Hoje é 17 de julho, quarta-feira, dia de Proteção às Florestas # Resultados de ontem pela Série B: Coritiba 2x1 São Bento e Ponte Preta 0, Atlético de Goiás também 0.
propaganda1 propaganda2 jose oliveira orizon supplier
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Comandante do IV Distrito Naval empossa a nova diretoria da Soamar do Estado do Maranhão
Orson Antonio Féres Moraes Rêgo passou a Cana do Leme ao novo presidente Jobert José Salgado Filho


Na presença do VA Newton, a passagem da Cana do Leme
Texto: Carlos Andrade, da Redação

Uma noite de grandes e marcantes discursos marcaram a solenidade de posse de Jobert José Salgado Filho como o novo presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Maranhão – Soamar-MA, eleito para comandar os destinos da entidade pelos próximos dois anos. Presidida pelo Comandante do IV Distrito Naval, o Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, a solenidade cívico-militar, contou ainda com as participações do Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Márcio Ramalho Dutra e Melo; Desembargador Jorge Rachid; o presidente do Syngamar Jorge Afonso; além dos comandantes do Centro de Lançamento de Alcântara e do Batalhão de Infantaria da Selva.

Tendo como Mestre de Cerimônia a Tenente da Reserva da Marinha Gianna Duarte, todos foram convidados a cantarem o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, abrindo os discursos, falou Orson Antonio Feres, então presidente da Soamar do Maranhão e Vice-Presidente da Soamar Brasil. Disse ele: “Neste momento, ao avistar o atracadouro no que será a minha última atracação neste terceiro ciclo na presidência desta Soamar, e ao deparar-me com o término da minha singradura, meu coração enche-se de um sentimento ambíguo, misto de nostalgia e de alegria, criado ora pelo fim do mandato, ora pela reconfortante sensação do dever cumprido”. Antes de concluir, se dirigindo ao seu sucessor, observou que a “A Nau Soamar-Ma  iniciará uma nova jornada. Acredito nisso e sempre marcharei ao lado de vocês. Para isso é fundamental o apoio ao presidente Jobert”. E concluiu: “Amigo, tenho plena confiança que todos os seus atos sempre serão em prol da Soamar e da Marinha. A Marinha conta com todos nós”.

Em seguida falou o Comandante do IV Distrito Naval, que se disse honrado em representar a Marinha num evento de tamanha envergadura que é a troca de comando de uma Soamar como a do Maranhão. Saudou a todos, em especial ao ex-presidente Orson Feres e ao atual Jobert Salgado, além do CMG Márcio Ramalho Dutra, Capitão dos Portos e Presidente do Conselho Superior da Sociedade de Amigos da Marinha do Maranhão. “O vinculo da sociedade Civil com a Marinha de Tamandaré, aqui representada pela Soamar Maranhão, representam uma simbiose incorruptível. Essa relação nos remete aos primórdios das Soamares iniciada na cidade paulista de Santos em 1972, e no pioneirismo do Almirante Maximiano Eduardo Silva da Fonseca, ex-ministro da Marinha, cuja atitude visionária lhe rendeu o título de Patrono das Soamares de todo o Brasil”, afirmou Almirante Newton de Almeida Costa Neto. O Almirante Newton lembrou também que hoje existem mais de 55 entidades no Brasil e em Portugal e todas elas focadas nas rodas das virtudes cujo Norte aponta sempre para a honra, agregando respeito e segurança naval. E concluiu: “Os aguerridos membros da Soamar do Maranhão justificam e honram a palavra Amiga em toda a sua plenitude. Viva a Marinha, Viva o Brasil”, finalizou.

Ato contínuo, seguindo a tradição soamarina e marinheira, o Comandante do IV Distrito Naval oficializou a passagem da “Cana do Leme” das mãos de Orson Antonio Feres para as mãos de Jobert José Salgado Filho, tornando assim empossado o novo presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Maranhão, o décimo da sua história.

Já empossado. Jobert fez o último discurso da noite. Entre promessas, compromissos e agradecimentos, se manteve fiel a citação que usaria no final, quando recorreu ao poeta Khalim Gibram para afirmar que “A razão e a paixão são o timão e a vela de nossa alma navegante”. Abriu sua fala agradecendo a presença de cada um dos membros da nova diretoria, das autoridades de Marinha, Exército, Aeronáutica e aos seus familiares e amigos. No seu discurso, fez questão de listar alguns compromissos, tais como “reorganizar a parte administrativa da entidade; restaurar a estrutura física e partes históricas do Museu; integrar o acervo histórico a eventos culturais da Soamar em parceria com as instituições de ensino da capital maranhense; reaproximar os soamarinos, sobretudo aqueles que se encontram afastados da instituição; prestigiar a participação das mulheres soamarinas no dia a dia da entidade; promover a cooperação da Soamar com as demais instituições sociais do Maranhão; manter e ampliar o engajamento da Soamar e dos soamarinos as campanhas cívicas promovidas na capital e no interior; e aprimorar a divulgação das atividades da Marinha do Brasil, em especial aquelas voltadas para a educação e formação de seus oficiais”.

Em seguida foi servido um coquetel/jantar aos convidados, Confira a seguir a lista completa da nova diretoria da Soamar-MA e fotos da solenidade.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: JOBERT JOSÉ SALGADO FILHO
1º Vice-Presidente: JORGE AFONSO GUAQLIANE PEREIRA
2º Vice-Presidente: SÍLVIO LÚCIO DE OLIVEIRA AGUIAR

CONSELHO DELIBERATIVO - TITULARES

1 - CARLOS GUTERRES MOREIRA
2 - RUBEM OMAR ROVIRA
3 - RONILDO JOSÉ SOARES DE CARVALHO
4 - JOSÉ RAIMUNDO NOGUEIRA DOS SANTOS

CONSELHO DELIBERATIVO - SUPLENTES

1 - LUIS CARLOS CANTANHÊDE FERNANDE
2 - NEMÉSIO BRANDÃO NEVES
3 - JOSÉ ROBERTO TARANTO
4 - LUCIANA MARIA RIBEIRO MORAES RÊGO

CONSELHO FISCAL - TITULARES

1 - COMANDANTE CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE ALVES
2 - EULÁLIA DAS NEVES FERREIRA
3 - DORIAN RIKER TELES DE MENESES

CONSELHO FISCAL - SUPLENTES

1 - ALFREDO DE SOUSA
2 - NILO ALBERTO MONTEIRO CARVALHO
3 - CÉLIA DA CÂMARA BATISTA

FOTOS DA SOLENIDADE CÍVICO-MILITAR


  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Soamar/Redação
Data da Notí£©a: 02/07/2019

Untitled