Hoje é segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 # Faltam 20 dias para a chegada do ano novo de 2019 # O River Plate é campeão da Taça Libertadores de 2018. Ganhou do Boca Juniors de virada, por 3x1, no Santiago Bernadeu, campo do Real Madrid, na Espanha.
jose oliveira cargas e cais propaganda1 osvaldo rocha
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Syngamar realiza em parceria com a Fenamar workshop sobre comércio marítimo mundial
Sistema Portal Único e suas principais mudanças no novo processo de exportação foi a base do encontro


Maurício Onias, da Fenamar, tirando dúvidas e atualizando conhecimentos
Realizado pela primeira vez no Maranhão, o WORKSHOP SYNGAMAR/FENAMAR se constituiu um marco na formação dos agentes marítimos para o grande número de novidades pelo qual o Brasil – por força da sua vinculação com a OMU – Organização Mundial das Aduanas – está passando e das quais não pode se omitir. Sob pena de não conseguir operar embarcações, atuar no comércio marítimo mundial e muito menos dar segmentos a cargas com as quais precisem operar em seus portos de origem.

Em dois dias de seminário, no salão principal do Hotel Brisa Mar, o professor Maurício Onias falou para uma plateia repleta de gente do ramo sobre as nuances e as complexidades do Sistema Portal Único e suas principais mudanças no novo processo de Exportação (DUE) e dos novos processos de importação (DUIMP), com ênfase nos principais efeitos juntos aos Agentes Marítimos e aos Operadores Logísticos. Maurício Onias, que é Diretor da Federação Nacional dos Agentes Marítimos, falou da importância de um evento desse porte, pois permite se fazer um network entre todas as partes envolvidas. Outro ponto importante é a necessidade de uma atualização permanente, considerando que o Sistemas de Comércio vai entrar em uma nova era.

Consequência natural da evolução virtual de todo o sistema. Era das unificações dos órgãos anuentes, da unificação com portabilidade e tudo mais. Então, momentos como esse aqui são de extrema necessidade para o setor, sobretudo para o complexo portuário maranhense que tem uma atividade portuária e aduaneira das mais intensas durante o ano todo. “Eu só lamento que grande maioria da comunidade portuária não se deu conta dessa importância. Poderíamos ter tido aqui cinco vezes mais pessoas, o que ampliaria em muito o que fora mostrado, divulgando conhecimentos e tirado dúvidas”, disse o professor instrutor.

Ainda de acordo com Maurício Onias, o Brasil se encontra numa posição bem elevada em relação a estas atualizações, considerando que o Comércio Exterior está sendo dominado pela inteligência artificial, era da tecnologia, das interfaces e o nosso país é signatário de todas essas atualizações e tem se tornado cada vez mais preparado pois vem implantando de forma cientifica todas essas mudanças. “Assim que todas essas atualizações forem implantadas, sobretudo uma das propostas que é o pagamento centralizado para todas as tarifas, o ganho operacional de cada operação deverá ser reduzido em quase 50%, e o Brasil está no caminho certo. Disputando em condições iguais com os demais países nesse importante e competitivo item de mercado chamado comércio exterior”, completou Maurício Onias, que além de diretor da Federação das agências Marítimas – FENAMAR, é, também,  Gerente de Documentação da ALFAMAR.

No final do encontro, o Presidente do Sindicato das Agências de Navegação, Jorge Afonso Guagliani se fez presente, agradeceu a presença de todos, em especial do Palestrante e da professora convidada, Bianca Amorim dos Santos, que pertence ao quadro de instrutores da FEMAR. Entre as empresas filiadas e convidadas se fizeram presentes a Lachamann, Orizon Marítima, Amart, Harms, ISS, GEM Shipping, Pedreiras, GAC, Alphamar, Even Keeel, Orion Rodos, Wilhelmsen, Emap, Vale, Alumar, Receita Federal, Tegram, Granel Química, Portosma, Capitania dos Portos, Ogmo e Syngamar.

Confira as fotos do evento:



  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  


Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação/Syngamar
Data da Notí£©a: 09/11/2018

Untitled