Hoje é 25 de maio, sábado, dia da Indústria, do Massagista e do Trabalhador Rural # O MAC está fora da Série D do Brasileirão. Foi eliminado pelo Atlético do Ceará em pleno Castelão pelo placar de 2x1. Foram quatro partidas e quatro derrotas do time maqueano # Amanhã casa cheia no Castelão para Sampaio e Ferroviário-CE valando a liderança do Grupo A da Série C.
jose oliveira osvaldo rocha cargas e cais humberto gomes
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

José Clementino
Elson Burity
 Bento Moreira Lima

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 Escoteiros em foco
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 Cais do JEEP
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Porto do Itaqui fará parte de livro inédito sobre Portos da América do Sul e Panamá
O livro será distribuído pelo Governo Federal através do Itamaraty para 181 países em todos os continentes


Em nova missão de registro histórico e inédito de portos e terminais marítimos, os jornalistas e fotógrafos Flávio Roberto Berger e Vanda Rodrigues Cerqueira retornam ao Maranhão para fotografar o Porto do Itaqui e as mudanças ocorridas desde 2016. A visita faz parte do roteiro de viagens dos profissionais, iniciado em 2017, para a composição do livro Portos da América do Sul e Panamá. O livro será distribuído pelo Itamaraty para 181 países.

“A intenção do livro é suprir a sociedade nacional e internacional com uma obra de contexto histórico e sociocultural para estreitar as relações entre o Brasil e os demais países da América do Sul e Panamá. Reuniremos fotos históricas e atuais de 85 portos e 54 instituições da Marinha do Brasil”, explica Flávio Berger.

Para realizar este projeto, Flávio e Vanda, acompanhados do desenhista e fotógrafo Daniel Rodrigues, viajaram mais de 20 mil km de motor home, contornando a América do Sul. O fotógrafo, que começou a fazer imagens aéreas em portos em 1986, conhece o Porto do Itaqui desde 2001. Os últimos registros da área portuária realizados por Flávio datam de 2016 e, de lá para cá, muita coisa mudou.

“Pelas fotos aéreas, reparei muito na vegetação, ela está melhor, está mais verde, antes havia muito barro, muitos terrenos e obras. Também tem o terminal novo, sendo construído, e os armazéns novos e em construção, além do novo berço. O Porto do Itaqui está em evolução”, detalha.

Modernização - Desde 2016, o Porto do Itaqui passou por importantes mudanças, de acordo com o plano de modernização da infraestrutura e ampliação da capacidade de movimentação de cargas. Um dos principais sinais dos avanços no Itaqui é o Berço 108, inaugurado em março de 2018, que poderá aumentar em até 4 milhões de toneladas/ano a movimentação de granéis líquidos (combustíveis). A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), vinculada ao Governo do Estado, segue com outras entregas. Em 2017 foi entregue o Pátio H, voltado para a movimentação de até 110 mil TEU (um TEU é equivalente a um contêiner de 20 pés) de cargas gerais e contêineres.

Estão em fase final as obras no Terminal do Cujupe, que terá nova estrutura para embarque multimodal de passageiros desse serviço que movimenta, a cada ano, quase 2 milhões de pessoas e cerca de 350 mil veículos.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assessoria Emap
Data da Notí£©a: 08/02/2019

Untitled