Hoje é sábado, 16 de novembro de 2019, início em todo o país a Semana da Música # Logo mais, as três da tarde, tem o treino oficial para definir o grid do grande prêmio do Brasil de fórmula um, que acontece neste domingo, em Interlagos, às 14 horas.
humberto gomes internacional maritima orizon supplier jose oliveira
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Emap garante ao porto do Itaqui nova habilitação para operar com produtos agropecuários
Novas regras do Ministério da Agricultura passam a valer a partir do dia primeiro de dezembro deste ano


A palestra foi uma parceria da EMAP com a Vigiagro
A partir de dezembro, o Ministério da Agricultura passa a exigir a habilitação de armazéns, terminais e recintos para o trânsito internacional de mercadorias de interesse agropecuário.

O Porto do Itaqui já recebeu uma habilitação pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) para fazer a movimentação de gado vivo e as demais habilitações para a movimentação de granéis sólidos (soja, milho e outros grãos) estão em andamento. A habilitação passa a ser obrigatória a partir de 02 de dezembro, de acordo com a Instrução Normativa Nº 39/2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além do porto, todos os terminais, armazéns e recintos que lidam com o trânsito internacional dessas cargas devem se habilitar.

O auditor fiscal federal Jorge Rosenfeld Kroeff, do MAPA, esteve no Porto do Itaqui, na segunda-feira (07), para apresentar a norma à comunidade portuária e explicar como os terminais privados em operação no porto público maranhense e os demais entes envolvidos devem proceder para habilitação.

A palestra foi uma parceria da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Itaqui, e da Vigiagro, com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas dos arrendatários e operadores portuários. “As orientações vão contribuir para o processo de habilitação por parte dos operadores que atuam no porto público e temos certeza de que todos estarão autorizados dentro do prazo”, explica o diretor de Operações e Planejamento do Porto do Itaqui, Jailson Luz.

De acordo com a Vigiagro, esta habilitação deve garantir que as operações de trânsito internacional de produtos de interesse agropecuário sejam conduzidas em espaços físicos que disponham de condições adequadas. Com essa norma, o Ministério da Agricultura busca uma atuação de qualidade na fiscalização federal agropecuária, garantindo a segurança que o país necessita com a agilidade que o comércio internacional impõe.

“A solicitação pode ser realizada a qualquer momento, porém, após a data de 01/12/2019, a liberação de produtos de interesse agropecuário a serem importados ou exportados, bem como em trânsito internacional, somente será permitida quando realizada em armazéns, terminais e recintos habilitados pelo MAPA”, explica Jorge Kroeff.

Saiba mais - A habilitação deve ser solicitada pelos responsáveis legais ou procuradores outorgados dos armazéns, terminais e recintos aduaneiros (administração pública direta e indireta e empresas privadas) que realizam atividades relacionadas ao comércio e ao trânsito internacional de produtos de interesse agropecuário, através do link: https://www.servicos.gov.br/servico/solicitar-habilitacao-de-armazens-terminais-e-recintos-para-transito-internacional-de-produtos-de-interesse-agropecuario?campaign=busca.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Site da Emap
Data da Notí£©a: 19/10/2019

Untitled