Hoje é 17 de julho, quarta-feira, dia de Proteção às Florestas # Resultados de ontem pela Série B: Coritiba 2x1 São Bento e Ponte Preta 0, Atlético de Goiás também 0.
orizon supplier cargas e cais osvaldo rocha granel quimica
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











UFMA e Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares assinam protocolo de intenções
Coronel Furtado representaou os acadêmicos, enquanto a Reitora Nair Portela assinou pela Universidade


Imagens da solenidade de assinatura do convênio
“O ideário em criar uma confraria literária no Maranhão, especificamente composto de policiais e bombeiros militares, bem como personalidades naturais que, com a PMMA e CBMMA, possuíam estreitos laços fraternos, foi se fortalecendo.  À medida que a idéia foi tomando corpo, consultamos os já convidados sobre a iniciativa de incorporar ao nosso projeto os artistas plásticos, compositores, músicos e possuidores de outras habilidades artísticas que, de pronto, foi aceita com satisfação. Assim, após reuniões, diálogos e sugestões, com a presença de 22 fundadores no templo do Brigadeiro Falcão, o quartel do Comando Geral da PMMA, no dia 31 de maio de 2018, nasceu a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM, 'A Casa de Feliciano Antônio Falcão'", como bem explicou em seu discurso o presidente da entidade, coronel Augusto Furtado Moreira.

Foi desta forma que o coronel apresentou a Academia em uma solenidade de assinatura de um protocolo de intenções entre a UFMA e a Casa de Feliciano Antônio Falcão, realizada na terça-feira, 3, no Palácio Cristo Rei, Centro. Na ocasião, Augusto Moreira ressaltou os chamados pilares que regem a orientação adotada pela Academia: o estímulo e a valorização à ciência, às letras e às artes; o resgate e a ampliação da memória e tradição da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; o culto às artes e ao idioma brasileiros; e o intercâmbio intelectual com centros de ensino e cultura brasileiros. A assinatura deste protocolo de intenções entre as duas entidades – Universidade Federal do Maranhão e Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – propiciará aos acadêmicos editar, imprimir e publicar suas obras através da Editora Universitária, o que, na visão do Coronel Furtado, é mais um significativo passo para o progresso literário maranhense.

O acordo conta, em termos gerais, com o apoio cedido pela Universidade à Academia para que sejam publicadas, pela Editora da UFMA (Edufma), as obras produzidas por seus membros. As negociações serão feitas entre a Edufma e a AMCLAM, sendo prevista a parcela da UFMA em montante equivalente a 10% do valor negociado. O protocolo tem vigência de cinco anos após a sua publicação no Diário Oficial da União e pode ser revisto em qualquer momento.

A reitora Nair Portela, em nome da Universidade Federal do Maranhão, firmou o protocolo e elogiou a união. "Começa-se bem, articulando as duas instituições, com a UFMA em seus 52 anos e a Academia completando o seu primeiro aniversário neste ano. A Universidade será o veículo que permitirá a publicação de materiais culturais produzidos pela Academia. Juntos, poderemos contribuir com a cultura, com as Letras, Ciências e Artes do nosso estado", afirmou a reitora.

A Edufma, em seus mais de 400 títulos publicados, dispostos em seu catálogo editorial, que passeiam entre as Ciências Humanas, Sociais, da Biológicas e mais, incluindo também teses e dissertações e e-books gratuitos, conquista mais uma parceria interinstitucional enquanto referência de publicações científicas e históricas para o Estado do Maranhão. A Edufma fica no Campus da UFMA, ao lado do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), e seu acervo pode ser acessado não apenas por acadêmicos, mas por qualquer pessoa interessada num assunto específico que pretenda estudar por conta própria e para ter acesso às novidades no campo de pesquisa no âmbito da UFMA ou o posicionamento de determinado autor sobre determinado tema.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Secom UFMA / AMCLAM
Data da Notí£©a: 04/07/2019

Untitled