Hoje é 21 de março, quinta-feira, dia Internacional contra a discriminação racial; da síndrome de Daw e dia universal do teatro # Com o fim da rodada de classificação do campeonato maranhense, os quatro finalistas são: Moto Club, Imperatriz, Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético Clube # As semifinais começam no dia 3 de abril.
orizon supplier granel quimica cargas e cais propaganda1
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Defesa Civil faz ações preventivas e dá dicas de segurança para período chuvoso
Ações exigem execsso de cuidados em todas as situações possíveis visando evitar novas tragédias


Com a chegada do período de chuvas no Maranhão, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) mantém monitoramento climatológico diário nos municípios de maior ocorrência histórica de desastres hidrológicos, como inundações, alagamentos e enxurradas. De acordo com o CEPDECMA, o monitoramento é realizado com informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Quem também colabora com o acompanhamento são as Defesas Civis Municipais, que realizam, presencialmente, o controle de possível situação anormal, repassando de forma imediata qualquer alteração.

AÇÕES PREVENTIVAS - Além do acompanhamento climatológico, a Defesa Civil do Maranhão realizou de forma preventiva vistorias técnicas em edificações e áreas com risco de incêndios e desabamentos. Durante as visitas, foram emitidos laudos de engenharia e repassadas orientações de segurança à população em situação de risco. Para este período de chuvas, o georreferenciamento e o levantamento do quantitativo dos casarões do Centro Histórico de São Luís são outras ferramentas utilizadas para prevenir acidentes. Casarões e Casas de Cultura são classificados com pequeno, médio ou alto risco de desabamento e/ou incêndio.

CUIDADOS NO PERÍODO CHUVOSO - As chuvas intensas podem representar um grande risco à população. O cenário urbano, com áreas cada vez mais pavimentadas, dificulta a absorção da água. A concentração de lixos e a obstrução de bueiros também contribuem para o alagamento de vias públicas, sobretudo nas regiões mais baixas.

Confira algumas dicas da Defesa Civil do Maranhão para evitar acidentes durante esse período

– Evite sair se uma chuva intensa começa a cair
– Nunca acesse ruas em que o nível da água já tenha alcançado altura do meio-fio, nem trafegue em vias com declives acentuados, sobretudo as que ficam próximas de rios e córregos.
– Desligue equipamentos elétricos da tomada
– Quando estiver na rua, procure abrigo imediatamente
– Não fique embaixo de árvores, estruturas metálicas ou similares
– Redobre a atenção no trânsito durante chuvas intensas. Mantenha os faróis do carro acesos e diminua a velocidade.
– Se o nível da água acumulada nas ruas atingir a altura correspondente à metade da roda do veículo, cuidado! Isso é um sinal de perigo. A água pode danificar o funcionamento do motor, deixando os ocupantes ilhados.
– Caso você fique preso no interior de um veículo e cercado por água em volume crescente, peça apoio do Corpo de Bombeiros (ligue 193). Não abra as portas, você pode ser arrastado pela correnteza. Mantenha os vidros abertos antes que eles sejam danificados por uma possível pane elétrica. Solte os cintos de segurança, retire as crianças das cadeirinhas e do bebê conforto.
– Desobstrua os ralos, valas e tubos de coletas de água
– Retire lixo e entulhos das ruas e quintal
– Providencie a poda dos galhos das árvores
– Dispense o lixo em locais adequados. Atenção especial para garrafas pet e sacolas plásticas

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Secom/Maranhão
Data da Notí£©a: 16/02/2019

Untitled