Hoje é sábado, 16 de novembro de 2019, início em todo o país a Semana da Música # Logo mais, as três da tarde, tem o treino oficial para definir o grid do grande prêmio do Brasil de fórmula um, que acontece neste domingo, em Interlagos, às 14 horas.
orizon supplier granel quimica osvaldo rocha humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Terminal Portuário de Alcântara, no estado do Maranhão, poderá ser o maior do Brasil
O ministro da Infraestrutura vai apresentar o projeto ao mundo em suas próximas viagens de negócios.


Reunião com o ministro da Infraestrutura, para apresentação do projeto
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vai incluir no pacote de projetos que pretende apresentar ao mundo em suas próximas viagens de negócios – roadshows– o Terminal Portuário de Alcântara (TAP). Trata-se de um TUP (terminal portuário privado), um investimento de R$ 10 bilhões que vai transformar a cidade maranhense no maior terminal portuário do Brasil – maior e mais movimentado até mesmo que o de Santos, em São Paulo.

Esta é a pretensão de dois portugueses radicados no Brasil e diretores executivos da GPM (Grão-Pará Multimodal), empresa que está à frente do projeto: Paulo Salvador e Nuno Martins. É também a aposta de dois políticos maranhenses que estão na articulação direta do projeto: o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, líder do PTB na Câmara dos Deputados, e do ex-deputado federal (ex-governador do Maranhão e ex-ministro dos Transportes), José Reinaldo Tavares.

O projeto do terminal multimodal (porto-ferrovia), que também vai fortalecer a fronteira agrícola e produtora de grãos MATOPIBA – que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – já foi apresentado, início de agosto, à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na Câmara Temática de Infraestrutura e Logística.

EXPORTAÇÃO DE GRÃOS - A ministra se encantou com o projeto e a possibilidade do terminal movimentar, numa primeira fase, 140 milhões de toneladas/ano, e dobrar essa capacidade na segunda fase, como destacou Pedro Lucas. “Para se ter uma ideia, o terminal da Ponta da Madeira, no nosso estado, movimentou 198 milhões toneladas em 2018. Logo, este é projeto que vai trazer desenvolvimento extraordinário para o Maranhão”, declarou Pedro Lucas, em entrevista à reportagem do Jornal Pequeno, em Brasília. “Acho que é o maior investimento que o Maranhão pode receber nessas últimas décadas. Certamente uma obra estruturante, com estimativa de gerar incremento de 20% no PIB (Produto Interno Bruto) do Maranhão, segundo estudos do próprio grupo português idealizador do projeto”, acentuou o parlamentar.

PARCERIA NO EXTERIORM - O deputado Pedro Lucas participou, inclusive, na última quinta-feira (10), da audiência entre os diretores executivos da GPM e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em Brasília. Da reunião também participaram o ex-deputado José Reinaldo, e o prefeito Aluisinho, de Esperantinópolis (MA). Além de apresentar o projeto para conhecimento do Ministério da Infraestrutura, Salvador e Martins pediram ao ministro para apresentar ao mundo.

Tarcísio aceitou de imediato o desafio de mostrar o projeto no exterior para a captação de recursos. “O grupo português já tem boa parte desse fundo para começar a construir o terminal. Mas faltam outros investidores. E o ministro se comprometeu em colaborar com essa divulgação”, afirmou o deputado.

Na busca de investidores estrangeiros, parceiros privados para destravar projetos de concessões e privatizações que estão na sua pasta, Tarciso de Freitas tem feitos “roadshows” em Washington e Nova York, nos Estados Unidos, e tem pela frente Madri (Espanha), este mês; Oriente Médio e China, em novembro. O TAP será incluído no pacote de viagem.

Lugar: ´PRTOSMA
Fonte: Fonte: Gil Maranhão/Jornal Pequeno
Data da Notí£©a: 14/10/2019

Untitled