Hoje é quarta-feira, 13 de novembro de 2019, dia Dia Mundial da Gentileza # Hoje é dia de clássico carioca pelo Brasileirão. O líder Flamengo pega o Vasco da Gama que vem de excelentes resultados e está de olho no G-4 faltando apenas 5 rodadas para o fim da competição.
osvaldo rocha propaganda2 jose oliveira orizon supplier
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Dois navios se chocam na saída do porto do Itaqui e do Terminal de Ponta da Madeira
O acidente, sem vítimas e avarias graves, envolveu o Berge Phan Pang e o Wugang Atlantic, de bandeira liberiana


Dois navios se chocaram nesse domingo (29) quando realizavam manobras na Baia de São Marcos, dentro da área do Complexo Portuário de São Luís.

Segundo o Comando do 4º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão, o acidente envolveu os navios mercantes Berge Phan Xi Pang, bandeira da Isle of Man, que desatracou do Porto do Itaqui às 14h14 de domingo e, Wugang Atlantic, bandeira da Libéria, que estava atracando no Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, o Pier I, de propriedade  da Mineradora Vale.

O abalroamento - como é chamado no jargão marítimo o choque entre dois ou mais navios – ocorreu no momento que o mineraleiro Wugang Atlantic, de bandeira liberiana, se preparava para atracar no Terminal de Ponta da Madeira, onde deveria receber mais de 280 mil toneladas de minério de ferro. Na manobra, apesar de ter Prático a bordo e contar com o auxílio de três rebocadores, foi de encontro com o Berge Phan Xi Pang. A exemplo do primeiro, este também estava com Prático a bordo e tinha a sua volta rebocadores que o auxiliariam na manobra de desatracação e o conduziria até a última bóia de sinalização do canal da Baía de São Marcos.

As primeiras análises feitas pelas autoridades marítimas, em especial pelos inspetores do “Port State Control” da Marinha, mostraram que os danos não afetaram a flutuabilidade dos navios e também não alteraram as atividades de entrada e saída de outros navios nos portos em questão. Ainda segundo a Capitania dos Portos, não houve vítimas fatais decorrentes do acidente. A Capitania informou que será instaurado Inquérito para apurar as causas, conseqüências e responsabilidades pelo acidente da navegação.

A situação dos dois navios após o acidente é a seguinte: segundo informações das autoridades de Marinha responsáveis pela condução inicial do caso, ambos estão oficialmente retidos em áreas específicas (de fundeio) da Baía de São Marcos até que as empresas classificadoras atestarem a navegabilidade de cada uma das embarcações e a conclusão das perícias/oitivas pelo Port State Control. Somente depois de todas essas inspeções serem concluídas ambas serão liberadas  e passarão por um processo investigativo da IMO chamado de IFNA – Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação.

Ouvido pela reportagem do Portosma, um experiente homem do mar, com mais de 30 anos de experiências, lembrou que no momento do acidente as correntezas estavam bem atípicas, pois a maré de sigizia produz uma variação de até 6,5 metros, exigindo cuidados e redobrados e um profundo conhecimento de praticagem para evitar que as manobras saiam do controle. O acidente não é inédito em termos de São Luís, Já aconteceu uma vez, justamente por causa das fortes correntezas, com embarcações atracadas na Zona de Fundeio. Sem Prático a bordo e sem rebocadores.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação/Capitania
Data da Notí£©a: 15/10/2019

Untitled