Hoje é terça-feira, 13 de novembro de 2018, dia mundial da gentileza # Agora é oficial. O Sampaio ganhou ontem do São Bento, no Castelão, de 2x1, mas mesmo assim, está rebaixado para a Série C do Brasileirão do ano que vem # É a segunda vez que o time maranhense participa da série B do campeonato brasileiro e nas 38 rodadas não ocupa outras posições, senão as quatro últimas # Hoje tem grande prêmio do Brasil de fórmula um. Largada será as 14h30, horário de Brasília.
cargas e cais granel quimica jose oliveira propaganda1
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 406 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











OGM participa de acordo histórico rumo à modernização do Complexo Portuário do Itaqui
A implantação do regime do turno de trabalho de seis horas é considerado um marco pela categoria portuária


Assinatura de acordo é um avanço nas relações entre as partes
O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) assinou, na primeira quinzena de agosto), com o Sindicato dos Estivadores acordo coletivo histórico para as relações de trabalho entre as duas categorias no Porto do Itaqui.

O ato foi celebrado no prédio da Justiça do Trabalho e marca, após seis anos de impasse, um novo momento porque apresenta um cenário equilibrado com segurança jurídica tanto para o trabalhador, quanto para classe empresarial. Como parte do acordo, também foram homologados, na Justiça do Trabalho, 136 processos individuais pelo Órgão de Gestão da Mão de Obra Avulsa – OGMO tendo negociador o Assessor Jurídico da Instituição, Ataíde Mendes.
                                                
O presidente do Sindicato dos Estivadores, Joubert Mendes, explica que a convenção é “um marco entre as partes, porque além da valorização dos trabalhadores, representa direitos como por exemplo a implantação do regime do turno de trabalho de seis horas, considerado como um grande passivo para a categoria no Porto do Itaqui”. Ele destacou, ainda, maior estabilidade, qualidade e segurança no trabalho a partir do novo acordo trabalhista, conquistas como insalubridade e recomposição dos índices inflacionários, de 14,85%, retroativo ao ano de 2012 período em que foram suspensas as negociações.
De acordo com o presidente do Sindomar, Antônio Jansen Pereira, "a segurança jurídica e questões relativas à especificidade do trabalho portuário no Itaqui resolvem um problema que há muito necessitava de uma solução”. Conforme explicou, a implantação do turno de 6 horas quebrou um paradigma, tornando o Porto do Itaqui mais atrativo e competitivo comercialmente. Ele destaca e comemora a nova relação com a categoria dos trabalhadores. ” Esperamos construir uma nova relação de trabalho pautada, sobretudo, na segurança jurídica e harmônica. A maior conquista, sem dúvida, é esse um novo tempo de relação pacífica e comprometida”, afirmou.

A Diretora Executiva do OGMO - Itaqui Ana Barbosa considera que foi um grande esforço em conjunto e que a negociação entre as partes também cessa um passivo para a Instituição, estabilizando as relações capital - trabalho e abrindo oportunidades para a construção de um novo modelo de gestão do OGMO – Itaqui a partir de ganho de segurança jurídica, melhoria na profissionalização e competitividade na prestação de serviços.

Para a juíza e coordenadora do CeJusc, dra. Ana Cristina Luna, a justiça colocou seus esforços no sentido de conciliar no lugar de enfrentar, " os acordos têm um significado fundamental que é o de prevalecer o bom senso e evitar a judicialização de impasses".  A convenção coletiva de trabalho entre o SINDOMAR e Sindicato do Estivadores tem prazo de dois anos e entra em 18 de agosto de 2018 até 17 de agosto 2020.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: AMG Comunicação
Data da Notí£©a: 27/08/2018

Untitled