Hoje é sábado, 16 de novembro de 2019, início em todo o país a Semana da Música # Logo mais, as três da tarde, tem o treino oficial para definir o grid do grande prêmio do Brasil de fórmula um, que acontece neste domingo, em Interlagos, às 14 horas.
propaganda2 osvaldo rocha jose oliveira humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Programa Ecoa inspira novas práticas e reacende o sonho de educadores nas comunidades
A Iniciativa do Instituto Alcoa amplia as perspectivas educacionais para muito além da sala de aula


Arte de Educar, missão de todos nós.
Fortalecer o diálogo entre educação e transformação social por meio de ações em que educadores, alunos e comunidades assumem o protagonismo é a premissa que rege o programa ECOA, iniciativa do Instituto Alcoa, realizado com o apoio da Evoluir – Educação Transformadora, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.  O programa visa dar suporte a projetos sustentáveis criados por comunidades locais a partir da capacitação de educadores e acompanhamento constante de suas atividades. O professor, neste contexto, assume papel importante na geração de uma atmosfera inclusiva e potente.

De acordo com a coordenadora do programa pela Evoluir, Marina Queiroz, os resultados positivos do programa nas três cidades que atua – Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) - devem-se à preocupação com o engajamento constante dos professores “É fundamental ter em mente que o sucesso da educação passa pelo educador. Por meio de suas práticas inovadoras, o ECOA permite que os educadores, em conjunto com os alunos, se tornem protagonistas das mudanças que a comunidade necessita”.

O educador, no papel de guia do trabalho promovido pelo ECOA, traz à tona as suas experiências, expectativas e habilidades para uma ação conjunta junto a seus aprendizes. Em seu sexto ano, o programa acumula histórias inspiradoras de professores que, às suas formas e com o suporte das orientações pedagógicas regulares, tiveram suas trajetórias modificadas para melhor.

SÃO LUÍS-MA - Natural do Piauí e estabelecida como cidadã maranhense, a professora Adriana Loiola, que leciona na Escola Antoninho Baldez, na zona rural de São Luís, é uma verdadeira guardiã de sua profissão. Envolvida com educação desde os 14 anos de idade, Adriana alcançou a profissionalização após estudos na Universidade Federal do Piauí e, em sua luta por oportunidades na área, foi selecionada em concurso no Estado vizinho. Num primeiro momento, entretanto, encontrou dificuldades quanto à infraestrutura encontrada à época, além do estranhamento ao sistema de turmas “multisseriadas” e distância para o centro urbano. O ECOA, nesse cenário, é apontado pela docente com um divisor de águas. “A Antoninho Baldez ainda não tinha tanta clareza sobre como trabalhar a metodologia de projetos de forma estruturada, algo que nos foi apresentado pelo programa. Hoje, nossa escola tem autonomia para escrever e executar projetos extraescolares voltados para a família, o meio ambiente, a comunidade e, sobretudo, ao protagonismo do aluno”, garante Adriana Liolola.

Para Monica Renata Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, os educadores influenciam diretamente na formação dos estudantes como cidadãos e o Programa ECOA busca contribuir neste processo, aplicando práticas inovadoras e proporcionando um olhar mais amplo, crítico e participativo. “Ao longo dos seis anos de realização, o ECOA trouxe novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem, buscando sempre inovar e valorizando os saberes e experiências de educadores e alunos”. Desde 2014, o programa já contou com a participação de 49 escolas, mais de 58 mil estudantes e 733 professores, realizando mais de 290 projetos, como hortas, bibliotecas comunitárias, parquinhos, mutirões de limpeza e campanhas públicas de conscientização ambiental, entre outros. Para Monica Renata Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, os educadores influenciam diretamente na formação dos estudantes como cidadãos e o Programa ECOA busca contribuir neste processo, aplicando práticas inovadoras e proporcionando um olhar mais amplo, crítico e participativo. “Ao longo dos seis anos de realização, o ECOA trouxe novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem, buscando sempre inovar e valorizando os saberes e experiências de educadores e alunos”.

SOBRE O INSTITUTO ALCOA - Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS.

SOBRE A EVOLUIR – EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA - Há 22 anos no mercado, a Evoluir – Educação Transformadora é especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, cria ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir recebem apoio por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares. Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho de educandos ao longo do processo.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: AMG Comunicação
Data da Notí£©a: 15/10/2019

Untitled