Hoje é segunda-feira, 14 de outubro de 2019, dia Nacional da Pecuária # O Flamengo ganha do Athletico Paranaense de 2x0 e abre uma vantagem de 8 pontos para o Palmeiras, segundo colocado na tabela.
propaganda2 jose oliveira propaganda1 humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Concursos
Prêmio Smart
Escoteiros em Foco
Cais do Jeep
Seminário Landlord

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa América 2019
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Diretor de Portos e Costas e o Presidente da Fenamar homenageiam os marítimos
Comemorado no dia 23 de junho, a data exalta os feitos desta categoria que impulsiona o Brasil


VA Gondin e, no detalhe, Waldemar Jr, presidente da Fenamart
Em mais um dia de comemoração pela Passagem do Dia Nacional do Agente Marítimo, o Sindicato das Agências de Navegação Marítimas do Estado do Maranhão promoveu um Arraial Junino nas dependências da Marinha, no Jenipapeiro, com participação dos representantes das principais filiadas, o presidente da Soamar Maranhão, assim como autoridades de Marinha como o CMA Guerra Márcio Ramalho Dutra de Mello, Capitão dos Portos do Maranhão e seu Ajudante, o Capitão de Fragata Paulo, que leu a Mensagem alusiva ao dia emitida pelo Comandante da Delegacia de Portos e Costas – DPC. Coube ao presidente do Syngamar, Jorge Afonso Guagliane Pereira, ler, em nome do Presidente da Fenamar, a mensagem do senhor Waldemar Rocha a todos os marítimos do Brasil.

Esteve a frente da solenidade, como Mestre de Cerimônias, o gerente da GEM, Ricardo Kleison e Silva. O gerente da Wilhemsen, Rodrigo Abreu, falou em nome dos homenageados e agradeceu o empenho do Syngamar e o esforço da Marinha em fazer do Agente Marítimo um ícone no desenvolvimento dos portos e do Brasil. Na parte festiva atrações como os bois “Barriquinha” de sotaque variado e os batalhões pesados da Madre Deus e do João Paulo. No caso deste último, por exemplo, o Padrinho do Boi é o próprio Presidente do Syngamar, Jorge Afonso. Também não faltaran as comidas típicas próprias do São João.

Veja a seguir fotos do evento e, também, a íntegra das mensagens do Diretor da DPC e do Presidente da Fenamar.






CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA SOLENIDADE


  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  


MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DE PORTOS COSTAS
Rio de Janeiro, RJ, 23 de junho de 2019.

DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTIMO (2019) - MENSAGEM DO DIRETOR DE PORTOS E COSTAS

Em 23 de junho é celebrado o Dia Nacional do Agente Marítimo. A instituição dessa data no calendário nacional ocorreu por meio da Lei n~ 11.791/2008, promulgada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República em 2 de outubro de 2008.

Desde o princípio da história, quando se instituiu o comércio marítimo, surgiu a necessidade de haver um profissional responsável que prestasse o apoio necessário em todos os portos com aptidão e presteza para consecução dos objetivos comerciais.
Surge assim o Agente Marítimo, profissional qualificado, conhecedor da tecnologia de ponta, contribuindo sobremaneira para o êxito do comércio nos portos em geral.

Ressalta-se que 95% do comércio mundial é realizado por meio marítimo, o que os impõem a superar os desafios encontrados, bem como de acompanhar a situação econômica e de infra-estruturar do país.

O trabalho desse profissional necessita de muita concentração, sobretudo atenção às informações passadas à Alfândega, bem como de se antecipar e acompanhar navios durante todo o período de estadia no porto, enaltecendo sua capacidade logística. É o principal comunicador com o Comandante, possui conhecimento na área jurídica e comercial relacionada com atividades portuárias e na interação com as diversas Autoridades Portuárias e Marítima.

Congratulo, portanto, a importância e a participação valiosa do agente dos mares para o crescimento econômico e marítimo do Brasil.

Salve o dia 23 de junho - Dia Nacional do Agente Marítímo.

ROBERTO GONDIN CARNEIRO DA CUNHA
Vice-Almeirante, Diretor


-----------------------------------------------------------------

SALVE O DIA 23 DE JUNHO - DIA NACIONAL DO AGENTE MARÍTÍMO
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA FENAMAR

Instituído pela Lei Federal nO11.791, de 02 de outubro de 2008.

O agente marítimo é o profissional imprescindível no comércio marítimo brasileiro, considerando que 95% do nosso comércio exterior sendo realizados por via marítima.

Mesmo não sendo conhecido quando e como surgiu o agente marítimo, navios de diversas bandeiras, comandante, oficiais e tripulantes de várias nacionalidades tem no agente marítimo, o profissional com conhecimento do seu porto, das características operacionais, das restrições de calado e manobrabilidade, da legislação pertinente para atender todas as exigências das autoridades locais, a prestação das informações necessárias para uma escala segura e a coordenação com outros atores envolvidos.

Além do conhecimento de idiomas estrangeiros, principalmente a língua inglesa, nos últimos anos os agentes marítimos também viram a necessidade de conhecerem sistemas operacionais e tecnologia de informação vendo sua profissão passando por mudanças. Especula-se hoje sobre a atividade do agente marítimo no mundo cada dia mais globalizado, e o impacto das novas tecnologias. Nós somos globalizados desde sempre, e ao longo dos anos nos adaptamos a todas as transformações. A tecnologia é sempre bem-vinda, mudando a forma de fazer as coisas no nosso cotidiano pessoal, e também profissional. Porém, sabemos que nada substitui o ser humano, pode ser na criação e evolução das coisas, como também na sua execução. A presença do agente marítimo a bordo traz segurança ao comandante e sua tripulação, recebendo toda a assistência necessária para sua permanência no porto, e também aos Armadores, que podem confiar no seu agente que, na condição de mandatários, são seus olhos no porto distante.

As autoridades brasileiras envolvidas no comercio exterior também tem no agente marítimo o profissional com conhecimento e competência para que navios estrangeiros possam cumprir com as determinações das autoridades locais no que concerne às Autoridades Portuáría, Marítima, Vigilância Sanitária, Imigração, Delegacia da Receita Federal e Fiscalização Agropecuária.

Estreito relacionamento profissional foi construído ao longo da nossa história, conferindo ao agente marítimo respeito, confiabilidade e dignidade por tão nobre profissão.

Nesta data, 23 de junho, celebramos esses profissionais que atuam 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, desde a recepção de uma agência e os profissionais operacionais que atendem os navios, antes, durante e depois de suas escalas, aos diretores, administradores e proprietários.

Há muito que celebrar, lembrando o passado com olhar atento no horizonte, onde um futuro glorioso nos espera.

Waldemar Rocha Junior
Presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Marinha/Febamar e Syngamar
Data da Notí£©a: 21/06/2019

Untitled