Hoje é segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 # Faltam 20 dias para a chegada do ano novo de 2019 # O River Plate é campeão da Taça Libertadores de 2018. Ganhou do Boca Juniors de virada, por 3x1, no Santiago Bernadeu, campo do Real Madrid, na Espanha.
jose oliveira osvaldo rocha internacional maritima cargas e cais
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Syngamar e Capitania comemoram o dia da Secretária e o dia Marítimo Mundial
Mensagem do Vice-Almirante Roberto Gondin Carneiro, diretor da DPC, destacou o aniversário de 70 anos da IMO


Um bolo especial para colaboradoras mais especiais ainda
Na última sexta-feira, 28 de setembro, o Sindicato das Agencias de Navegação – SYNGMAR, e a Capitania dos Portos do Maranhão repetiram a parceria vitoriosa do ano passado e comemoraram juntos o Dia da Secretária e o Dia Marítimo Mundial.  Na solenidade deste ano, a mensagem do Comandante da DPC – Diretoria de Portos e Costas, foi lida pelo vice-presidente do Syngamar, Noel Magioli, enquanto o presidente Jorge Afonso, falou para as secretárias e para os militares presentes.

“Chegamos ao dia de homenagens àquelas que fazem da vida das empresas do Complexo Portuário da Bahia de São Marcos, e aos marítimos pela passagem do seu Dia Marítimo Mundial. Sucesso absoluto e muitas pessoas para agradecer. Principalmente a Deus por ter permitido chegarmos até aqui com resultados maiores que os esperados. Agradecer também de coração aos colaboradores do Syngamar que desde o início trabalhamos para este fim. Um agradecimento especial à Capitania dos Portos do Maranhão na pessoa do Capitão de Mar e Guerra Dutra, que desde o princípio nos auxilia disponibilizando este espaço para promovermos este evento. Obrigado a APEM, SAAM SMIT, SMART PILOTS. MARAHÃO MARÍTIMA, AM CARVALHO, COPI, INTERNACIONAL MARÍTIMA, EMAP, ORIZON MARÍTIMA E VALE, que fizeram com quem conseguíssemos este sucesso com o apoio dos parceiros de sempre.

Fica então nosso muito obrigado a todas as a empresas acima citadas e também a CPMA, que fizeram com que este evento desse certo sendo resumido em uma única frase: A FELICIDADE É ISSO. PEQUENOS MOMENTOS, PEQUENOS GESTOS, A CERTEZA DA PARCERIA, DO COMPANHEIRISMO, DO CARINHO E DO AFETO. DE FAZER TODASA AS COISAS BEM SIMPLES PORÉM REPLETAS DE AMOR.”, afirmou Jorge Afonso.

Falando a sua corporação, o Comandante Dutra enalteceu o espírito cívico da Corporação e lembrou da importância dessas datas para o engrandecimento da Marinha e do espírito marinheiro de cada um dos militares que vestem e honram a farda da Marinha e do Brasil.

DIA MARÍTI,O MUNDIAL - A Organização Marítima Internacional (IMO) é um agência especializada da ONU responsável pelo estabelecimento de padrões internacionais visando à proteção e segurança do transporte marítimo e à prevenção da poluição do meio ambiente marinho por navios; Em todo o mundo, tradicionalmente, comemora na última semana de setembro o Dia Marítimo Mundial.

Adotada em 6 de março de 1948, a convenção internacional que instituiu a IMO somente entrou em vigor em 1958, tendo a nova organização se reunido pela primeira vez no ano seguinte. Hoje, congregando 173 estados membros, 65 outras organizações intergovernamentais com as quais mantém acordos de cooperação em assuntos de interesse comum e 77 organizações não governamentais com status consultivo, a IMO é, inegavelmente, a maior fonte de regulamentação do transporte marítimo internacional, abrangendo, dentre outros aspectos: projeto, construção, aparelhamento, tripulação, operação e reciclagem de navios; requisitos mínimos para capacitação de tripulantes; considerações sobre o embarque de cargas e de produtos perigosos, a fim de garantir que esse setor vital, responsável por mais de 80% do comércio global em volume e mais de 70% em valor, se mantenha seguro, protegido, ambientalmente adequado e eficiente do ponto de vista energético.

O Brasil é membro da IMO desde 1963 e, desde 1967, integra o Conselho, para o qual tem sido sucessivamente reeleito na categoria “B”, que reúne dez dos estados membros com maior interesse no comércio marítimo internacional. Neste ano o dia escolhido foi 27 de setembro, data que vem envolvida em um cunho especial, visto estar comemorando 40 anos de sua criação e a IMO estar completando dois importantes aniversários: os 70 anos deste a adoção de sua convenção e os 60 anos da sua entrada em vigor.

Em sua mensagem alusiva a data, o Vice-Almirante e diretor da DPC Gondin Carneiro da Cunha, destacou que a movimentação portuária da navegação interior correspondeu a 18 bilhões de toneladas, representando um aumento de 18,4% no comparativo do segundo semestra de 21017/2018. O histórico da evolução da movimentação de cargas nas instalações portuárias brasileiras , (37 portos públicos e 175 terminais de uso privado) marca uma taxa de crescimento composta de 0,7% no período do segundo trimestre de 2016 ao segundo trimestre de 2018.Esse crescimento reflete a resposta positiva eu o setor continua apresentando ao longo do tempo, apesar das oscilações, demonstrado que está apto a atender as demandas do mercado brasileiro, seja nos movimentos internos (cabotagem e vias interiores) ou mesmo nas exportações e importações.

Quanto ao perfil da carga, o diretor da DPC lembra que no segundo trimestre deste ano foram movimentadas nos portos organizados a terminais privados 179 milhões de toneladas brutas de granéis sólidos, um aumento de 0,3% quando comparada ao mesmo período do ano anterior. Referente ao granel liquido, no período de janeiro a julho deste ano, houve um aumento de 0,56%.

A seguir houve o sorteio de algumas lembranças às secretarias presentes e servido um jantar a todos os presentes. Veja as fotos:




  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 30/09/2018

Untitled