Hoje é 21 de abril, domingo de páscoa, doa de Tiradentes, da Latinidade, do Metalúrgico, da Polícia Civil e do Policial Militar # Hoje é dia de decisão nos campeonatos carioca e paulista # Em MInas deu Cruzeiro que empatou com o Atletico e conquistou o bicampeonato.
jose oliveira internacional maritima propaganda1 humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Quarto Distrito Naval da Marinha tem um novo Comandante: VA Newton de Almeida Costa Neto
O Maranhão esteve representado na cerimônia de posse pelo Syngamar, Soamar e Capitania dos Portos


O Presidente do Syngamar, Jorge Afonso, com o VA Edervaldo Teixeira
Depois de um período de excelente administração a frente do IV Distrito Naval, o Vice Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho completou seu tempo de comando da mais importante Unidade da Marinha da Amazônia e, em seu lugar, assume o Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, natural do Rio de Janeiro. Antes, o novo titular do IV DN atuou como Subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Ao tomar posse no último 18 de março, na sede do IV DN, em Belém do Pará, recebeu a nova missão das mãos do Vice Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que desejou sucesso ao substituto e capacidade de superar os muitos desafios da Marinha do Brasil na região mais importante do ponto de vista aquaviário do país.

A Cerimônia foi prestigiada por uma comitiva maranhense formaada pelo Sindicato das Agências de Navegação do Estado do Maranhão - Syngamar, capitaneado pelo seu presidente Jorge Afonso, acompanhado ainda do segundo tesoureiro Joabson Pinheiro, além do Presidente da Soamar Maranhão, Orson Feres e o do Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Márcio Ramalho Dutra e Melo. Na oportunidade, a comitiva maranhense ofereceu uma lembrança ao Vice-Almirante Edervaldo e desejou boas vindas e sucesso ao Vice Almirante Newton de Almeida em sua administração que agora se inicia.
Entre suas missões anteriores, o novo titular do IV Distrito Naval comandou o Navio-Tanque “Potengi”; Imediato da Fragata “Defensora”; comandante da Fragata “Rademaker”; vice-diretor do Pessoal Militar da Marinha; adido naval e aeronáutico do Brasil na Espanha; comandante do Grupamento de Navios Hidroceanográficos; gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura para Construção e Manutenção de Submarinos (GEM-18); e comandante da Escola Naval.

Oficiais de alta patente, tanto o que sai, quanto o entra, são possuidores de várias comendas marinheiras, como a Ordem do Mérito Naval (Grau de Comendador); Ordem do Mérito Militar (Grau de Comendador); Ordem do Mérito Aeronáutico (Grau de Comendador); Medalha da Ordem de Rio Branco; Ordem do Mérito Judiciário Militar; Medalha Mérito Desportivo Militar; Medalha Militar de Ouro (Passador de Ouro); Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Marinheiro (quatro âncoras); Medalha Mérito Cartográfico (Comendador); Medalha Cruz Del Mérito Aeronáutico com Distintivo Blanco (Espanha); e Medalha Tiradentes (Estado do Rio de Janeiro).

O 4° Distrito Naval tem jurisdição nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Entre suas principais atividades estão a de executar e apoiar operações navais, aeronavais, de fuzileiros navais e terrestres de caráter naval, em sua área de competência, assim como tarefas relacionadas à segurança da navegação. A instituição também promove ações sociais e de saúde para a população ribeirinha, em parceria com a Soamar Brasil e as demais entidades estaduais, das quais a do Maranhão é uma das mais destacadas no cenário nacional.

Fotos da comitiva maranhense na cerimônia de troca de comando do IV Distrito Naval.



  

  

  

  



MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 4º DISTRITO NAVAL, Belém, PA, 15 de março de 2019

ORDEM DE SERVIÇO Nº 011-14/2019

Assunto: Assunção de Cargo, Palavras Iniciais e Ordens em Vigor
Para conhecimento deste Comando e devidos fins, torno público o seguinte:

1 - ASSUNÇÃO DE CARGO

Em cumprimento a Portaria nº 30, de 12 de março de 2019, do Comando de Operações Navais, o Vice-Almirante NEWTON DE ALMEIDA COSTA NETO assume, na presente data, o Comando do 4º Distrito Naval.

2 - PALAVRAS INICIAIS

Este é para mim um momento bastante especial, pois há exatas duas décadas tive a honra de me apresentar e servir nesta cidade, naquela época como Capitão de Corveta, na função de Assistente do Comandante do 4º Distrito Naval. Ao promover uma retrospectiva, as imagens passam pela mente como um filme, repleto de boas recordações e experiências muito bem vividas.

Nesse novo contexto, ao retornar para a região, encaro o desafio de dar continuidade ao exitoso trabalho de meus antecessores, nesta complexa e empolgante missão.
A história da Marinha e dos Estados que compõem a área de responsabilidade do Comando do 4º Distrito Naval é longa e simbiótica, remonta ao Século XVII e desde então, partindo da consolidação do território brasileiro, vem acumulando passagens heroicas e vitórias do valoroso povo da região.

A importância estratégica desta área não se limita às riquezas aqui existentes e conhecidas, mas é acrescida com as potenciais reservas a serem descobertas e exploradas. Além disso, colabora o relevante posicionamento geográfico, que incorpora a foz de imensas bacias hidrográficas, as quais servem de conexão entre dois patrimônios brasileiros, quais sejam: a “Amazônia Legal”, com a predominância da cor verde, cuja área abrange quase metade do território brasileiro; e a “Amazônia Azul”, que se estendendo pela imensidão do oceano Atlântico, com área similar e igualmente rica, por onde navegam noventa por cento do nosso comércio externo, bem como simboliza a nossa última fronteira, na borda da nossa plataforma continental e águas jurisdicionais.

Importante destacar que esta região é a porta de acesso e de escoamento de bens, de minério e do agronegócio, cujos volumes fluem, de forma cada vez mais progressiva e eficiente, pelos diversos rios e seus afluentes com milhares de quilômetros de vias navegáveis que deságuam e fazem a ligação com a vastidão do mar e com o Mundo. Rios esses que, além de fazerem parte da vida e da cultura da região, trazem inspiração para canções como “esse rio é a minha rua”.

Trata-se, portanto, de uma enorme responsabilidade, de um relevante espólio, bem como de um invejável conjunto de ecossistemas e biodiversidades, a serem defendidos e preservados por todos nós.

Desta feita, o Comando do 4º Distrito Naval continuará de prontidão, não só para contribuir com a missão de defender a pátria, mas também para buscar, incansavelmente, seguir protegendo e preservando nossas riquezas, seja no Amapá, Maranhão, Pará ou Piauí, importantíssimos estados da federação, que juntos representam quase um quarto do território do Brasil.

Ademais, nesse momento de especial significado gostaria de formalizar alguns agradecimentos:

Ao Almirante de Esquadra ILQUES Barbosa Junior, Comandante da Marinha, agradeço pela confiança ao nomeando-me para tão honroso e distinto cargo, afiançando a minha lealdade, dedicação e honestidade de propósito na condução de vossas ordens.

Ao Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros KÜSTER, Comandante de Operações Navais, agradeço por nos honrar em presidir esta cerimônia, pelos exemplos de liderança, pela amizade e cordialidade, bem como pelas orientações iniciais. Espero corresponder com a vossa expectativa.

Aos Chefes Navais e amigos com os quais trabalhei e que muito contribuíram com a minha formação. Agradeço as orientações, o convívio e os exemplos que, certamente me tornaram um Marinheiro apaixonado pelo mar e pela profissão. Nesse diapasão, maior é minha fortuna, pois alguns dos senhores hoje se fazem presente, fortalecendo o simbolismo desta cerimônia. Em especial, dedico um agradecimento ao Almirante de Esquadra José Alfredo LOURENÇO dos Santos, estimado Chefe e Amigo, que ao lado da sua esposa, Senhora AMARILIS, acolheram a mim e minha família, por ocasião da minha passagem anterior pelo 4º Distrito Naval, durante o seu Comando. Na presença deles, recebi grandes exemplos, tanto profissionais, como pessoais.

Aos amigos da Turma Barão de Melgaço, cuja convivência ultrapassa 41 anos desde o nosso ingresso no Colégio Naval, agradeço o apreço e o apoio. Reforço que nossas amizades transcendem as barreiras temporais e geográficas.

Aos membros do Poder Executivo, Legislativos, Judiciário, autoridades eclesiásticas, representantes dos diversos órgãos públicos, agências e iniciativa privada dos estados da região, registro, desde já, o meu compromisso com a eficiência das instituições e o aprimoramento dos processos, bem como o desejo de manter e, se possível, fortalecer mais as relações e o nosso comprometimento na busca incessante de promover melhorias para o País e na conscientização acerca do aprimoramento do bem estar social da região.
Aos representantes dos diversos órgãos de imprensa, atesto o importante serviço que prestam à região e ao País. Doravante pretendo estabelecer um canal direto com os senhores e senhoras, no afã de permitir a divulgação de ações que evidenciam um Brasil muitas vezes desconhecido dos próprios brasileiros, mas que tem tudo para dar certo. Noutra via, estarei pronto para receber o valioso feed back, a ser utilizado como ferramenta de aperfeiçoamento dos processos e, eventualmente, de correção do rumo a navegar.

Senhores e senhoras da sociedade civil, agradeço o brilho que emprestam a esta cerimônia, em especial destaco os incansáveis e abnegados membros da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), os quais já fazem partes do patrimônio da Marinha do Brasil e por que não dizer, da “Família Naval”. Concito-os a permanecerem na mesma proa, focados no desenvolvimento social e econômico da região, principalmente no apoio à consolidação do uso sustentável das vias fluviais, reforçando a difusão da mentalidade marítima e da segurança da navegação ribeirinha e costeira. A colaboração e o trabalho conjunto são preponderantes no êxito dessa missão. Juntos, somando nossas capacidades e sonhos, seremos mais fortes e efetivos.

À minha família renovo, com o coração apertado, o pedido de paciência e perseverança, uma vez que o chamamento deste Marinheiro ao cumprimento de mais uma missão, faz-me aceitar esse novo desafio envolvendo a defesa e grandeza do nosso País. Não obstante, reconheço o sacrifício recíproco ao qual estamos submetidos, o que certamente será amenizado pelo amor e afeto. Aos meus pais, Doutor NEWTON e senhora JURACY, agradeço pelo inesgotável apoio, pelo exemplo e pela boa têmpera moral e ética, a qual, desde cedo, me permitiu eleger as prioridades e os rumos seguros a seguir na minha vida. À minha esposa, senhora ADÍLIA BRUNO, companheira de longa data, afianço que com você ao meu lado tudo fica mais tranquilo e a superação das dificuldades se torna mais fácil. A comparo a um farol, que para o Marinheiro é um sinal a iluminar os rumos seguros. Aos meus filhos NEWTON BRUNO e RAIANE, agradeço a compreensão pela minha constante ausência. Vocês são pessoas especiais e a cada dia me surpreendem com as suas conquistas, vitórias e realizações. Reforço meu agradecimento pelo recente presente, que foi o nascimento da minha neta NINA, dádiva de paz e esperança.

Ao meu amigo Vice-Almirante EDERVALDO, agradeço as boas-vindas e a maneira gentil, competente e objetiva com que me transmitiu o cargo. Seu espírito, sua inesgotável energia e seu dinamismo são contagiantes. Presenciei, com entusiasmo, as incontáveis melhorias experimentadas pelo Comando nesse biênio. Trata-se de um valoroso legado e, por conseguinte, pretendo esforçar-me para dar continuidade e seguir acumulando conquistas vindouras, muitas oriundas de seu trabalho. Ao largar a última espia e suspender para nova etapa da vida, navegue com a certeza do dever muito bem cumprido. Ademais, desejo muitas felicidades para Vossa Excelência, para sua esposa LUENE e filhos. Por termo, tenho a certeza que o nosso bom Deus seguirá contemplando os sonhos desse “destemido Marinheiro”. Bons ventos e mares tranqüilos!

Meus comandados, neste primeiro contato, tenham a certeza de que eu estarei pronto e ombreado para todas as batalhas, comprometido com os valores cultuados em nossa “Rosa das Virtudes”, que espero partilhar e perseguir de forma incessante. Cabe acrescentar que é para mim um raro orgulho estar diante dos senhores e senhoras. Tenho plena convicção que juntos iremos contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha do Brasil, dentro de nossa área de jurisdição, de maneira a preservar o prestígio e o respeito alcançados pelas Forças Armadas, junto à sociedade brasileira.

TRABALHEM E CONFIEM!!!

Ao assumir o timão dessa singular belonave, prevaleço-me da ocasião para, em conjunto com os representantes das Forças Singulares, aqui representadas pelo General de Exército PAULO SÉRGIO e pelo Brigadeiro de Ar RICARDO, além dos representantes das demais Forças Auxiliares e das diversas agências e segmentos de nossa sociedade, convidar a todos para trabalharmos unidos e coordenados, de forma a otimizar os meios, as capacidades e os recursos em prol de um País melhor e de um Brasil maior.

Finalmente, agradeço ao nosso bom Deus, ao Nosso Senhor dos Navegantes e a Nossa Senhora de Nazaré, rogando para que sigam iluminando e orientando os nossos rumos.

MUITO OBRIGADO!!!

VIVA A MARINHA!!!

3 - ORDENS EM VIGOR

Permanecem em vigor todas as ordens emanadas pelo meu antecessor.

NEWTON DE ALMEIDA COSTA NETO
Vice-Almirante
Comandante

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Syngamar/Redação
Data da Notí£©a: 17/03/2019

Untitled