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VLI inicia convênio com instituto referência em engenharia para otimizar estruturas e ferrovias
Parceria com a COPPETEC/UFRJ, a empresa vai fomentar estudos ferroviários e qualificar equipe


Ferrovias da VLI serão modernizadas
A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, é a mais nova parceira da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPETEC/UFRJ). A entidade é referência em pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico no país. O convênio vai proporcionar o incremento de pesquisas nos corredores logísticos da empresa com suporte da COPPETEC e capacitação de profissionais da ferrovia.

Nos próximos 16 meses a VLI e a entidade terão um canal direto para a troca de conhecimento. A empresa financia os estudos e oferta trechos das Ferrovia Centro-Atlântica e tramo norte da Ferrovia Norte-Sul como campo de pesquisa. A entidade oferece know-how e a possibilidade de capacitação por meio de pós-graduações. “Trata-se de uma oportunidade diferenciada para fomentar a pesquisa no setor ferroviário. Junto do meio acadêmico temos condições de encontrar soluções, conectar teoria e prática em busca de inovação e das melhores práticas de operação e manutenção”, destaca Fábio Savoia, gerente de Engenharia.

Um estudo de profissionais da empresa utilizando técnicas desenvolvidas em pesquisas já foi posto em prática no corredor Centro-Norte e tornou a execução de dois projetos mais rápida e ainda reduziu custos. Na pavimentação de aproximadamente 20 quilômetros de ferrovia, em São Luís (MA), a pesquisa permitiu uma economia de cerca de 27% na aquisição de componentes de superestrutura e redução de aproximadamente 30% em serviços de infraestrutura. “Com o convênio vamos replicar a pesquisa nos demais corredores da VLI. Formaremos um banco de dados com parâmetros próprios e isso vai contribuir para aumentarmos a confiabilidade e reduzirmos custos operacionais e de projetos”, aponta Savoia.

Outra estratégia que será subsidiada com a parceria é a troca da matriz de dormentes de madeira por dormentes de concreto. Tal prática, já iniciada, vai elevar os níveis de segurança e performance operacional da ferrovia.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: AMG Comunicação
Data da Notí£©a: 21/07/2018

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