Hoje é domingo, 13 de outubro de 2019, dia do Terapeuta Ocupacional e dia do Fisioterapeuta # Valterris Botas venceu o GP do Japão na madrugada deste domingo. Sebastian Vettel e Lewis Hamilton completaram o podium.
cargas e cais osvaldo rocha jose oliveira granel quimica
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Soamar do Maranhão presta homenagem ao escritor contista e poeta Sousândrade
Uma foto do ilustre maranhense foi inaugurada no principal salão da casa onde ele viveu e morreu


No mesmo dia em que a Capitania dos Portos do Maranhão comemorava o seu aniversário de 173 anos de história, a Sociedade de Amigos da Marinha do Maranhão – Soamar, prestou uma merecida e justa homenagem ao escritor Joaquim Manuel de Sousa Andrade, ou simplesmente Sousândrade como assim ficara conhecido na arte, poesia e literatura do Brasil. A homenagem, prestada pela nova diretoria da Soamar, a primeira do atual presidente Jobert José Salgado Filho, faz parte de um projeto que está sob a responsabilidade do diretor Cultural da entidade, o soamarino Nan Souza.

Para falar sobre Sousândrade, (1833-1902) escritor e professor brasileiro pertencente à terceira geração do romantismo, também chamada de geração condoreira, Nan Souza foi buscar uma dos intelectuais mais afinados com a biografia do homenageado. No caso, o imortal da Academia Maranhense de Letras, Sebastião Moreira Duarte. E, breves palavras, lembrou que Sousândrade deixou sua terra natal para morar no casarão que hoje é a sede da Soamar e do Museu Marítimo do Maranhão.

“Sousândrade destacou-se pela ousadia e originalidade seja pela escolha de temas sociais, nacionalistas e nostálgicos, bem como pelo uso de palavras estrangeiras (em inglês e indígenas e até gregas) e de neologismos. Embora sua obra apresente traços da segunda e da terceira geração romântica, estudiosos afirmam que há presença de elementos modernos. A obra de Sousândrade, após anos no esquecimento, passou a ser analisada a partir dos anos 50, justamente pelos poetas e irmãos Augusto e Haroldo de Campos que publicam “Revisão de Sousândrade” nos anos 1960”, ensinou o igualmente escritor Sebastião Moreira Duarte.

O evento cultural contou com o descerramento de um quadro do escritor com versos do Guêsa, uma das suas mais belas criações, feito pelo Capitão dos Portos do Maranhão, Márcio Ramalho e pelo próprio Sebastião Moreira, atendendo a gentileza e o convite do presidente da Soamar, Jobert Salgado Filho.

Na platéia, além de soamarinos tradicionais, personagens da Cultura Maranhense, tanto da capital, quanto do Interior do Estado. Como Joana Bitencourt, representando a Sociedade Artístico Cultural Beto Bitencourt e a Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciências, além da Academia Poética Brasileira e do Instituto Histtórico e Geográfico do Maranhão. A presidente da Fundação Sousândrade, professora Evangelina Maria Martins Noronha, Antonio Noleto, presidente da Academia Ludovicense de Letras e demais representantes da cultura maranhense.

No encerramento, o ator Domingos Tourinho, da Academia Poética Brasileira, apresentou uma performance com prosas e versos de Sousândrade, em especial o Guêsa, representando em trajes e desempenho o próprio escritor Joaquim Manoel de Sousa Andrade que de acordo com sua biografia, nasceu na vila maranhense de Guimarães, no dia 09 de julho de 1833 e morreu no dia 20 de abril de 1902, na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão.

FOTOS DA HOMENAGEM AO ESCRITOR SOUSÂNDRADE

  

  

  

  

  

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação/Soamar
Data da Notí£©a: 01/08/2019

Untitled