Hoje é 25 de maio, sábado, dia da Indústria, do Massagista e do Trabalhador Rural # O MAC está fora da Série D do Brasileirão. Foi eliminado pelo Atlético do Ceará em pleno Castelão pelo placar de 2x1. Foram quatro partidas e quatro derrotas do time maqueano # Amanhã casa cheia no Castelão para Sampaio e Ferroviário-CE valando a liderança do Grupo A da Série C.
humberto gomes jose oliveira orizon supplier internacional maritima
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Antaq: Santos e Ponta da Madeira lideram o ranking de cargas em 2018
Juntos, eles operaram 27,4% de toda carga movimentada pelo conjunto das instalações portuárias do país


O porto de Santos é recordista em cargas conteneirizada
Segundo o Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, divulgado no último dia 12 de fevereiro de 2019, os portos públicos movimentaram 374 milhões de toneladas do total de 1,117 bilhão de toneladas movimentadas pelo conjunto das instalações portuárias do país (portos públicos e terminais privados), em 2018. O número representou aumento de 2,6% em comparação a 2017, quando foram movimentados 365 milhões de toneladas. Os terminais privados, por sua vez, movimentaram 743 milhões de toneladas, registrando crescimento de 2,8% em relação a 2017, quando foram movimentados pelo conjunto desse tipo de instalação 723 milhões de toneladas.

Entre os portos públicos, o Porto de Santos mais uma vez liderou a movimentação de cargas. Em 2018, o maior complexo portuário do país movimentou 107,5 milhões de toneladas, representando leve alta de 0,87% em relação ao ano anterior. Este número leva em conta apenas o porto e seus terminais arrendados e não os TUPs localizados na área do porto. Entre os terminais privados, a principal marca foi obtida pelo terminal de Ponta da Madeira. Localizado no estado do Maranhão, o terminal movimentou 198,1 milhões de toneladas em 2018, representando 28 milhões de toneladas (17%) a mais do que em 2017. Apenas esse aumento equivale a toda movimentação do Porto do Rio Grande (RS), em 2018, que é o 9º brasileiro em movimentação.

O terminal privado maranhense pertence a mineradora Vale e é um terminal especializado na movimentação de minério de ferro. Em 2018, Ponta da Madeira operou 48% do total do minério de ferro movimentado pelo conjunto das instalações portuárias brasileiras (portos públicos e terminais privados). Por sua vez o porto de Santos, ao contrário do outro gigante da movimentação, é um porto generalista e opera diversos tipos de carga. Em 2018, o porto santista movimentou 36,6 milhões de toneladas de contêineres, registrando crescimento de 4% em relação ao ano anterior. O complexo portuário de Santos movimenta 43,4 milhões de toneladas em contêineres, representando 38,5% do total da carga conteinerizada movimentada no Brasil.

Ainda segundo o Estatístico Aquaviário da ANTAQ, Santos movimentou 20,4 milhões de toneladas de soja no ano passado, com crescimento de 26% em relação ao ano anterior. Contudo, Santos movimentou menos açúcar em 2018 – foram 14,2 milhões de toneladas, representando -22,71% do que no ano anterior. Também tiveram queda na movimentação, o milho, com 12,6 milhões de toneladas (-12,6%% do que em 2017), e petróleo e derivados, com 7,7 milhões de toneladas, representando redução de 10,1% em comparação a 2017.
Juntos, os dois gigantes da movimentação brasileira – Porto de Santos e TUP de Ponta da Madeira – operaram 27,4% de toda carga movimentada pelo conjunto das instalações portuárias do país (portos públicos e terminais privados) em 2018.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Portal da Antaq
Data da Notí£©a: 02/03/2019

Untitled