Hoje é segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 # Faltam 20 dias para a chegada do ano novo de 2019 # O River Plate é campeão da Taça Libertadores de 2018. Ganhou do Boca Juniors de virada, por 3x1, no Santiago Bernadeu, campo do Real Madrid, na Espanha.
osvaldo rocha cargas e cais orizon supplier jose oliveira
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Soamar-MA e Capitania realizam solenidade de entrega de Medalhas Amigos da Marinha
Em discurso, o Comadante do IV Distrito Naval destacou da importância das Soamares para a Marinha


Solenidade Amigos da Marinha Soamar-MA 2018
A Capitania dos Portos do Maranhão, representada pelo seu Capitão, CMG Márcio Ramalho Dutra e Mello, e sob a presidência do Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Comandante chefe do IV Distrito Naval, realizou, na noite do último dia 27/11, a cerimônia de entrega de Medalhas e Diplomas de Amigos da Marinha para diversas personalidades maranhenses. A honraria, criada desde agosto de 1966, tem por finalidade agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que tenham mostrado importante trabalho quanto à divulgação da mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.

Criada em 1972, em Santos, a Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) destina-se a congregar os agraciados e condecorados pela Marinha do Brasil. O primeiro presidente da sociedade foi Ney Garcia Soutelo. Atualmente, existem mais de 65 Sociedades dos Amigos da Marinha por todo o Brasil e uma em Portugal. A Soamar-Brasil foi fundada em 27 de julho de 1979 com a missão estatutária de congregar as Sociedades Amigos da Marinha e a Delegacia fundadas em todo o território nacional. Já em 13 de Novembro de 2015, foi fundada a primeira Sociedade de Amigos da Marinha no exterior do Brasil, em Portugal, tendo como seu presidente o Dr. Artur Victoria. A Soamar do Maranhão, uma das mais atuantes do país, já teve dois de seus membros dirigindo a Soamar Brasil. O primeiro deles foi Hercílio Luz Simões e, agora, mais recentemente, Orson Féres Moraes Rêgo.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música do Exército, O Comandante do IV Distrito Naval fez um contundente discurso, e lembrou dos feitos do Almirante de Esquadra Maximiano – o fundador das Soamar -, entre os quais o de ter sido nomeado ministro da Marinha, em 1979, e do seu empenho na parceria salutar que a Força mantém com as pessoas que escolhe como Amigos. O Vice-Almirante Edervaldo listou algum dos motivos pelos quais as Soamares existem, tais como:

*** Congregar personalidades brasileiras;

*** Congregar Oficiais da Marinha do Brasil da Ativa, da Reserva ou reformados;

*** Manter estreito relacionamento com o Comando da Marinha;

*** Proporcionar aos seus associados atualizações com as coisas do mar;

*** Promover, incentivar e apoiar realizações de festividades e datas comemorativas da Marinha;

*** Concorrer para o aperfeiçoamento cultural da juventude escolar;

*** Promover reuniões ou festividades de caráter social;

*** Manter intercâmbio cultural com as instituições nacionais e estrangeiras;

*** Motivar a população a redescobrir sua cultura e a vocação marítima por seus antepassados.

O Comandante do IV DN finalizou seu discurso parabenizando a Sociedade Amigos da Marinha do Maranhão, em nome do seu presidente Orson Ferés, pelo papel relevante que vem desempenhando em apoio a Instituição, “Queiram, pois, aceitar o reconhecimento sincero a todos que incansavelmente tem labutado pelo engrandecimento do Brasil e sua Força Naval. Aproveito ainda para congratular-me com os recém agraciados com a Medalha e o Diploma de Amigo da Marinha. Tudo pela Pátria! Viva a Marinha”, concluiu.
Em seguida, foi a vez do Presidente da Soamar Maranhão, Orson Feres usar a tribuna para agradecer a Marinha e em especial o Capitão dos Portos, Comandante Dutra e o Comandante do IV Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, pela maneira sempre efetiva que a Marinha tem se portado em relação a Soamar do Maranhão, e, também, a Soamar Brasil, quando ele esteve à frente da entidade nacional.

PERSONALIDADES AGRACIADAS COM MEDALHA E DIPLOMA DE AMIGOS DA MARINHA 2018

* RICARDO TADEU BUGARIN DUAILIBE, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
* NAIR PORTELA SILVA COUTINHO, Reitora da Universidade Federal do Maranhão.
* PAULO SÉRGIO VELTEN PEREIRA, Diretor da Escola Superior de Magistratura do Maranhão.
* Coronel JORGE ALLEN GUERRA LUONGO, Comandante Geral da Polícia Militar.
* Coronel MACO ANTONIO CARNEVALE COELHO, Vice-Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara.
* FABRÍCIO SANTOS DIAS, Procurador Chefe da Advocacia Gera da União do Maranhão.
* Tenente-Coronel ROGÉRIO ALTARUGIO, Subcomandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva.
* Major CARLOS ALEXANDRE DA SILVA NETO, Chefe do Grupamento de Apoio de Alcântara.
* Primeiro-Tenente ADALBERTO GOMES GONÇALVES, Regente da Banda do 24º Batalhão de Infantaria da Selva.
* Major WILLIAM BARCELOS TAVARES, Chefe da Coordenação de Operações Aéreo Terrestre do Centro de Lançamento de Alcântara.
* Segundo-Sargento JAMES FRANK DE ASSIS LOPES, Assistente do Comandante do 24º Batalhão de Infantaria da Selva.
* ANTONIO FERNANDES CAVALCANTE JUNIOR, Advogado.
* AUDÁLIO REBELO TORRES JÚNIOR, Professor Universitário.
* FELIPE SALMAN MAGIOLI, Advogado, Bombeiro Civil e Agente Marítimo.
* JOSÉ MÔNICA VIEIRA JUNIOR, Portuário e Gerente da Agência Marítima Smart Pilots.
* LUIS CARLOS COELHO DA SILVA, Contador e Agente Marítimo da N. Magioli.
* ORSON ANTONIO FÉRES MORAES RÊGO JUNIOR, Assessor Jurídico.
* SAULO MACAHDO GOMES, Diretor do Instituto Navigare.
* SEBASTIÃO SOUZA DA SILVA FILHO, Diretor presidente da Orizon Marítima.

Uma das homenageadas, a reitora da Universidade Federal do Maranhão, professora Nair Portela, recebeu a sua comenda das mãos do próprio VA Edervaldo, que dessa forma externou o seu reconhecimento pelos trabalhos realizados na área de ensino e de pesquisa. “A Marinha dá uma importância muito grande a toda a área de ensino, e qualquer assunto que diz respeito ao desenvolvimento social para o Brasil. A Marinha está apoiando, a exemplo do navio de pesquisa Ciências do Mar II, que a Universidade recebeu em agosto deste ano e que está atracado em uma área da Marinha.” Declarou.
Confira a seguir a Mensagem do Comandante da Marinha alusiva ao Dia do Amigo da Marinha, que na ocasião foi lida pela Vogal e Mestre de Cerimônia,  a Primeira-Tenente Camila Penha e Silva de Araújo:


Dia Nacional do Amigo da Marinha

BRASÍLIA, DF, Em 6 de novembro de 2018


Assunto: Mensagem do Comandante da Marinha alusiva ao Dia Nacional do Amigo da Marinha

Na data de 06 de novembro, a Marinha do Brasil presta uma justa homenagem àqueles voluntários que, de forma espontânea e sincera, nos auxiliam a cultivar e divulgar, para os distintos segmentos de nossa sociedade, os valores e ações da Instituição, fomentando a relevância da Força Naval, sua rica história de contribuição ao País, suas potencialidades e o comprometimento com o desenvolvimento nacional.

A Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR), que deu continuidade à Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM), foi fundada no ano de 1979, pelo Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. O insigne Chefe Naval tornou-se Patrono da SOAMAR e na data de seu nascimento celebramos o Dia Nacional do Amigo da Marinha.

As atividades desenvolvidas ao longo dos últimos 39 anos, sempre com entusiasmo e altruísmo, permitem que a Marinha do Brasil alcance uma visibilidade que possivelmente não teria sem a ajuda e empenho dos SOAMARINOS. Como marca representativa e inconteste de sua capilaridade, a SOAMAR conta com sessenta e quatro sedes regionais e uma internacional, em Portugal. A abrangência permite a ampliação do relacionamento entre a Marinha e as sociedades locais.

Ao longo do último ano, registramos a inauguração de regionais em Guaíra (PR), São Pedro da Aldeia (RJ) e Cruzeiro do Sul (AC), a reativação da SOAMAR Imperatriz (MA), além da realização de quatro encontros regionais, eventos que fortaleceram os laços de interação entre SOAMARINOS de diferentes partes do Brasil.

Em nome dos cerca de 80.000 militares e civis, homens e mulheres, que compõem nossa Instituição, apresento meus sinceros e profundos agradecimentos aos senhores e senhoras, marinheiros de coração que, no Brasil e no exterior, tão bem exaltam o nome da Marinha do Brasil.

Muitas felicidades.
BRAVO ZULU!


EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA
Almirante de Esquadra - Comandante da Marinha

CONFIRA A SEGUIR FOTOS DO EVENTO


  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 01/12/2018

Untitled