Hoje é sábado, 18 de agosto de 2018, dia da Revolução Cultural; dia do Estagiário; dia Mundial da Libertação Humana # Hoje tem Sampaio Corrêa x Guarani de Campinas, no Castelão, com o time maranhense buscando a vitória para sair da zona do rebaixamento.
cargas e cais humberto gomes jose oliveira granel quimica
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











VLI inicia convênio com instituto referência em engenharia para otimizar estruturas e ferrovias
Parceria com a COPPETEC/UFRJ, a empresa vai fomentar estudos ferroviários e qualificar equipe


Ferrovias da VLI serão modernizadas
A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, é a mais nova parceira da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPETEC/UFRJ). A entidade é referência em pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico no país. O convênio vai proporcionar o incremento de pesquisas nos corredores logísticos da empresa com suporte da COPPETEC e capacitação de profissionais da ferrovia.

Nos próximos 16 meses a VLI e a entidade terão um canal direto para a troca de conhecimento. A empresa financia os estudos e oferta trechos das Ferrovia Centro-Atlântica e tramo norte da Ferrovia Norte-Sul como campo de pesquisa. A entidade oferece know-how e a possibilidade de capacitação por meio de pós-graduações. “Trata-se de uma oportunidade diferenciada para fomentar a pesquisa no setor ferroviário. Junto do meio acadêmico temos condições de encontrar soluções, conectar teoria e prática em busca de inovação e das melhores práticas de operação e manutenção”, destaca Fábio Savoia, gerente de Engenharia.

Um estudo de profissionais da empresa utilizando técnicas desenvolvidas em pesquisas já foi posto em prática no corredor Centro-Norte e tornou a execução de dois projetos mais rápida e ainda reduziu custos. Na pavimentação de aproximadamente 20 quilômetros de ferrovia, em São Luís (MA), a pesquisa permitiu uma economia de cerca de 27% na aquisição de componentes de superestrutura e redução de aproximadamente 30% em serviços de infraestrutura. “Com o convênio vamos replicar a pesquisa nos demais corredores da VLI. Formaremos um banco de dados com parâmetros próprios e isso vai contribuir para aumentarmos a confiabilidade e reduzirmos custos operacionais e de projetos”, aponta Savoia.

Outra estratégia que será subsidiada com a parceria é a troca da matriz de dormentes de madeira por dormentes de concreto. Tal prática, já iniciada, vai elevar os níveis de segurança e performance operacional da ferrovia.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: AMG Comunicação
Data da Notí£©a: 21/07/2018

Untitled