Hoje é quarta-feira, 18 de julho de 2018, dia nacional do trovador # Mais uma vez o Sampaio Corrêa não fez o dever de casa e ficou no empate sem gols com o Juventude. Agora vai enfrentar o Goiás para tentar sair da zona do rebaixamento.
humberto gomes orizon supplier granel quimica cargas e cais
HOME
Entrevista
 Ogmo/itaqui
Syngamar
Telex/Aniversários
 Agencias Marítimas
Soamar MA
Fotos & Imagens
Empresas
Dicas/Serviços
Capitania dos Portos do Maranhão
The best of web
Fale conosco


Vale
 Alumar
Itaqui
 Cargas
 Todos os portos
 Cartas Náuticas

Osvaldo Rocha
José Oliveira
 Herbert Santos
Telex/Aniversários
 Humor
Ponto de Vista

Noticias
 Legislação

Aniversário Alumar
 Carta Pero Vaz
 Dia do Portuário
 BP Changri-lá
 Nosso Papai Noel
 São Luis 405 anos
 Copa 2014
 C. Confederações
 O Trem da Vale
Museu da Soamar

Pratimar
Petrobras
Portal Exportador
Banco Central
Receita Federal
Marinha do Brasil
Capitania Maranhão
Conapra
Policia Federal
Obra Prima CE











Smart Pilots promove ação social e inaugura o Pelotão Mirim Vó Ione
Iniciativa do prático Nilo Carvalho atende 108 crianças com noções básicas de educação e cidadania


O Prático Nilo, no momento da inauguração da escolinha
Mais uma infantaria na vida do prático Nilo Monteiro de Carvalho. Desta vez, um batalhão de crianças entre 3 e 6 anos de idade que ele resolveu “aquartelar” no Pelotão Mirim da Vó Ione, uma escola de brincadeiras fincada no centro do Bairro da Divinéia com o objetivo macro de ajudar dezenas de mães na missão nobre de complementar a educação básica dessas crianças na sua maioria carentes de quase tudo. O Pelotão Mirim da Vó Ione, bancada integralmente por Nilo e pela sua empresa a Smart Pilots, não é uma creche, não é uma escola, porém, na pratica, funciona como se fosse às duas coisas. Trata-se de um espaço extremamente aconchegante com três salas lúdicas, totalmente equipadas, banheiros, área de banho, sala da diretoria e recepção, onde as crianças receberão, antes mesmo do início das atividades em sala, as primeiras noções cívicas de uma educação sólida de caráter e de cidadania.

Nilo Monteiro de Carvalho, que vem de uma experiência anterior de manter e bancar uma creche por seis anos, explica que este projeto é a continuidade de um sonho baseado numa lição de equação simples e que tem dado certo em toda sua vida. “A melhor maneira de somar é saber dividir aquilo que se tem”, diz. Na inauguração do “Pelotão Mirim Vó Ione”, ele falou da importância social do local, agradeceu aos parceiros que o ajudaram na concretização do espaço, como Marcelo, da Potiguar, que ajudou com boa parte do material de construção de acabamentos, e outros cuja “voluntariedade”, encontrou guarida na idéia de grande alcance social que é reunir, com orientação básica/pedagógica mínima que seja, na formação de crianças que, em tese, não teriam oportunidades iguais considerando a situação de pobreza que caracteriza os bairros da Divinéia e Sol e Mar. Também agradeceu as presenças do Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Márcio Ramalho Dutra, do Presidente do Syngamar, Jorge Afonso e Orson Feres, presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Estado do Maranhão.

“Este espaço é das crianças e são elas que me motivam a investir parte do que tenho em suas bases educacionais. Aqui aprenderão os hinos do Brasil, do Maranhão, receberão – tudo de graça - fardamentos, terão lances, almoço e jantar e serão desafiados a cumprir responsabilidades, tais como manter as dependências do espaço limpo e, após as refeições, cada um lavará a sua própria louça”, diz Nilo. O “lavar a sua própria louça” é simbólico, e servirá para fincar no conceito de cada criança, a verdade real de vida que tudo tem um retorno. Nada se recebe de graça. “A criança que aprende suas responsabilidades básicas aqui, vai repercutir tais atitudes em sua própria casa”, explica Jéssyica Costa, uma das formadoras da equipe de orientadoras.

O Pelotão Vó Ione tem em sua equipe de orientadoras Tagora Salazar, Pricilla Araújo, Ran Kessy, Andressa Furtado e Jéssika Costa. São três espaços de aula/lazer. Sala 01: 18 alunos manhã e 18 alunos tarde, na faixa específica de 03 anos. Sala 02: 18 alunos manhã e 18 alunos tarde, na faixa específica de 04 anos. Sala 03: 18 alunos manhã e 18 alunos tarde, na faixa específica de 5 e 6 anos. No total, são 108 crianças e oito funcionarias, incluindo orientadoras, cozinheiras e segurança. As aulas começaram na segunda-feira, dia 07/05, sempre em dois turnos, de segunda a sexta.

CONFIRA FOTOS DA INAUGURAÇÃO


  

  

  

  

  

  

  

  

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 08/05/2018

Untitled