhes é conferida.

Senhoras e senhores ajustem o pano e mantenham-se firmes, impulsionados pelo Fogo Sagrado que alimenta os corações e mentes dos apaixonados pelos mares, rios e por nossa Marinha do Brasil.

Trabalhem junto conosco e confiem na invicta Marinha de Tamandaré!
VIVA A MARINHA!


Vice Almirante Newton de Almeida Costa Neto
Comandante do IV Distrito Naval

Foram agraciados com a Medalha Amigo da Marinha, as seguintes personalidades civis e militares:

*** Antonio Fernandes Cavalcante Júnior – Advogado                                
*** Carlos Orleans Brandão Júnior – Vice-Governador do Maranhão
*** Felipe Maranhão Mussalém - Empresário
*** Francisco José da Silva Dias – Vice-Diretor do ICMAR
*** José Sales Kolenik Mozor – Capitão de Longo Curso
*** Lidia Pflueger Pereira dos Santos – Advogada
*** Luciano Freitas e Sousa Filho – Comandante do 24º BIS
*** Luiz Carlos Passos Macedo – Gestor de Operações Portuárias
*** Marcelo Castelo de Carvalho – Chefe da Antaq SLZ
*** Marcos Davi Silva – Apresentador de TV
*** Maria Francisca Gualberto de Galiza - Juíza
*** Paolo Maranhão Mussalém – Diretor do Colégio Santa Fé
*** Paulo Alexandre Correia de Oliveira Salvador – Diretor Executivo
*** Pedro Lucas Fernandes Ribeiro – Deputado Federal
*** Pedro Robson Holanda da Costa – Secretário da FIEMA
*** Rafael Tavares Silva – Supervisor Náutico da Vale
*** Roberto Carvalho Veloso  – Juiz Federal
*** Roberto Coelho Rocha – Senador da República
*** Rodrigo José Fontes de Almeida – Vice-Diretor do CLA
*** Saulo Gonzalez Boucinhas - Advogado

Quem agradeceu em nome de todos os homenageados foi a Juíza e agora soamarina Maria Francisca Gualberto de Galiza que proferiu o seguinte discurso:

Excelentíssimo Senhor Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra, Márcio Ramalho Dutra e Mello; Ilustríssimo Senhor Presidente da Sociedade Amigos da Marinha, Dr. Jobert José Salgado Filho e demais integrantes da SOAMAR/MA aqui presentes. Excelentíssimo Senhor Carlos Orleans Brandão Júnior, vice-governador do Estado do Maranhão, em nome de quem saúdo as demais autoridades políticas, civis e militares aqui presentes; Excelentíssimo Desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, em nome de quem saúdo as demais autoridades do Poder Judiciário aqui presentes. Excelentíssimos Senhores agraciados com a Medalha Amigos da Marinha, a quem cumprimento na pessoa do vice-governador do Estado do Maranhão, Dr. Carlos Orleans Brandão Júnior.

Senhoras e Senhores:

Não é sempre que tenho a oportunidade de me manifestar publicamente em agradecimento, mas é com grande honra que o farei, singelamente. O meu contato com a mais antiga Força a atuar na defesa das águas marítimas e fluviais de nossa nação nasceu do envolvimento que tive com meu esposo, Nilo Alberto Monteiro Carvalho, a partir do ano de 2007, quando fui levada para participar dos eventos patrocinados por esta Capitania e a conhecer a Sociedade Amigos da Marinha. Foi com grande alegria que recebi a presente homenagem, através dessa Medalha, a qual para mim é motivo de grande orgulho e felicidade. Através desse contato, tive a oportunidade de conhecer e conviver com homens e mulheres de grande coragem, honradez, dignos de modelo e inspiração, fato esse que me levou a compartilhar essa experiência com outras pessoas.

Sinto-me profundamente honrada com esse reconhecimento, mas devo admitir que minhas realizações são mínimas comparadas àqueles que deixam suas casas e se lançam ao mar, com o intuito de proteger e guardar a costa brasileira, centenas de cidadãos cujos atos de coragem e bravura nos inspiram. Somos marcados por ausência de memórias diante da rapidez com que as informações atravessam as nossas vidas. Este momento em que celebramos o que foi realizado através dessa tão grande homenagem também é uma forma de reviver e reconhecer todo o trabalho aqui já realizado. Somos herdeiros de todos aqueles que estabeleceram a paz, a tranquilidade, carregando conosco a lição e o exemplo para os tempos atuais, especialmente no símbolo da Marinha, aqui representada. É na companhia desses homens e mulheres que integram as fileiras dessa armada, que inspiram a todos nós homenageados, nossos familiares e as gerações futuras, com quem partilho essa grandiosa homenagem, na esperança de renovarmos nossas forças e motivação para avançar juntos.

Agradeço também à SOAMAR, na pessoa de seu presidente JOBERT JOSÉ SALGADO FILHO e ao Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra, MÁRCIO RAMALHO DUTRA E MELLO, destacando o seu trabalho na promoção da Marinha, suas atividades, sua missão, como forma de agregar indivíduos, reunir interesses e integrar pessoas junto à Marinha, com o intuito de aproximá-la de todos os cidadãos maranhenses. Em especial, dedico essa Medalha a meu marido, que ingressou na Marinha desde cedo, a ela se dedicou e nela adquiriu sua formação profissional. Tudo deve a essa armada marítima, e é quem me serve como inspiração.

Assim, declaro meu profundo amor e respeito aos Amigos da Marinha e, portanto, ao Brasil.

A todos, o meu profundo agradecimento em meu nome e de todos os homenageados. Obrigada.


Logo em seguida fez uso da palavra o presidente da Soamar do Maranhão, Jobert José Salgado Filho, que fez questão de enaltecer a figura do então Ministro da Marinha, o Almirante de Esquadra Almirante Maximiliano Eduardo Silva da Fonseca, criador da Soamar. “A Soamar foi criada há 40 anos tendo como uma de suas finalidades, também, a de congregar as e personalidades que tenha recebido a Medalha de Amigo da Marinha. A Soamar do Maranhão – que também completou 40 anos no último dia 18 de junho, é uma instituição sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, e contribuindo sempre para o fortalecimento da mentalidade marítima e divulgando os valores e ações da instituição Marinha”, afirmou Jobert Salgado Filho.

Ele lembrou ainda “que a Soamar do Maranhão está integrada a Capitania dos Portos desenvolvendo em harmonia as ações cívicas, sociais e culturais, dando apoio incondicional à Marinha no Maranhão. Por isso convido aos senhores e senhoras que estão recebendo a Medalhas de Amigos da Marinha que se associem a nossa Soamar e que venham juntar fileiras e nos ajudar a desenvolver os objetivos e as ações da nossa instituição em benefício do mar, da Marinha e do Brasil”.

O cantor e interprete Alessandro Batista ainda executou duas músicas no decorrer da solenidade: Cisne Branco e o Hino da Soamar.

Ao proferir as palavras finais da solenidade, o Capitão dos Portos deu um tom de agradecimento e de despedida em sua fala, uma vez que logo nas primeiras semanas de janeiro de 2020 deve passar o Comandando da CPMA. “Quero agradecer a acolhida que o Maranhão dispensou a mim e a minha família, sobretudo a esta Soamar, a quem devo fazer um agradecimento especial. As Soamares representam instituições que servem para apoiar as nossas ações. Por isso eu agradeço a cada um dos senhores e senhoras por se tornarem Amigos da Marinha, o que representa mais gente conosco nessa missão nobre em prol da Marinha e do Brasil”, concluiu.

Veja a seguir fotos da solenidade.




  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 02/12/2019

Untitled