Hoje é quarta-feira, 13 de novembro de 2019, dia Dia Mundial da Gentileza # Hoje é dia de clássico carioca pelo Brasileirão. O líder Flamengo pega o Vasco da Gama que vem de excelentes resultados e está de olho no G-4 faltando apenas 5 rodadas para o fim da competição.
propaganda2 internacional maritima osvaldo rocha humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Assembleia e Soamar do Maranhão prestam homenagem ao diretor da Amazônia Azul
Vice-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro foi condecorado com a medalha Manuel Beckman


Comandante Dutra dá as boas vindas ao VC Cordeiro
Em concorrida solenidade ocorrida na tarde da última quinta-feira (22), o deputado Vinícius Louro (PL) entregou a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao vice-almirante da reserva da Marinha, Antonio Carlos Soares Guerreiro, atual presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A., estatal vinculada ao Ministério de Defesa. Nascido em 29 de dezembro de 1959, no Rio de Janeiro, Antônio Carlos Guerreiro é casado com Izabel Copelo Guerreiro, com quem tem dois filhos. Disse que estava muito honrado em receber a mais importante comenda do Poder Legislativo Estadual, destacando que a Marinha do Brasil tem relações estreitas e históricas com o Maranhão.

“A primeira força naval brasileira a atuar em defesa de um povo foi exatamente no Maranhão, em novembro de 1614, quando, sob o comando de Jerônimo de Albuquerque, os portugueses conseguiram a vitória e expulsaram os franceses, na lendária Batalha de Guaxenduba. Posteriormente, Jerônimo de Albuquerque incorporaria o Maranhão ao próprio nome”, afirmou o homenageado, lembrando que a Marinha só seria instituída oficialmente em 1822, após a Independência.

Em outro trecho do seu pronunciamento, o vice-almirante reafirmou seu orgulho da homenagem, principalmente na Assembléia Legislativa, cujo nome é o de Manoel Bequimão.  “Embora por questões de cunho comercial, a Revolta de Bequimão, em 1684, foi o primeiro movimento nativista nacional, sendo considerado por muitos como a primeira revolta pró-mártir de independência, muito anterior à Inconfidência Mineira, que levou Tiradentes ao patíbulo”, acrescentou.

O vice-almirante aproveitou ainda a oportunidade para falar sobre a Amazul, cuja empresa foi constituída em 2013 com o objetivo de absorver, promover, desenvolver, transferir e manter atividades sensíveis às atividades do Programa Nuclear da Marinha (PNM), do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB). O homenageado disse que o compromisso da Amazul é usar a tecnologia nuclear para salvar seres humanos, melhorar a qualidade de vida das pessoas, garantir a segurança energética com energia limpa e defender a soberania do País. Ele revelou ainda que, no dia 14 de dezembro de 2018, a Marinha lançou ao mar o Submarino “Riachuelo”, em cerimônia realizada no Complexo Naval de Itaguaí RJ). “O “Riachuelo” é primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um com propulsão nuclear que estão sendo construídos no escopo do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), coordenado pela Amazul”, destacou o oficial.

Reconhecimento dos serviços prestados
                                            
Antes de encerrar o evento, o deputado Vinícius Louro afirmou que se sentia muito honrado em poder reconhecer o trabalho do vice-almirante, um militar com uma larga folha de serviços prestados à Marinha, ao povo brasileiro e, consequentemente, ao Maranhão. “Ele tem um vasto currículo, o que o credencia a receber esta comenda, que lhe entrego em nome do povo do Maranhão”, disse Vinícius Louro, ao discorrer sobre a biografia do homenageado.

Carreira do homenageado

Graduado pela Escola Naval, o vice-almirante exerceu diversas e importantes funções na Marinha. Foi Diretor de Promoção Comercial da Secretaria de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa, comandante do 8º Distrito Naval, diretor de Ensino da Marinha, comandante da Escola Naval e Adido de Defesa e Naval no Reino Unido, Suécia e Noruega.

No setor operacional, foi comandante do navio-tanque “Almirante Gastão Motta” e do navio-varredor “Atalaia”. Dentre os cursos realizados, destacam-se: Colégio Naval, Escola Naval (graduação), curso de Comando e Estado Maior, Superior de Guerra Naval e curso de Política e Estratégia Marítimas, na Escola de Guerra Naval. Possui o MBA em Gestão Internacional, pelo Instituto COPREAD-UFRJ. No exterior, realizou o “Curso Regular de Estado Mayor na Rama do Chile.

Participaram da solenidade, o Capitão de Mar-e-Guerra Márcio Ramelho Dutra e Mello, Capitão dos Portos do Maranhão; Tenente-Coronel Sousa Filho, comandante do 24º BIS; Coronel Rodrigo Fonte, vice-diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); Cassandra Ferreira Alves, superintendente da Polícia Federal;  ex-deputado Nan Souza, representante da Sociedade de Amigos da Marinha (Soamar); Carlos Guterres, presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão (Aedem), além de amigos, familiares e oficiais das três Forças Armadas.

JANTAR NA SOAMAR

Depois de uma tarde de homenagens institucionais, a noite foi reservada para uma homenagem social promovida pela Sociedade Amigos da Marinha que, na pessoa do seu diretor presidente, Jobert Salgado Filho, ofereceu na área externa da sede social da entidade, no Jenipapeiro, um jantar ao Almirante Antônio Carlos Guerreiro. O diretor da AMAZUL - Amazônia Azul Tecnologias de Defesa, hoje na reserva, é um profundo conhecedor das atividades marinheiras e se mostrou encantado, juntamente com sua esposa Izabel Copelo Guerreiro, com o acervo do Museu Marítimo da Soamar do Estado do Maranhão.

Ao apresentar o Almirante aos convidados, o Presidente da Soamar fez questão de destacar as atividades do homenageado que foi agraciado como uma publicação especial sobre o Maranhão, tendo a honra de fazer a entrega o Decano da Soamar, Raimundo Batista Silva.

O Capitão dos Portos, um dos anfitriões da noite também usou da palavra enaltecendo as ações iniciais da Soamar neste início de mandato do novo presidente, todas elas voltadas para o engrandecimento do Brasil e da Marinha, considerando que a Amazur tem uma missão das mais nobres e de grande envergadura tecnológica, pois é da responsabilidade do Almirante Guerreiro, a frente da Amazur, por exemplo, a construção de quatro submarinos brasileiros com propulsão nuclear, um dos quais já entregue e em operação. “Eu agradeço, e, nome da Capitania dos Portos do Maranhão, a visita do Senhor lhe desejando sucesso em mais este desafio a favor da Marinha e do Brasil”, conclui o comandante Márcio Ramalho Dutra e Mello. Antes de encerrar o CMG Dutra agradeceu o apoio da Soamar, da sociedade brasileira como um todo por apoiar as bandeiras e os projetos da Marinha e, por fim, um agradecimento especial ao Comandante Guerreiro e sua esposa Izabel pela visita ao Maranhão.

O presidente da Amazul iniciou a sua fala destacando que uma das melhores coisas da vida é ter amigos e, não por acaso, estava sendo homenageado por uma entidade formada por eles. No caso, a Sociedade Amigos da Marinha do Estado do Maranhão. Ele lembrou que hoje no país a Sociedade de Amigos da Marinha – que foi criada de forma pioneira na cidade paulista de Santos – já existe Soamares em mais de 60 cidades brasileiras e até mesmo fora do país, como em Portugal, por exemplo.

“É de extrema importância essa capacidade que nós - que somos e fazemos a Marinha -, seja da ativa ou não, temos de acreditar em sua capacidade de produzir resultados extremamente saudáveis para o desenvolvimento do nosso pais em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Do mais elementar, como a alfabetização de comunidades ribeirinhas da Amazônia Legal, até as mais sofisticadas como a fabricação de submarinos de propulsão nuclear. Este último, aliais, da nossa inteira responsabilidade uma vez que represento, com muito orgulho, a empresa  da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.”, completou o Almirante Guerreiro.

CONFIRA A SEGUIR FOTOS DAS HOMENAGENS. A PRIMEIRA DELAS, AINDA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO, ENQUANTO AS DEMAIS DA VISITA AO MUSEU MARÍTIMO DA SOAMAR E DO JANTAR OFERECIDO AO NOBRE VISITANTE E SUA ESPOSA


  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assembleia/Portosma
Data da Notí£©a: 27/08/2019

Untitled